O próximo passo do BIM

05/05/2014 - O próximo passo do BIM

Por Luis Augusto Contier*

O setor de arquitetura e construção mundial já entendeu que a adoção do BIM (Building Information Modeling) é um caminho sem volta. Cada dia conquistando mais adeptos, essa metodologia prova que estamos em meio a uma quebra de paradigma.
Os profissionais desses setores entenderam que este avanço tecnológico permite competitividade, uma vez que é possível mensurar com muito mais precisão detalhes que impactam a execução de um projeto.
É parte da qualidade de nosso trabalho entregar projetos 100% em BIM. Utilizar o processo é a consequência natural de estar sempre atento às oportunidades que o setor pode explorar. Enxergo, neste momento, duas tendências que devem transformar o modo como empresas de arquitetura e construção fazem negócios na próxima década (ou até antes).
A primeira refere-se à gestão do projeto em si. Na medida em que a acuracidade de custos e tempo fica mais precisa, a empresa tende a trabalhar com uma margem de segurança cada vez maior ao precificar um projeto. Imagine o quanto o investimento de uma construtora pode ser impactado quando não há retrabalho.
A segunda tendência é enxergar uma nova oportunidade de negócios, já queo BIM possibilita o gerenciamento de todo o ciclo de vida de um empreendimento. O contrato que antes acabava no momento em que a execução do projeto é finalizada pode ser transformado em um relacionamento mais longo com o cliente, já que agora é possível oferecer como serviço o gerenciamento de todo o empreendimento.
Mais que uma quebra de paradigma de tecnologia, o BIM é uma nova forma de pensar estrategicamente em gestão.

* Arquiteto Luis Augusto Contier - Nascido em São Paulo em 1951. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Mestre em “Estruturas Ambientais Urbanas” pela Universidade de São Paulo. Coordenador e Professor do Curso de Arquitetura da Universidade São Judas Tadeu. Vice-Presidente da AsBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. Um dos pioneiros na utilização do BIM no Brasil, utiliza o Autodesk Revit –  ferramenta que integra o processo de Modelagem da Informação da Construção (BIM), há mais de uma década.

In Press PNI

Banner
Banner
Banner

Site Login