SCHWING-Stetter potencializa ações pós-venda

02/06/2014 - SCHWING-Stetter potencializa ações pós-venda
 
Além de outras novidades, a empresa lançará na M&T Peças e Serviços a Oficina Móvel, um veículo de apoio para levar soluções aos canteiros de obras, com ferramentas de manutenção e unidade para acionamento de bombas em casos de emergência
 
Para o mercado de equipamentos, 2014 é o ano do pós-venda. Seja em razão dos acontecimentos que desencadeiam atrasos na realização de obras, como os jogos da Copa e período eleitoral, as vendas passam por momentos de acomodação, o que por outro lado aumenta a procura por peças, manutenções e treinamentos para os equipamentos em uso.
A SCHWING-Stetter Brasil está pronta para atender à demanda e lançará uma novidade na M&T Peças e Serviços – 2ª Feira e Congresso de Tecnologia e Gestão de Equipamentos para Construção e Mineração, a ser realizada de 3 a 6 de junho de 2014, em São Paulo. Trata-se da Oficina Móvel, um veículo de apoio focado na manutenção de bombas de concreto, equipado com itens específicos para manutenção hidráulica, mecânica, elétrica e eletrônica. Entre as ferramentas e dispositivos, estão flow-meter, multímetro digital, lavadora de alta pressão, unidade de filtragem para óleo, máquina de solda, e unidade de apoio para acionamento de bombas em caso de emergência.
“Esse apoio é importante, principalmente em casos de pane no motor do caminhão que impossibilite o fechamento dos braços da lança para retirada da bomba do local”, informa o gerente de pós-vendas da SCHWING-Stetter Brasil, engenheiro Celso Pinheiro. “Nessa situação, a unidade vai possibilitar o fechamento dos braços, da patola, deixando o equipamento em condições de ser retirado do canteiro”.
Celso acrescenta que esse veículo realiza desde pequenos trabalhos de manutenção preventiva, até manutenções corretivas e prestação de socorros em obra. Além disso, será equipado com computador para diagnóstico de problemas checados por meio do comando elétrico do equipamento. “Dessa forma, o técnico identifica as falhas de maneira rápida e pode corrigi-las com precisão, mantendo a bomba sempre disponível para o trabalho. Esse sistema de detecção de falhas é desenvolvido pela própria SCHWING para todas as bombas com lança equipadas com sistema VECTOR”, explica Celso.
 
Pós venda com ágil suprimento de peças
A SCHWING tem uma estrutura para fornecimento de peças na cidade de São Paulo (SP), além de uma filial em Porto Velho (RO), e uma filial em Vitória do Xingu (PA) para atender a demanda da obra de Belo Monte, que conta com dois centros de distribuição – um no sítio Pimental e outra no sítio Belo Monte. Tudo para garantir ao cliente a disponibilidade imediata de peças de desgaste, e acessórios para bombeamento e distribuição de concreto.
Equipado com ampla base operacional de veículos, o departamento pós-venda conta com 34 pessoas no trabalho direto com o cliente, além de todo o apoio de engenharia e controle de qualidade, sendo 17 técnicos especializados nas áreas de mecânica, elétrica, hidráulica e eletrônica.
As peças seguem rígido controle de qualidade, da produção à estocagem, até chegarem o cliente final. A SCHWING tem uma fábrica na Alemanha especialmente para produzir componentes hidráulicos para as fábricas de todo o mundo, e os itens nacionalizados no Brasil seguem criteriosas especificações e exigências, oferecendo ao usuário o que há de melhor no mundo em termos de equipamentos para concreto.
“Alguns clientes ainda se baseiam no preço quando vão adquirir uma peça, e acabam comprando um item não original, barato, no mercado paralelo. Quem faz um estudo de durabilidade desses itens de procedência questionável, sabe que é ilusório o benefício da peça não original, por ter maior desgaste, e chega à conclusão de que não compensa”, explica Celso.
Para ele, as peças do mercado paralelo resistem à metade do tempo das originais. “Inclusive, há clientes que após fazerem esse estudo voltam a adquirir peças originais com a SCHWING-Stetter, por reconhecerem os benefícios na durabilidade e no bolso”, conta.
 
Os riscos do mercado paralelo
Outro fator crucial no uso de peças de procedência questionável é a falta de segurança. Os acoplamentos da tubulação da lança são bons exemplos do quanto os equipamentos ficam mais expostos a acidentes. Quando adquiridos no mercado paralelo, esses acoplamentos acabam quebrando durante a utilização, podendo despencar de uma altura de 30 metros e atingir os trabalhadores na operação de descarga de concreto.
Os tubos de transporte feitos com costura também são perigosos. “Não é recomendado pela SCHWING devido ao alto risco de rompimento do tubo na área afetada pela soldagem ‘costura’, que quando ocorre o concreto pode ser lançado a vários metros, atingindo pessoas, automóveis, casas etc”, diz Celso.
As peças do mercado paralelo chegam a ser de 20% a 25% mais baratas que as originais e devido ao baixo custo muitos clientes adquirem. Mas na M&T Peças e Serviços a SCHWING-Stetter terá uma área no estande para expor aos visitantes as peças não originais, com desgastes sem formato natural, porém mais rápido e abrupto.
 
Treinamentos dão segurança e maior produtividade
A SCHWING é a única fabricante de equipamentos nessa área a fornecer treinamento para toda a cadeia produtiva de bombeamento de concreto, incluindo os mecânicos, operadores de bombas de concreto, betoneiras, eletricistas e operadores de centrais de concreto.
Os cursos são regulares, com calendário anual para o cliente escolher as melhores datas. Além da grade regular, a empresa oferece o treinamento no local do canteiro de obras ou conforme as necessidades do cliente. “Em 2013, treinamos cerca de 800 pessoas, tanto na fábrica como no canteiro”, informa o gerente de pós-venda.
As pessoas treinadas, além do certificado de conclusão do treinamento recebem uma carteira de habilitação oficial SCHWING-Stetter referente ao curso ministrado, fazendo a diferença nas operações dos equipamentos, agregando benefícios como menor custo operacional, preservação do equipamento através das manutenções diárias, operação segura e de alta performance. “Além disso, há uma alta rotatividade de pessoas nas empresas prestadoras de serviços de concretagem, com pessoas provenientes de outras áreas de obras”, finaliza Celso.
 
Timepress Comunicação Empresarial

Banner
Banner
Banner

Site Login