Tüv Rheinland atua em projetos de urbanização de favelas

01/08/2012 - Tüv Rheinland atua em projetos de urbanização de favelas
 
Ações contribuem para o desenvolvimento sustentável e conjunto habitacional de Paraisópolis será o primeiro a obter a certificação Selo Azul da Caixa
 
Conjuntos habitacionais de Paraisópolis, na zona sul de São Paulo, serão as primeiras habitações sociais a receber o Selo Azul da Caixa, certificação que assegura a sustentabilidade dos edifícios, com a aplicação de conceitos de preservação de recursos naturais e práticas sociais. Todas as orientações para a certificação desses edifícios fazem parte dos trabalhos desenvolvidos pela TÜV Ductor, subsidiária da TÜV Rheinland, um dos maiores grupos mundiais de certificação, inspeção e gerenciamento de projetos, e que foi contratada pela Secretaria de Habitação de São Paulo para gerenciar e fiscalizar as obras de urbanização de favelas.
O rápido crescimento demográfico da cidade – no início do século XX possuía apenas 240 mil habitantes –, resultado em grande parte do seu desenvolvimento econômico, da migração desenfreada e da falta de capacidade da metrópole de suportar o elevado número de habitantes, favoreceu o surgimento das favelas no passado, que hoje somam mais de 1,6 mil em São Paulo e reúnem mais de 381 mil domicílios.
Para reverter esse cenário, há cerca de 20 anos São Paulo iniciou o programa de urbanização de favelas e, a partir de 2005, essa iniciativa se tornou a maior da América Latina.
Apoiada por seus engenheiros, arquitetos, topógrafos e técnicos, a TÜV Rheinland, por meio da TÜV Ductor, executa a fiscalização e o gerenciamento dos empreendimentos - obras, projetos e outras atividades concorrentes - desses programas.. Até o momento, a empresa já participou da urbanização de mais de 50 favelas, em áreas localizadas no sul e sudeste de São Paulo.
A equipe atual da TR Ductor conta com 95 empregados dedicados a esta iniciativa governamental, os quais atuam na gestão geral do projeto, gestão de custo, de qualidade, de segurança ocupacional e ambiental, além da supervisão de engenharia e serviços de revisão de “design”.
 
Selo Azul da Caixa
O projeto de urbanização de Paraisópolis é um dos principais em que a empresa está atuando, visto ser esta uma das maiores favelas de São Paulo, com aproximadamente 60 mil habitantes e 100 hectares de área invadida. Nesta etapa do projeto, que deve se encerrar em 2014, a TÜV Ductor participa da canalização de córregos, pavimentação, redes de drenagem, água e esgoto, construção de unidades de saúde, de um centro de atendimento psicossocial e uma creche, além dos conjuntos habitacionais.
Dos conjuntos habitacionais, dois deles – que reúnem um total de 170 apartamentos – estão na fase final do processo de certificação para a obtenção do Selo Azul da Caixa Econômica Federal, uma iniciativa da própria TÜV Ductor encampada pela Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo. A empresa também orientou sobre todos os procedimentos necessários para a obtenção do selo.
“Os dois conjuntos serão as primeiras habitações a preços acessíveis a conquistar esta certificação da Caixa, que assegura a sustentabilidade dos edifícios, com a aplicação de conceitos de economia de recursos naturais e práticas sociais”, explica o gerente de contrato da TÜV Ductor, Amilton Degani.
Os projetos de urbanização melhoram a habitabilidade ambiental das favelas, bem como promovem a inclusão social e asseguram os direitos civis de seus moradores. São importantes resultados sob o aspecto do desenvolvimento sustentável.
“A implementação de novas casas, abastecimento de água, coleta de esgoto, gestão da reciclagem de resíduos sólidos e ruas pavimentadas são alguns exemplos que não só contribuem para a qualidade de vida das pessoas, mas também garantem as boas condições ambientais das áreas afetadas pelo programa de reurbanização”, afirma o diretor executivo da TÜV Ductor, Jorge Luiz Badadópulos.
O trabalho desenvolvido pela TÜV Rheinland nos projetos de reurbanização de favelas incorpora ainda a supervisão da criação de praças e espaços sociais e culturais, para que os moradores possam realizar atividades recreativas e educacionais. A empresa também atua apoiando treinamentos que ajudam na melhor adaptação dos moradores às novas instalações de suas casas, para que essas melhorias sejam entendidas e permanentemente utilizadas.
Segundo a Secretaria de Habitação de São Paulo, serão investidos R$ 80 bilhões no programa de reurbanização de favelas até 2024 – incluindo recursos federais e do Estado –, sendo que a TÜV Rheinland pretende manter sua atuação e parceria até lá.
 
Sobre a TÜV Rheinland
O Grupo TÜV Rheinland é um dos maiores em certificações no mundo. Fundada na Alemanha há 140 anos, a organização tem uma trajetória marcada pela seriedade, profissionalismo e independência. Há cerca de 40 anos, iniciou seu processo de internacionalização, a partir da Europa. Desde então, a rede não parou de crescer. A marca TÜV Rheinland está presente em milhares de produtos ao redor do mundo, garantindo que são seguros para usuários e consumidores.
No Brasil, a empresa possui por volta de seis mil certificações ativas, atendendo a mais de 1.500 clientes dos mais diversos setores. É uma empresa acreditada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), do Ministério das Comunicações, e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) em mais de 100 escopos diferentes, tendo forte atuação junto aos setores de telecomunicações, tecnologia da informação, eletrodomésticos, máquinas, equipamentos de proteção individual, produtos médicos, produtos mecânicos de recreação e domésticos; produtos alimentícios, indústria automobilística e de autopeças e entretenimento, entre outros.

G.P. Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login