Economia de água e aumento da resistência do concreto

Camargo QuímicaEconomia de água e aumento da resistência do concreto

Os agentes de cura são alguns dos produtos mais utilizados na construção civil, pois evitam a formação de fissuras e contribuem para o meio ambiente.

Na indústria da construção civil, o concreto cumpre papel fundamental. Presente em grande parte das obras, o material, formado por misturas entre cimento e agregados, como areia, pedra, água e aditivos, já conquistou o mercado e por isso vem ganhando novas tecnologias de usabilidade e produtos que melhoram a sua funcionalidade. Um deles, são os agentes de cura.

Atualmente, o uso do concreto vai desde a sustentação de uma estrutura até mesmo como acabamento aparente, por ser versátil e resistente. Porém, para que o material tenha um processo de secagem, ou simplesmente, uma cura perfeita, sem formação de fissuras, é necessário hidratá-lo constantemente nos sete primeiros dias da obra. É nesse processo construtivo considerado fundamental, que entra a função dos agentes de cura.

De acordo com Fábio Camargo, diretor da Camargo Química, os agentes de cura são responsáveis por evitar a evaporação da água de amassamento e, assim, proporcionar a cura do concreto com alta umidade, aumentando a durabilidade e reduzindo a formação de fissuras por secagem e retração.

“Os agentes de cura são uma das alternativas mais simples e econômicas para garantir e aumentar a resistência do concreto, por isso é que são produtos tão importantes no mercado da construção”, complementa.

Além das funções cumpridas na obra, outros dois benefícios se destacam: a economia de água e, consequentemente, a contribuição ao meio ambiente. Por exemplo, para um prédio de 10 pavimentos que utiliza o concreto na estrutura é possível reduzir aproximadamente 50 mil litros de água através do uso de um agente de cura.

Aplicação
Normalmente os produtos de cura devem ser aplicados sobre a superfície do concreto fresco, logo após o desaparecimento da água de exsudação, que ocorre entre meia hora e duas horas depois do concreto alisado, para formar uma película uniforme e flexível, que irá demarcar a área e funcionar como repulsor de raios solares, evitando a evaporação brusca da água e, consequentemente, a formação de rugas ou lacunas.

Linha Curamix

Uma grande linha de agentes de cura, é a Linha CQ. O Curamix é um dos agentes de cura mais comercializados no mercado. Ele age de forma correta na hidratação das partículas de cimento, e é recomendado para uso em concretos com grande área superficial exposta, pavimentos, pisos e lajes de concreto e pré-fabricados curados a vapor.

“Sabemos da importância do agente de cura na indústria, por isso, investimos em produtos de qualidade, que cumprem as funções importantes, como a perfeita cura do concreto e a economia de água”, finaliza Camargo.
Foto: divulgação

Banner
Banner
Banner

Site Login