Grupo Cowan opta por outsourcing de TI com a Ativas

07/05/2014 - Grupo Cowan opta por outsourcing de TI com a Ativas
 
Políticas de recuperação de desastres e backup adequadas, racionalização do consumo de hardware, respostas rápidas e redução de custos são alguns benefícios alcançados com a terceirização do ambiente de TI
 
Ter uma boa reputação e visibilidade no mercado, fatores essenciais para o sucesso de uma empresa, não é uma tarefa fácil. Além da qualidade na gestão e na administração, a eficiência dos processos é fundamental para o andamento dos negócios e, neste caso, a tecnologia pode ser considerada uma grande aliada.
Apesar de consolidado no mercado em que atua o Grupo Cowan - especializado em construção pesada, exploração de petróleo e gás e concessão de serviços públicos, não só entende a necessidade de aperfeiçoamento como também busca por processos seguros, eficientes e modernos.  O crescimento expressivo da empresa nos últimos anos também exige tecnologias que proporcionem maior escalabilidade,  mobilidade e a continuidade dos negócios, requisitos fundamentais para, por exemplo, a conquista recente de blocos exploratórios em sociedade com uma multinacional brasileira da área de óleo e gás.
Considerando a tecnologia e as características citadas acima logo se pensa em Cloud Computing. Seguindo a tendência do mercado, o Grupo investiu na virtualização terceirizada, reestruturando a área de TI, renovando seu data center e ainda reduzindo o investimento em infraestrutura. A partir da busca por um fornecedor de outsourcing de infraestrutura firmou-se a parceria com a Ativas.
"No ano de 2012, diante dos desafios apresentados pela diretoria do Grupo Cowan, precisamos tomar uma decisão: investir no nosso ambiente interno ou seguir uma tendência de mercado e terceirizar nossa infraestrutura de TI? Depois de analisar bem nossas opções decidimos pela terceirização. Nosso ambiente de TI na Ativas foi desenhado para as necessidades do Grupo Cowan e pode ser alterado rapidamente, sem a necessidade de investimentos constantes. Além disso, a qualidade do gerenciamento, os certificados do data center como Tier III e ISO 20.000, e a solidez do grupo empresarial que controla a Ativas foram pontos decisivos para a nossa escolha", afirmou Kenner Pereira de Oliveira, gerente administrativo de tecnologia da informação.
Com o projeto, a infraestrutura, os processos operacionais e as aplicações ficaram sob a responsabilidade da Ativas, que implementou soluções de gestão e monitoração  de rede de Telecom e de ambiente, hosting e colocation, virtualização e ainda uma solução de email.
Entre os benefícios alcançados, após pouco mais de um ano de contrato, a Cowan pode contar com o cumprimento dos SLAs conforme as necessidades, contingência, backup robusto, racionalização do consumo de hardware, automação do gerenciamento, respostas rápidas e, consequentemente, com a redução despesas.
"Queríamos a tranquilidade de ter uma empresa especializada cuidando da nossa TI. A Ativas tem uma infraestrutura arrojada, um time competente de especialistas em TI e certificados que nos passam credibilidade e confiança. A negociação coube no nosso orçamento e hoje temos a garantia de que nosso ambiente de TI está nas mãos de uma excelente equipe de profissionais, com uma política de backup adequada e suporte 24x7, garantindo assim a continuidade das nossas operações", conclui Oliveira.
 
Sobre a Cowan - Fundada em 1958, a Construtora Cowan se destaca no cenário da construção pesada pela execução competente de inúmeros projetos: implantação de rodovias e ferrovias, obras de saneamento, implantação de gasodutos, construção de metrô, barragens, usinas hidrelétricas, aeroportos, corredores de ônibus e instalações industriais. Com experiência na gestão e execução dessas obras, bem como, na percepção das tendências do mercado, na década de 1990, a Construtora passa a atuar ativamente nas privatizações e concessões de serviços públicos. A partir do ano de 2000, novas áreas de atua&ccedi l;ão são agregadas: Óleo e Gás, Mineração e Desenvolvimento Imobiliário. Assim, nasceu o Grupo Cowan.
 
Sobre a Ativas - A ATIVAS, empresa de Tecnologia da Informação (TI) pertencente aos grupos Asamar e Cemig, busca alinhar a tecnologia aos negócios de seus clientes. Amparada por pessoas, processos e tecnologia de ponta, a empresa oferece uma plataforma completa de infraestrutura e serviços de gestão de TI. Com atuação nacional, a Ativas trabalha com um vasto portfólio e oferece soluções inovadoras em cloud computing e no modelo Software as a Service (SaaS), que permitem ao cliente ampliar rapidamente o contrato de acordo com sua demanda. O data center da Ativas, localizado em BH, possui certificações internacionais - como Tier III da Uptime Institute e TÜV Rheinland - e uma das mais modernas infraestruturas em seguran& ccedil;a e contingência.
 
RMA Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login