Fundação Vanzolini comemora a consolidação do selo AQUAvna 20ª Feicon Batimat

29/03/2012 - Fundação Vanzolini comemora a consolidação do selo AQUA no Brasil durante a 20ª Feicon Batimat
 
Na abertura do Núcleo de Conteúdo da Feicon Batimat, que ocorreu nesta quarta-feira (28), no Hotel Holiday Inn Anhembi, em São Paulo, o vice-presidente da Fundação Vanzolini, José Joaquim do Amaral Ferreira, lembrou como a certificação ambiental AQUA (Alta Qualidade Ambiental) nasceu no departamento de engenharia de produção da USP em 2006 e dois anos depois já tinha ganhado força no mercado. “Tudo começou com uma tese de pós-doutorado da qual eu fui o professor orientador e hoje já temos 54 prédios certificados no Brasil e vários outros com processo em andamento”, afirmou ele, que fez o discurso inaugural das atividades do núcleo.
O selo é concedido a edificações que seguem normas de sustentabilidade de acordo com a legislação brasileira, mas uma parceria com profissionais franceses permite que sempre haja uma adequação nos procedimentos de acordo com as tendências mundiais na área. Ferreira também destacou que está sendo lançado no Brasil um capítulo da entidade internacional SB Alliance, que busca critérios comuns para a sustentabilidade no mundo e na qual a Fundação Vanzolini tem uma cadeira fixa.
O Núcleo de Conteúdo da Feicon Batimat continua amanhã (29/03), com o tema “Como Enfrentar os Gargalos de Produção nos Canteiros de Obras”, e termina na sexta, que traz o “Curso Prático Green Building Council: Passo a Passo para Adequar seus Projetos aos Padrões da Construção Sustentável e Obter a Certificação LEED”. Mais informações no site www.feicon.com.br
 
 
Concorrência no mercado de construção é sobre as marcas que economizam mais água e energia
 
São Paulo, 28 de março de 2012 - Itens para casa e escritório que economizam água e energia são tendência entre os lançamentos que estão sendo apresentados na 20ª Feicon Batimat, que vai até sábado (31), no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo. A Lorenzetti, já consolidada na área de torneiras e duchas, acaba de entrar no mercado de iluminação com três modelos de lâmpadas fluorescentes compactas para salas, cozinhas e banheiros. Segundo a fabricante, os produtos economizam até 80% mais energia do que as lâmpadas incandescentes, geram menos calor e duram até 8 mil horas.
A marca também promove economia de energia e até de água por meio da Ducha Advanced Flex Eletrônica, única no mercado brasileiro que utiliza um sistema híbrido inteligente – aquecimento elétrico, solar e a gás automático – e ao ser ligada esquenta a água imediatamente, evitando a perda de até 5 litros por banho, média de desperdício das duchas tradicionais devido à demora no aquecimento.  A Corona também tem uma ducha flex com proposta similar de economia que, além de poder ser utilizada com qualquer fonte de aquecimento, desliga a energia elétrica assim que a água atinge a temperatura desejada e passa a utilizar fonte secundária.
Na área de iluminação residencial e comercial, um destaque na economia elétrica é a tecnologia LED, cada vez mais presente. Segundo dados da G-Light, a luz projetada é condensada e fria. Além disso, cada lâmpada pode durar 50 mil horas, dependendo do uso. A FLC reforça os benefícios do LED, “a lâmpada do futuro”, e considera que essa tecnologia vai substituir em breve as incandescentes. Segundo a empresa, há uma economia até 95% maior se forem comparados os dois tipos de fonte de luz, porcentagem superior à da comparação com as fluorescentes.
A energia solar e até mesmo a luz solar também são alternativas econômicas que podem ser encontradas na Feicon Batimat. No primeiro caso, a Sibrape é um bom exemplo com seu sistema de aquecimento de piscina e a Base traz ao mercado uma placa solar totalmente flexível feita com finos filmes de silício. Já a Naturalux apresenta o Solatube, que, instalado no telhado, capta, transmite e difunde a luz natural para vários ambientes internos das casas.
A Feicon Batimat deve receber cerca de 130 mil compradores, entre construtores, engenheiros e arquitetos, que poderão conferir em primeira mão cerca de 2 mil lançamentos de 800 marcas expositoras, em uma area de 85 mil metros quadrados.
 
FEICON BATIMAT
Data: de 27 a 31 de Março de 2012
Horário: Terça à sexta das 10h às 19h – Sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi - Av. Olavo Fontoura, 1.209 - São Paulo
www.feicon.com.br

Banner
Banner
Banner

Site Login