Holcim Brasil obtém licenciamento para expansão da unidade em Barroso

24/04/2012 - Holcim Brasil obtém licenciamento para expansão da unidade em Barroso

Investimentos triplicarão a capacidade de produção da unidade mineira. Cerca de 2000 postos de trabalho serão gerados durantes as obras
 
 A Holcim Brasil, quinta maior fabricante de cimentos no País, anuncia que obteve na tarde de ontem a aprovação do COPAM - Conselho Estadual de Política Ambiental de Minas Gerais - para o licenciamento ambiental do projeto de expansão da sua fábrica, localizada na cidade de Barroso, em Minas Gerais.
Cerca de US$ 800 milhões (R$ 1,45 bilhão) serão investidos na unidade para ampliar sua capacidade de produção de 1,2 milhões de toneladas de cimento por ano para 3,6 milhões de toneladas/ano. O objetivo da empresa é com a nova capacidade atender a forte demanda por cimento no mercado brasileiro, que deve manter um ritmo de crescimento pelos próximos 4 anos.
Na unidade de Barroso são produzidos, especificamente, os cimentos CPll-E-32, CPlll-32-RS e CPlll-40-RS, que abastecem o mercado varejista e concreteiras de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O projeto de expansão da fábrica prevê a compra e instalação de modernos equipamentos.  Entre os destaques está a construção de um novo forno de clínquer (mistura básica aquecida de calcário e argila que dá origem ao cimento) que aumentará a capacidade de atuais 2 mil toneladas/dia para 6,5 mil toneladas/dia.
Com a obtenção do licenciamento ambiental, as obras para a expansão da fábrica terão início no próximo mês, trazendo desenvolvimento socioeconômico para a região de Campos das Vertentes. A construtora Mendes Junior foi a escolhida para executar o projeto, tendo como diretriz da Holcim dar preferência para a contratação de mão de obra local. A previsão é que, durante as obras, serão gerados cerca de 2 mil empregos, além de movimentar recursos e oportunidades para o comércio, e a indústria na região.
A expectativa para conclusão das obras e início da operação da fábrica é de fim de 2014, início de 2015.

Banner
Banner
Banner

Site Login