Livros Técnicos

Banner

Santo Antônio Energia utiliza sistema inédito para gestão de segurança

17/04/2012 - Santo Antônio Energia utiliza sistema inédito para gestão de segurança
 
O canteiro de obras da Usina Hidrelétrica Santo Antônio também conta com a tecnologia eficiente do iPad, que, combinada com a caneta digital O’Pen, possibilita à gerência de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente (SSTMA) da Santo Antônio Energia acompanhar, em tempo real, os registros gerados em campo durante a execução dos trabalhos.
Este sistema consiste na gravação automática de tudo que é escrito pelos Técnicos em campo durante a aplicação de check-lis e registro de desvios e depois descarregados no sistema através do Bluetooth do celular ou por um cabo USB. Após isso, o servidor decodifica os dados manuscritos, digita, tabula e transforma em gráficos com indicadores gerenciais que podem ser visualizadas por toda a gerência de SSTMA da concessionária por meio do uso do iPad em qualquer lugar que eles estejam. O uso desta tecnologia é inédito na construção de hidrelétricas no Brasil.
“Com o sistema SSTMA, a produtividade da equipe cresceu em 30%, aumentando também a confiabilidade dos dados e a rapidez de identificação do problema e do acompanhamento das ações de melhoria”, explica o gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Santo Antônio Energia, Marcelo Pires Ferreira  Prado.
Mais informações: www.santoantonioenergia.com.br
 
Santo Antônio Energia
É a concessionária responsável pela construção e operação da usina hidrelétrica Santo Antônio, localizada no rio Madeira, em Porto Velho (RO), e pela comercialização da energia a ser gerada. A usina tem potência instalada de 3.150,4 megawatts e capacidade para abastecer 11 milhões de residências, ou aproximadamente 40 milhões de pessoas. O empreendimento tem investimento de R$ 16 bilhões e é referência em construção de hidrelétricas sustentáveis, pois utiliza tecnologia de ponta para melhor eficiência energética com menor impacto ambiental. Os acionistas da Santo Antônio Energia são as empresas Eletrobras Furnas, Odebrecht Energia, Andrade Gutierrez, Cemig e o Caixa FIP Amazônia Energia. A usina hidrelétrica Santo Antônio é uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal.

Banner
Banner
Banner

Site Login