Tigre traz à construção civil primeiro feito com plástico verde da Braskem

16/03/2012 - Tigre traz à construção civil primeiro feito com plástico verde da Braskem

Empresa cria a Grelha Ecológica feita de polietileno de fonte 100% renovável
 
A Tigre, multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das maiores do mundo, firmou uma nova parceria com a Braskem, para a compra de polietileno verde de fonte 100% renovável – o etanol. A Braskem é a empresa líder das Américas em produção de resinas termoplásticas e maior produtora mundial de biopolímeros. O plástico verde está sendo utilizado na fabricação da nova linha de grelhas, que passa a ser chamada de Grelha Ecológica Tigre, lançada neste mês.
Esse avanço a posiciona como a primeira empresa brasileira a trazer um produto com plástico sustentável na construção civil. Além disso, a empresa investirá na renovação das embalagens desses produtos e em todas as peças no PDV, utilizando o plástico de origem renovável produzido pela Braskem. A Tecnisa é a primeira construtora a adquirir três mil unidades para instalação em seu empreendimento Viverde, em São Paulo.
“Esse investimento na nova linha de grelhas mostra que estamos abrindo estratégias diferenciadas a partir da política de sustentabilidade da empresa, reestruturada no final de 2011”, explica Paulo Nascentes, vice presidente de Tubos e Conexões da Tigre. A principal premissa da política é a sustentabilidade integrada ao modelo de gestão e está baseada em cinco eixos de atuação: Sustentabilidade Atrelada ao Produto; Construção Sustentável; Envolvimento com a Sociedade; Desenvolvimento Humano; e Compromisso Ambiental.
“Participar deste projeto junto com a Tigre é uma iniciativa muito importante para a Braskem, já que apoiamos nossos parceiros no compromisso com a promoção da sustentabilidade”, ressalta Marcelo Nunes, diretor do Negócio de Químicos Renováveis da Braskem.
A Tecnisa participou ativamente desde o início do processo dessa parceria contribuindo para o sucesso desta iniciativa. “O resultado da interação da construtora com outros agentes da cadeia produtiva foi essencial para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis”, explica Daniel Dziegiecki, Diretor de Suprimentos da Companhia.
A nova linha possui dois formatos (redondo e quadrado) em duas cores (branco e areia). O selo “Eco Tigre” ficará estampado na embalagem para mostrar ao consumidor que o produto foi feito com matéria-prima sustentável, ou seja, utilizou o etanol da cana de açúcar para a produção do polietileno. O plástico verde tem como principais características ser de fonte renovável e absorver CO2 da atmosfera - gás causador do efeito estufa - durante o seu processo produtivo.
A nova campanha publicitária da Tigre, prevista para ir ao ar no dia 11 de março, já anuncia em um de seus filmes e nas peças para PDV (Ponto de Venda) as novas grelhas, reforçando os valores de inovação e sustentabilidade da marca.
Para comunicar o novo produto, além da campanha, a página da empresa no You Tube (youtube.com.br/tigre) trará dicas de instalação. O conteúdo didático e prático sobre a grelha também passa a fazer parte do programa de capacitação da Tigre para os profissionais.
Em São Paulo, o empreendimento Viverde, da Tecnisa, receberá três mil grelhas. O condomínio, a ser entregue em abril de 2012, possui cinco torres de 25 andares cada, construídas em um terreno com mais de 20 mil m². O nome faz jus ao lugar onde está localizado, aos pés da Serra da Cantareira, um lugar com muito verde.
 
Investimentos
A Grelha Ecológica não é o primeiro produto no portfólio Tigre a ter um apelo sustentável. A empresa tem desenvolvido produtos que são mais amigáveis ambientalmente. Abaixo alguns exemplos: Em 2010, a empresa lançou o Adesivo que emite menos solventes quando aplicado, tendo adquirido o selo Low-VOC. Os adesivos servem para juntar um tubo de PVC ao outro ou uma conexão; Tubos para condução de água quente (Aquatherm) com baixo valor de condutibilidade térmica, garantindo eficiência e economia dos sistemas de aquecimento de água; Caixa de Gordura estanque e impermeável, em substituição às caixas convencionais de alvenaria, garantindo proteção quanto a vazamentos, infiltrações e contaminação de solos e lençóis freáticos; Linha de tubulações flexíveis (PEX), minimizando a necessidade de material na obra e reduzindo desperdício na obra (entulho).
 
SOBRE A TIGRE
A Tigre é a multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país e uma das maiores do mundo. Referência nos mercados Predial, de Infraestrutura, Irrigação e Indústria, é reconhecida também pela sua cultura de valorização das pessoas. Fundada em 1941, tem nove plantas no Brasil, incluindo fábrica de pincéis (Pincéis Tigre), perfis de PVC (Claris) e acessórios (Plena) e 12 no exterior (Argentina, Bolívia (2), Chile (3), Colômbia, Equador, Peru, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai). Conta com 6.719 funcionários e fabrica mais de 450 mil toneladas de produtos anualmente. A receita bruta em 2010 foi de R$ 2,6 bilhões.
 
SOBRE A BRASKEM
A Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 35 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.
 
Sobre a TECNISA
Com 34 anos de atividade, a TECNISA é uma das maiores, mais tradicionais e inovadoras empresas do mercado imobiliário brasileiro, e está entre as cinco maiores do mercado paulistano. Além de atuar de forma integrada (incorporação, construção e vendas), tem como diferenciais a forte reputação, foco no atendimento do cliente e qualidade de seus produtos, vendas pela internet e consistente rentabilidade. A TECNISA integra o Novo Mercado da Bovespa e participa nos índices Brasil 100 (IBrX100),  Imobiliário (IMOB), Small Cap (SMLL), Setor Industrial (INDX), Governança Corporativa Trade (IGCT), Tag Along Diferenciado (ITAG), Governança Corporativa Diferenciada (IGC) e é negociada com o código TCSA3.

Banner
Banner
Banner

Site Login