Livros Técnicos

Banner

Bombardier promove concurso sobre mobilidade urbana

09/03/2012 - Bombardier promove concurso sobre mobilidade urbana 

A Bombardier Transportation – finalista ao Prêmio RF2012, na categoria de “Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros” - irá realizar nesse ano o YouCity, um concurso interativo para estudantes e profissionais sobre mobilidade urbana. A competição é online e vai reunir projetos que apliquem propostas de melhorias para diferentes mercados no mundo, representados por três cidades: Londres, na Inglaterra, na categoria mercado maduro; Belo Horizonte, no Brasil, na categoria BRICs; e Vienciana, no Laos, na categoria mercado emergente.Os interessados em participar deverão se inscrever no site www.youcity.bombardier.com até o dia 29 de abril, em equipes de no máximo cinco pessoas. Os grupos terão que escolher uma das cidades citadas e uma linha de trabalho para competir: engenharia (definição de produto, conceito técnico), negócios (modelo de negócio, stakeholders, estratégia de financiamento) ou planejamento urbano (layout de rede, conceitos de urbanismo, integração).A proposta vencedora sobre o futuro da mobilidade urbana será apresentada durante a feira InnoTrans, que acontece em setembro de 2012 em Berlim, na Alemanha. O concurso dá seguimento ao YouRail, apresentado na última edição da InnoTrans, em 2010, que atraiu 4.239 projetos e 8.565 comentários sobre o futuro do design de interiores para trens de passageiros.De acordo com o diretor de Comunicação da Bombardier Transportation, Luis Ramos, a escolha de Belo Horizonte como cidade modelo dos BRICs foi feita com base no fato de a cidade possuir grandes dimensões e uma rede de transporte ainda incipiente com relação à elevada demanda de passageiros. A capital mineira também será uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, com o estádio do Mineirão, o que leva à necessidade de novas soluções para a mobilidade.Com população de 2,37 milhões de habitantes e um veículo para cada 2,4 habitante, o número de carros na cidade cresce na proporção de 4% a 7% ao ano, desde 1999. O número de motos também está em expansão, chegando a 11,5% ao ano. Por outro lado, a cidade apresenta apenas uma linha de metrô com 19 estações em operação, e mais de 2.900 ônibus operando em 300 linhas distintas. “Dessa forma, Belo Horizonte reúne todos os ingredientes necessários para ser um exemplo de transformação”, afirma Ramos.
Prêmio RF2012 - A Bombardier é uma das três finalistas concorrentes ao Prêmio Revista Ferroviária 2012, na categoria de “Melhor Fabricante de Veículos de Passageiros”. Considerado o maior evento social do setor metroferroviário da América Latina, a premiação está na sua 23ª edição e os vencedores em suas categorias serão conhecidos no próximo dia 29 de março.
A escolha da Bombardier levou em consideração o seguinte: “A Bombardier Transportation está investindo fortemente no Brasil em quadro de funcionários, área industrial e tecnologia. Com isso, foi possível trazer para o país produtos/soluções inovadoras e completas como o Innovia Monotrilho 300. O sistema, que será implantado na Linha Expresso Tiradentes, demanda curto prazo de implantação e não requer grande infraestrutura ou obras civis. A extensão da Linha tem 24 km, 17 estações e contará com 54 trens de sete carros. Comparado com os sistemas de Metrô, o Innovia Monotrilho 300 demanda a metade do tempo de construção e do investimento”.

Banner
Banner
Banner

Site Login