Saneamento e meio ambiente mobilizam os engenheiros ambientais da BRK

Saneamento e meio ambiente mobilizam os engenheiros ambientais da BRK
No dia 31 de janeiro se comemora o dia nacional do profissional que une inovação, qualidade de vida e preservação da natureza em seu dia a dia.
A preservação do meio ambiente, aliada à qualidade de vida da população, dá norte às ações de desenvolvimento relacionadas ao saneamento. Por isso, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, reconhece a importância do engenheiro ambiental nos processos de planejamento e gerenciamento das ações voltadas à captação, tratamento e distribuição da água e ao tratamento do esgoto. No dia 31 de janeiro é comemorado o dia nacional deste profissional.
E quando se trata de saneamento, a participação do engenheiro ambiental é fundamental, seja para minimizar eventuais impactos ao meio ambiente ou ainda para a conservação dos recursos naturais. Sua atuação inclui administrar as redes de coleta e estações de tratamento de efluentes. Ao mesmo tempo, busca a melhoria para a qualidade de vida da população em harmonia com os cuidados com a natureza.
“Há uma relação muito próxima entre o avanço do saneamento e a preservação ambiental. Por exemplo, cada vez que promovemos a coleta de esgoto da forma correta, o tratamos de maneira adequada e o devolvemos à natureza sem poluentes, temos um ganho ambiental imenso. Me sinto feliz e motivado a cada dia para seguir nesta jornada que busca na inovação novas maneiras para aumentar a qualidade de vida das pessoas sem prejudicar o meio ambiente”, afirma Eduardo Gonzales de Curtis, engenheiro ambiental da BRK.
Adepta da inovação e das boas práticas de responsabilidade ambiental, a BRK avançou muito com o saneamento ambiental em Mauá e, hoje, 89% de todos os efluentes coletados recebem o devido tratamento antes de voltar à natureza. O índice de coleta também saltou para 93%. Um cenário bastante diferente do registrado no início da concessão, em 2003, quando a rede coletora estava disponível para apenas 72% da população e não havia tratamento algum.
Além da forte atuação em campo, a concessionária investe também em conscientização por meio da educação e tem nas crianças a principal parceria para a disseminação de informações e mudança de atitudes. Visitas às Estação de Tratamento de Esgoto e palestras educativas são realizadas para aproximar os pequenos de temas como conservação da água, destinação correta do lixo e uso consciente da rede coletora de esgoto.
Neste dia 31 de janeiro, a BRK presta homenagem aos engenheiros ambientais que fazem parte do seu time e estende os cumprimentos a todos os profissionais da área que adotaram como lema diário a preservação do meio ambiente.
Banner
Banner
Banner

Site Login