ITEC será instalado em Atibaia

22/07/2013 - ITEC será instalado em Atibaia
 
A intenção formalizada pelo prefeito da cidade de doação de área para a construção do laboratório depende, agora, da aprovação da Câmara dos Vereadores
 
A diretoria do ITEC – Instituto Tecnológico da Construção Civil – reuniu-se com representantes do poder público de Atibaia, no dia 12 último, para oficializar a intenção de transferir seu laboratório de ensaios de São Paulo para aquele município. O projeto de lei, que precisa ser aprovado na Câmara dos Vereadores, prevê a cessão de um terreno por parte da prefeitura, onde será construída a nova sede do ITEC. Em contrapartida, o instituto empregará seu corpo técnico na reforma de algum equipamento público, como um museu ou escola, e utilizará suas dependências no treinamento da mão de obra local.
O presidente do ITEC, Harry Nelson Wottrich, explica que Atibaia foi escolhida para abrigar o laboratório por sua posição geográfica em relação às vias de acesso e pelo empenho da administração municipal em receber a entidade tecnológica. O terreno tem 10 mil m2 e está localizado no bairro Jardim Imperial, à margem da rodovia Fernão Dias e a 35 minutos da capital paulista. O acesso é facilitado para empresas do interior do estado e do Vale do Paraíba pelas rodovias Dutra e Dom Pedro. A região não tem rodízio de veículos e restrições ao tráfego de caminhões, o que facilita a entrada e saída de materiais para os ensaios.
Para o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso, todo o trabalho do poder público para receber o instituto se justifica pelos benefícios que a entidade agregará ao município. “Com a chegada do ITEC, nós colocamos a cidade em um patamar elevado de discussão e atuação. Atibaia cresceu e se desenvolveu bastante no segmento de construção civil, o que atraiu muitos investidores para região. Trazer para o município um instituto de credibilidade e que atinge diretamente estes investidores é um ganho muito grande. Sem contar a oferta de mão de obra qualificada”, diz o prefeito, complementando que a principal vantagem que o laboratório trará é a vertente do desenvolvimento econômico. “A frequência das empresas que precisam e procuram o ITEC é um fator que nos interessa, pois, essas indústrias podem futuramente se instalar em Atibaia e, consequentemente, criar mais empregos e renda para o município”, explana.
O secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Lívio Giosa, detalha o encaminhamento legal a ser dado, a partir de agora. “De sua parte, a prefeitura definirá como formalizar a doação do terreno e, em paralelo, um grupo de estudo vai elaborar a argumentação necessária a ser anexada ao projeto de lei que será enviado à Câmara Municipal”, diz, lembrando que a doação de um terreno público tem que passar pela autorização dos vereadores, o que deve ocorrer nos próximos 60 dias.
Atualmente, o ITEC realiza ensaios em esquadrias, fachadas, guarda-corpos e ensaios de corrosão em componentes. “As novas instalações do instituto, em Atibaia, permitirão a ampliação do escopo de ensaios para outras áreas da construção civil, como concreto e vidro, entre outros. Hoje, o espaço físico onde operamos impede a construção de novas câmaras”, afirma Wottrich.
O setor de origem do laboratório também comemora. O presidente da AFEAL – Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio -, Lucínio Abrantes dos Santos, apoiador da iniciativa, ressalta que as empresas associadas à AFEAL são a grande maioria dos clientes do ITEC. “É de extrema importância para o setor ter um instituto bem aparelhado e equipado, com o objetivo de atender à demanda da construção civil e colaborar com o desenvolvimento de novas tecnologias”, diz Lucínio.
 
ViaVerbo

Banner
Banner
Banner

Site Login