Aliado contra as chuvas de verão

08/03/2012 - Aliado contra as chuvas de verão
 
Por Mariana Marchioni*
 
Como efeito da redução de áreas verdes, do aumento das construções e das ruas pavimentadas, todos os anos a população de áreas urbanas sofre com o problema dos alagamentos. Essa impermeabilização da superfície, que dificulta a drenagem da água através do solo e seu retorno ao lençol freático, provoca alterações nos leitos dos rios e dos canais, aumentando o volume das águas e a frequência das enchentes. As conseqüências acabam sendo desastrosas para a população, para o patrimônio pessoal e para o patrimônio público e social , impactando diretamente toda a infraestrutura das cidades.
Os governos atuam em várias frentes para prevenir e reduzir os impactos das enchentes. Uma das alternativas é aumentar a capacidade de drenagem, como a pavimentação permeável, solução apoiada pela Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP). Recomendado para uso em passeios públicos, vias para tráfego de veículos leves, pátios residenciais, comerciais e industriais e em estacionamentos, o pavimento permeável à base de cimento favorece a infiltração da água no solo e reduz o escoamento e acúmulo superficial da água em até 100%.
Toda a estrutura é executada para permitir a passagem de água. O sistema é composto basicamente por uma camada de base de  agregado com granulometria aberta (os agregados deixam espaços vazios por onde a água infiltrada é armazenada), que atua também como filtro, retendo resíduos sólidos, ajudando a reduzir a contaminação da água. Os agregados finos são eliminados e o revestimento do pavimento permite a passagem rápida da água. No revestimento, que é a camada superficial do pavimento, podem ser utilizadas peças de concreto pré-moldadas ou concreto poroso moldado in loco.
Entre outras vantagens, a pavimentação permeável elimina enxurradas no local onde é implantado. A utilização do pavimento também pode reduzir a contaminação do subleito por lixo e outros resíduos sólidos carregados pela chuva, melhorando a qualidade da água no subleito, assim como a redução da erosão nos rios. Outro benefício é possibilitar a redução de gastos com soluções mais caras, como, por exemplo, os piscinões.
O sistema, já difundido como ferramenta de prevenção a enchentes e alagamentos em países como Alemanha, Inglaterra e Estados Unidos, vem sendo propagado no Brasil com o apoio técnico da ABCP.
O desafio das administrações públicas em implementar ações para a qualidade de vida da população deve, acima de tudo, contemplar um plano diretor de drenagem e de desenvolvimento urbano, para que os índices de ocupação do espaço urbano sejam compatíveis com a capacidade de infiltração da água. Para aumentar essa capacidade, no entanto, é indispensável que os gestores estejam atentos às inovações e novas tecnologias disponíveis no mercado.
 
*Mariana Marchioni é engenheira, coordenadora do projeto de estudo do pavimento permeável da ABCP

Banner
Banner
Banner

Site Login