OAS Empreendimentos promove curso de Educação Ambiental em Salvador

26/03/2012 - OAS Empreendimentos promove curso de Educação Ambiental em Salvador

Curso forma operários em multiplicadores de práticas de conscientização e preservação ambiental
 
A indústria da construção civil é responsável por uma considerável parcela do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, sendo de grade importância para o cenário da economia brasileira. Se por um lado a indústria da construção civil possui destaque no cenário econômico do país, por outro lado é considerada potencialmente poluidora e degradadora do ambiente natural. Os impactos gerados abrangem os vários agentes envolvidos na cadeia desde a extração de matérias-primas até o descarte dos resíduos.
Ao longo do tempo, a indústria da construção civil vem passando por uma série de transformações onde procedimentos ultrapassados e ineficientes de execução vêm sendo substituídos por processos planejados e otimizados de trabalho. Aliado ao tripé básico de sustentação do processo construtivo: custo, prazo e qualidade, insere-se o viés ambiental, de modo a repensar os processos de trabalho com foco na conscientização da mão de obra envolvida e na minimização dos impactos ambientais inerentes da construção civil.
Para evitar que problemas como estes atrapalhem o desenvolvimento dos projetos, algumas empresas oportunam seus colaboradores com cursos de aperfeiçoamento e desenvolvimento pessoal, como é o caso dos cursos de Educação Ambiental. Nestes casos, a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente se tornam rotina diária para os operários.
Com objetivo de priorizar a importância do meio ambiente, a OAS Empreendimentos promove para os operários das obras de seus empreendimentos, o curso de Educação Ambiental, com o propósito de formar Agentes Mobilizadores Ambientais. Dentro deste curso, os colaboradores recebem aulas teóricas e práticas de conscientização ambiental, divididas em duas etapas e quatro módulos com carga horária de 20 horas. Entre os assuntos abordados, destacam-se ética e cidadania, três R´s (reduzir, reutilizar e reciclar) da sustentabilidade, impacto ambiental e legislação.
Recentemente, foram 250 operários da obra de construção do Jardins Cajazeiras que receberam o certificado de conclusão. Um dos objetivos, que também foi aplicado entre os operários de outro empreendimento, o Jardins dos Girassóis, é formar agentes multiplicadores de práticas de conscientização e preservação ambiental a fim de contribuir para minimizar os impactos decorrentes de intervenções no ambiente. “O interesse da empresa em formar Agentes Mobilizadores Ambientais é contribuir para implantar ações de preservação durante toda fase da construção do empreendimento”, explica Claudio Calasans, gerente de QSMA da OAS Empreendimentos.
A partir de agora, os operários possuem o conhecimento adequado sobre a possibilidade de ocorrência de acidentes envolvendo o meio ambiente, a saúde e a segurança dos trabalhadores do empreendimento, além de incentivar a formação de hábitos ambientalmente corretos nos canteiros de obras e em suas próprias casas.
 
Sobre a OAS Empreendimentos
A OAS Empreendimentos é uma das mais conceituadas incorporadoras do mercado. Empresa tradicional e sólida, referência de empreendedorismo e desenvolvimento em todos os segmentos em que atua, desde o lançamento de referências empresariais, como o WTC de São Paulo, a grandes obras em Salvador, como AlphaVille, Villaggio Panamby Horto Florestal e Casa do Comércio. São mais de 51 mil unidades habitacionais lançadas, de alto luxo a econômico, todas com a garantia de qualidade OAS Empreendimentos. O que dá sentido a todo este profissionalismo e capacidade de realização é um resultado muito especial: a satisfação dos seus clientes. O rigoroso processo de qualidade da OAS Empreendimentos é reconhecido pelas certificações que recebe, a exemplo do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no Hábitat (PBQP-H) nível “A” e do ISO 9001:2008, conquistados em dezembro de 2010.

Banner
Banner
Banner

Site Login