HP anuncia estratégia de nuvem convergente para ofertas ágeis e flexíveis

10/04/2012 - HP anuncia estratégia de nuvem convergente para ofertas ágeis e flexíveis

HP Converged Cloud oferece variedade na escolha de serviços, segurança e consistência para ambientes híbridos de nuvem

A HP anuncia a sua solução HP Converged Cloud, primeira estratégia e portfólio do setor com base em uma arquitetura exclusiva que permite a empresas criar, gerenciar e proteger ambientes híbridos. Essas soluções estendem o poder da nuvem para todo o espectro de infraestrutura, aplicativos e informações, fornecendo inovação acelerada e maior agilidade de negócios a um custo menor.

A HP Converged Cloud oferece recursos inovadores para empresas e difere de outras ofertas do mercado por ser baseada em uma arquitetura comum que abrange nuvens privadas, gerenciadas e públicas, bem como as soluções de TI tradicionais. Tanto a estratégia quanto o portfólio são baseados em um conjunto de princípios centrados no cliente que são exclusivos no mercado, como, por exemplo:

· Variedade de escolha por meio de uma abordagem aberta e com base em padrões que oferecem suporte para vários hipervisores, sistemas operacionais, ambientes de desenvolvimento, infraestruturas heterogêneas e um ecossistema de parceiros extensível;

· Confiança por meio de uma oferta de gerenciamento e segurança que abrange as informações, os aplicativos e a infraestrutura;

· Consistência por meio de uma arquitetura comum e única.

A HP Converged Cloud tem como base a Infraestrutura Convergente da HP, as soluções de software HP Converged Management and Security, ofertas de inteligência HP Converged Information e tecnologias baseadas em código aberto como OpenStack.

“A convergência da computação em nuvem e da conectividade móvel está mudando a forma como as infraestruturas são construídas, os aplicativos são desenvolvidos e as informações são disponibilizadas”, afirma Bill Veghte, diretor executivo de estratégia e vice-presidente executivo de software da HP. “A HP Converged Cloud permite que as empresas incorporem uma combinação de serviços de nuvem pública, privada e gerenciada aos seus ambientes de TI existentes, de forma a criar um ambiente híbrido fluido que se adapta rapidamente às mudanças em seus requisitos”.

Novas pesquisas destacam a necessidade de uma nova abordagem

Uma pesquisa patrocinada pela HP (1) mostra que as organizações estão passando por grandes mudanças na forma como os serviços são fornecidos e ressalta como as ofertas de nuvem estão cada vez mais sendo contratadas sem a aprovação dos departamentos de TI. A pesquisa indica que quase uma de cada duas empresas tem departamentos ‘rodando’ soluções de nuvem não homologadas pela área de tecnologia, e que 18% delas acreditam estar inseguras. Com a utilização de modelos de nuvem privada e pública projetada para dobrar seu tamanho de mercado até 2020, as empresas bem-sucedidas terão de encontrar uma maneira de adotar essas soluções sem adicionar complexidade e riscos aos seus ambientes.

Novas ofertas do portfólio HP Converged Cloud

Nuvem pública da HP para a próxima geração de aplicativos da web

Com uma versão beta pública disponível a partir de 10 de maio, o HP Cloud Services lançará sua primeira oferta de infraestrutura pública como um serviço (IaaS), fornecendo instâncias de computação ou máquinas virtuais sob demanda, capacidade de armazenamento on-line expansível e um fornecimento acelerado de conteúdo em cache aos usuários finais. Como resultado, os desenvolvedores serão capazes de implementar serviços em questão de minutos e pagar somente pelos recursos que utilizarem. A versão beta e privada contará com um serviço de banco de dados para o MySQL e um serviço de armazenamento em blocos que dará suporte à movimentação de dados de uma instância de computação a outra.

Gerenciamento de ambientes de fornecimento híbridos

Os novos HP Cloud Maps ampliam o HP CloudSystem — a solução aberta e integrada para criação de nuvens — fornecendo modelos pré-empacotados que criam um catálogo de serviços de aplicativos prontos para uma implementação instantânea. O tempo de criação de novos serviços de nuvem para aplicativos corporativos pode cair de meses para minutos.

Para ajudar a testar esses aplicativos, a HP lança também o HP Service Virtualization 2.0. Essa oferta de software permite aos clientes testar a qualidade e o desempenho de aplicativos móveis ou em nuvem sem interromper os sistemas de produção. Isso é obtido pela disponibilização de acesso a serviços restritos em um ambiente virtualizado de simulação.

Para resolver os gargalos com os quais as empresas muitas vezes se defrontam ao desenvolver novos serviços de nuvem em redes legadas complexas, a HP está lançando o Virtual Application Networks. Essa solução acelera a implementação de aplicativos, automatiza o gerenciamento e garante os níveis de serviço da rede (SLAs) ao fornecer aplicativos virtualizados e em nuvem por meio da arquitetura FlexNetwork.

Para ajudar os clientes a obter o máximo dessas redes, a HP anuncia hoje dois novos serviços de rede. O serviço HP Virtual Network Protection tira proveito de práticas recomendadas para definir a linha de segurança na camada de gerenciamento da virtualização da rede para eliminar ameaças comuns. O serviço HP Network Cloud Optimization ajuda os clientes a melhorar suas redes de forma a aprimorar o fornecimento de serviços baseados em nuvem em até 93%, em comparação com as técnicas tradicionais de download (2).

Para clientes que não desejam gerenciar suas próprias nuvens, a HP apresenta os novos serviços para Enterprise Cloud, com ofertas para nuvens privadas, serviços de continuidade e comunicações unificadas. Ao terceirizar o gerenciamento da nuvem com um fornecedor de TI de confiança, os clientes tiram proveito de modelos de utilização e preços cobrados sob demanda para redirecionar estas economias obtidas para outros projetos estratégicos.

Além de um portfólio líder, a HP oferece uma vasta experiência em computação em nuvem. A Autonomy, uma empresa da HP, superou em sua nuvem privada um novo marco de processamento de dados, estendendo sua liderança como a maior nuvem privada do mundo. A nuvem privada da Autonomy, que conta com seu recurso Intelligent Data Operating Layer (IDOL), agora gerencia mais de 50 petabytes de conteúdo da web, vídeos, e-mails e dados multimídia em 6.500 servidores, espalhados em 14 datacenters ao redor do mundo.

Para ampliar ainda mais seu portfólio, a HP anuncia também os novos serviços de Engineering Cloud Transformation, que ajudam as equipes de desenvolvimento de produtos e projetos de engenharia a adotarem a nuvem com confiança e com o objetivo de melhorar a produtividade das empresas, além de oferecer a possibilidade de levar novos produtos ao mercado com rapidez. Além disso, os novos cursos e treinamentos para a Cloud Security Alliance oferecem aos clientes o conhecimento para evitar potenciais problemas de segurança de nuvens.

Mais informações sobre as novas soluções e serviços de nuvem da HP estão disponíveis no site: http://www.hp.com/go/convergedcloud2012

Sobre a HP

A HP cria novas possibilidades para que a tecnologia tenha um impacto relevante nas pessoas, nas empresas, nos governos e na sociedade. Como a maior empresa de tecnologia do mundo, a HP reúne um portfólio que abrange impressão, computação pessoal, software, serviços e infraestrutura de TI para resolver os problemas dos clientes. Mais informações sobre a HP (NYSE: HPQ) estão disponíveis em http://www.hp.com.br

(1) “HP Research: The Future of Cloud” (Pesquisa da HP: O Futuro da Nuvem), realizada pela Coleman Parkes Research Ltd. de fevereiro de 2012;

(2) Fonte: Broadband-Testing, Summary WAN Optimisation Test Report – Blue Coat Systems vs. Riverbed (Relatório resumido do teste de otimização da WAN – sistemas Blue Coat versus Riverbed) de 2011.

OpenStack é marca comercial/de serviço registrada ou marca comercial/de serviço da OpenStack LLC nos Estados Unidos e em outros países e é utilizada sob licença da OpenStack LLC. A HP não é afiliada, endossada ou patrocinada pela OpenStack LLC, pelo Conselho Consultor da OpenStack ou pela comunidade OpenStack.

Banner
Banner
Banner

Site Login