Day Brasil comemora 45 anos e projeta crescimento de 50%

07/08/2012 - Day Brasil comemora 45 anos e projeta crescimento de 50%
 
Maior distribuidor no segmento de Construção Civil e líder em blanquetas para impressão offset, grupo planeja grande evolução até 2015
 
Pioneiro na comercialização de plásticos de engenharia na América Latina, o Grupo Day Brasil, no mercado desde 1967, foi fundado por Abraham Graicar e Eduardo Uliano. Hoje, conta com mais de 700 funcionários, 18 filiais pelo País e um portfólio de 8.000 itens.
Por meio de suas unidades de negócios - Arquitetura & Construção Civil, Artes Gráficas e Indústria -, o Grupo Day Brasil atende a diversos mercados. Entre eles, mineração, siderurgia, metalurgia, papel e celulose, química, petroquímica, mecânica, alimentos e bebidas, construção civil, aeronáutica, embalagem e artes gráficas.
Neste ano comemorativo, a empresa traçou uma meta ousada de ascensão no setor. “Queremos 50% de crescimento nas vendas e, para isso, até o ano de 2015, vamos investir fortemente em nossa força de vendas, com treinamentos para melhorar o atendimento ao cliente e a prestação de serviços. Outro foco, é o estudo dos novos mercados de atuação, para conquistarmos mais clientes e gerarmos novos e estratégicos negócios”, destaca Abraham Graicar, sócio-diretor do Grupo.
Único produtor de blanquetas para offset no hemisfério sul, o Grupo Day Brasil possui três filiais internacionais para distribuição mundial e está presente em mais de 50 países. O produto de borracha é responsável pela transferência da imagem da chapa para o suporte, processo realizado desde a impressão do papel moeda e jornais, até o trabalho com embalagens e latas – com 80% de participação no mercado brasileiro. No cenário mundial, a empresa tem participação de aproximadamente 10%.
 
Pioneirismo
Em 1973, o mercado de policarbonato ainda despontava nos Estados Unidos como forte concorrente do vidro. “Decidimos trazer a novidade para o Brasil e, hoje, o produto é amplamente aplicado em coberturas e na blindagem de veículos e cabines de segurança”, explica Eduardo Uliano, sócio-diretor do Grupo Day Brasil.
Outras apostas foram os filmes técnicos e os substratos para a comunicação visual. Na década de 80, esse mercado era carente de novas soluções. Percebendo isso, a empresa trouxe também alternativas que agregaram valor e permitiram novas aplicações dos produtos, como o envelopamento de carros.
Na área de arquitetura e construção, o TecBond® – chapas de alumínio composto – revolucionou o segmento de revestimentos externos e também chegou ao País por intermédio do Grupo Day Brasil,  no final da década de 1990.
 
Linha do tempo
1967 – Fundação da Fultrac (SP), por Francisco Uliano, pai de Eduardo Uliano e atual sócio-diretor da Day Brasil. A empresa distribuía peças para tratores.
1969 – Começa a distribuição de correias da empresa americana Dayco Corporation. Eduardo Uliano assume o controle da Fultrac depois do falecimento de Francisco Uliano.
1971 – Abraham Graicar  torna-se sócio da empresa.
1973 – A Dayco Corporation compra a Fultrac, mas a administração continua nas mãos dos dois sócios. A Fultrac torna-se Dayco do Brasil e começa a importar blanquetas para impressão em off-set. É o início também da distribuição das chapas de policarbonato Lexan da GE®.
1974 – Primeira venda de plásticos UHMW.
1978 – A construção da fábrica de blanquetas em Jandira (SP) é posta em marcha. Com a compra da Tubotar Tubos e Tarugos Técnicos Ltda., a Dayco do Brasil define como estratégia não apenas importar e distribuir, mas produzir alguns dos itens.
1983 – Inauguração da fábrica de blanquetas, com capacidade para produção de 40.000 m²/ano. Hoje, já  modernizada, a fábrica tem capacidade produtiva de 900.000 m²/ano.
1987 – A Dayco Corporation sofre uma cisão. A matriz americana muda o seu nome para Day International. A Dayco do Brasil torna-se, finalmente, o Grupo Day Brasil.
1989 – Eduardo e Abraham compram a parte da empresa que pertencia à Day International e passam a ser os únicos controladores da Day Brasil.
1991 – Abertura, na Flórida (EUA), da Explan, primeiro escritório internacional da Day Brasil. Hoje, já existem duas outras representações internacionais, uma na Alemanha (Europa) e outra em Hong Kong (Ásia).
1993 – Instala-se produção para as fitas adesivas TECTAPE®. Hoje, produz-se um volume de 2 milhões de  metros quadrados/mês.
1995 – As operações de blanquetas e de fitas, em Jandira, recebem o certificado de qualidade ISO 9001.
1996 – É inaugurado o Centro de Distribuição, em Barueri (SP), e a sede do Grupo Day Brasil, conhecida hoje como matriz, muda-se para o seu endereço atual.
1997 – O Grupo Day Brasil adquire participação de uma fábrica de fitas adesivas, em Manaus, a Permacel. É o nascimento da Delfitas.
2002 – Inaugurado o primeiro Shopping do Sign, em São Paulo. Atualmente são dez pontos- de- venda para o consumidor final, em todo o Brasil.
2005 – O Grupo Day Brasil compra o restante das ações da Delfitas e muda a razão social da fábrica para Plastape, passando a produzir plásticos também naquela planta.
2010 – É oficializada a parceria com a HP do Brasil – líder global na produção de componentes de informática –, para a revenda de impressoras de grandes formatos e tintas.
Mais informações pelo site - www.daybrasil.com.br e pelo (11) 3613.7744.
 
INFORMAÇÕES COM D&A ASSESSORIA DE IMPRENSA

Banner
Banner
Banner

Site Login