Município de São Paulo recebe prêmio por suas ações em prol do empreendedorismo

30/03/2012 - Município de São Paulo recebe prêmio por suas ações em prol do empreendedorismo

kassab sp paulista 09 20030625Com 180 mil empreendedores individuais, Gilberto Kassb investe na formalização e ganha Destaque no Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

A cidade de São Paulo foi premiada com o Destaque Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual, do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, ciclo 2011/2012.

Em sua gestão, o prefeito Gilberto Kassab decidiu trabalhar na desburocratização para facilitar a formalização; na capacitação técnica para tornar os pequenos negócios mais competitivos e na concessão de microcrédito para garantir a continuidade dos negócios.

“O ponto de partida para nossa ação tem sido identificar quem são, onde estão esses empreendedores e quais são suas maiores demandas”, diz Kassab. Ele acrescenta que, no seu entendimento, essas ações promovem a inclusão social, direta ou indiretamente, por meio da geração de emprego e renda. “Concomitantemente vislumbramos o aumento da receita para o município via arrecadação maior”, pontua.

Um dos grandes impulsos à formalização se deu por meio do projeto São Paulo Confia, um banco de microcrédito criado por entidades da sociedade civil, que passou a ter o apoio da Prefeitura para a concessão de empréstimos aos pequenos empreendedores. Os serviços da entidade são prestados de forma ágil e desburocratizada.

A partir de janeiro de 2009, após a posse de Kassab, houve 58.053 operações de microcrédito e 20.422 microempreendedores foram atendidos. O aumento da oferta de microcrédito também se deu na forma de uma parceria com o Governo Estadual para ampliar a rede do Banco do Povo Paulista. Foram instaladas 15 novas unidades da instituição, que concede financiamento aos micro e pequenos empreendedores.

 

Atenção especial aos EIs

Com o intuito de incentivar a formalização dos EIs em São Paulo, 60 agentes foram contratados para reforçar o trabalho de esclarecimento e orientação a quem busca legalizar seu próprio negócio. A equipe foi treinada para esclarecer todas as dúvidas dos interessados em se formalizar, orientá-los sobre a legislação vigente, exigências, benefícios da legalização e, se for o caso, efetivar na hora o cadastro no Programa do Microempreendedor Individual, sem nenhum custo adicional.

A Prefeitura realizou ainda a Maratona EI, durante os meses de maio e junho de 2010. A força-tarefa envolveu todos os agentes de crédito alocados nas unidades do São Paulo Confia, que passaram a ter como responsabilidade orientar os empreendedores sobre os benefícios da formalização.

A meta da Administração Municipal até o final de 2012 é ousada: garantir microcrédito a outros 21 mil empreendedores. Isso sem falar no aumento do número de Câmaras de Animação Econômica, centros de capacitação nos bairros que contam com o apoio do Sebrae-SP. E também na abertura de novas unidades do Centro de Apoio ao Trabalho (CAT).

Gilberto Kassab segue agora para a próxima fase da premiação, junto com os demais destaques da noite e o vencedor global. Eles concorrerão, em Brasília, ao troféu nacional, em cerimônia que será realizada em maio.

 

Sobre o Prêmio

O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor reconhece e valoriza os gestores municipais que implementam ações de apoio aos pequenos negócios e de incentivo à cultura empreendedora são os principais objetivos da premiação, que está em sua.

Nesta 7ª edição foram 199 prefeitos inscritos em todo o estado de São Paulo, número que equivale a 30,8% dos municípios paulistas e representa um aumento de 53% em relação às participações da 6ª edição do prêmio (2009-2010).

Foram premiados na noite desta quinta-feira, dia 29, no Transamérica ExpoCenter, em São Paulo, os três melhores projetos globais e também os destaques nas seguintes categorias: Compras Públicas dos Pequenos Negócios Locais; Formalização de Pequenos Negócios e Apoio ao Empreendedor Individual; Lei Geral Municipal; Médios e Grandes Municípios; Crédito e Capitalização; Planejamento e Gestão Pública para o Desenvolvimento Sustentável; e Promoção do Desenvolvimento Rural.

91 prefeitos que apresentaram projetos consistentes, que contemplam uma política desenvolvimentista integradora, abrangente e inovadora, foram homenageados com o Selo Prefeito Empreendedor e terão suas iniciativas relatadas no Livro do Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor.

“Temos hoje uma verdadeira e potente rede comprometida com a causa da pequena empresa. Que estes projetos em prol do empreendedorismo sirvam de inspiração para todos que ocuparão a prefeitura em 2013. Tratar de maneira diferenciada as micro e pequenas empresas é uma ótima causa. Continuem investindo nisto”, pontua Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae-SP.

“O Sebrae-SP vê o administrador municipal como um grande aliado para a implementação de políticas públicas de apoio aos pequenos negócios. E esta parceria tem gerado ótimos resultados: a adesão da Lei Geral da micro e pequena empresa por 310 municípios do estado é um grande exemplo”, completou Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.

O histórico do Prêmio, notícias sobre a premiação, documentos, podcasts e entrevistas estão disponíveis no hotsite http://prefeitoempreendedor.sp.sebrae.com.br

Conheça a lista completa dos 91 municípios contemplados com o Selo Prefeito Empreendedor em http://sebr.ae/sp/7pspe-selo

Banner
Banner
Banner

Site Login