OSRAM e Galtier revelam detalhes das fachadas da Arena Corinthians

14/06/2013 - OSRAM e Galtier revelam detalhes das fachadas da Arena Corinthians

A fachada Leste do estádio está em fase final de montageme e irá acomodar o maior painel de LED do mundo em arenas esportivas

A OSRAM, multinacional alemã especializada em iluminação, e o Grupo Galtier, fornecedor de vidros especiais, revelaram ao público detalhes das soluções inovadoras que já estão em processo de aplicação nas fachadas da Arena Corinthians, palco da abertura da Copa do Mundo 2014. Durante a feira Construction Expo 2013, encerrada no último fim de semana em São Paulo, as empresas comentaram os desafios do projeto e exibiram parte da fachada leste já com os LEDs instalados, realizando simulações de cenas para demonstrar o desempenho da tecnologia.
Para sustentar os mais de 200 mil LEDs que compõe o maior telão em arenas esportivas do mundo, com 170m de largura x 20m de altura, a Galtier desenvolveu cerca de 1.300 placas de vidro com 4 metros de comprimento e design projetado para suportar efeitos climáticos, bem como aparentar uma estrutura flutuante.
“Quando começamos a produzir os vidros, na Itália, o desafio, que já era enorme por questões de prazo e desenvolvimento personalizado das peças, se tornou ainda maior, pois era preciso harmonizar os efeitos da luz com os vidros. Hoje estamos em fase final de conclusão da fachada Leste do estádio, que irá acomodar o maior painel de LED do mundo aplicado em arenas esportivas”, afirma Erwin Galtier, presidente do Grupo Galtier.
Visando atingir os resultados projetados pelo arquiteto, engenheiros e designers chegaram à conclusão de que os vidros devem ser colados apenas pelas pontas, com duas peças de inox e uma camada de 30 milímetros de silicone. Para trabalhar a luz com o vidro leitoso, foram feitos 145 mil furos ortogonalmente para que não fossem gerados halos, desfocando e prejudicando a qualidade da imagem. “Até então, furar o PVB (polivinilbutiral), material utilizado para colar os vidros, era uma prática inaceitável pelo mercado, porque comprometia a adesividade do produto em caso de formar bolhas de ar. Desenvolvemos uma solução inovadora e conseguimos perfurar o PVB sem prejudicar a qualidade do material”, explica.

Muitos desafios
Para testar a solução antes de aplicá-la ao projeto, foram realizados inúmeros testes e horas de cálculos e engenharia pesada. Neste projeto foram utilizadas duas lâminas de vidros coladas com quatro PVBs, que passaram por um autoclave, com pressão de 5bar e receberam calor para garantir a aderência.
“Paralelamente, técnicos da OSRAM realizaram estudos e identificaram o espaço ideal entre o vidro e os LEDs para garantir a melhor qualidade na visualização da luz”, comenta Sergio Costa, gerente nacional do Canal Projetos & Soluções da OSRAM. Além disso, engenheiros tiveram de desenvolver uma régua de alumínio que foi instalada na parte posterior do painel para sustentar os LEDs. O desafio era conciliar leveza e descrição, para que a transparência do vidro não permitisse que a régua e os cabos fossem vistos. Trabalhamos em colaboração com uma solução personalizada”, explica Galtier.
Além do telão da fachada leste, o projeto de iluminação desenvolvido para a Arena Corinthians oferecerá até 5.000 lux dentro de campo, quantidade de luz que garante a qualidade de transmissão das partidas em HDTV. A OSRAM fornecerá ainda quatro painéis de LED que ficarão nas arquibancadas, com dimensões de 30m x 7,5m cada, em alta resolução, sendo que os painéis voltados para a parte interna do campo terão um pitch (distância entre pontos de LED) de 7mm.

Fachada Oeste
Os vidros dessa fachada foram projetados e produzidos com base em uma fórmula matemática, pois não possuem forma geométrica linear. Com uma curvatura especial, a ideia do arquiteto é simular o efeito visual de uma bola de futebol batendo na rede. Para isso, colunas de 26 metros de altura, sem emenda, serão utilizadas para sustentar a estrutura. De acordo com o presidente da Galtier, o mundo ainda não viu uma obra como essa.

Sobre a OSRAM
A OSRAM, com sede em Munique, na Alemanha, é uma das duas fabricantes líderes em soluções para iluminação no mundo. O portfólio da companhia abrange toda a cadeia de produtos do setor, de componentes – incluindo lâmpadas, semicondutores ópticos como diodos emissores de luz (LED) – a reatores eletrônicos, além de luminárias completas, sistemas de gerenciamento e soluções em iluminação. A OSRAM possui cerca de 39.000 colaboradores ao redor do mundo e obteve um faturamento de 5.4 bilhões de Euros no ano fiscal de 2012. Mais de dois terços de sua receita provém de produtos eficientes. As atividades da companhia têm se focado em luz – e, portanto, na qualidade de vida – por mais de 100 anos. Mais informações sobre a OSRAM podem ser encontradas na internet, pelo site www.osram.com.br

Sobre o Grupo Galtier
O Grupo Galtier tem sua atuação voltada para a distribuição e desenvolvimento de projetos envolvendo vidros especiais, alumínio e estruturas metálicas, atuando de acordo com normas nacionais e internacionais de padrão de qualidade. No Brasil, possui mais de 400 obras concluídas.

Comunicação: Grupo Image

Banner
Banner
Banner

Site Login