Thyssenkrupp entre as empresas com maior número de patentes na Europa

thyssenkrupp 100Thyssenkrupp entre as empresas com maior número de patentes na Europa

• Empresa é classificada, pela quinta vez consecutiva, entre as 100 empresas europeias com o maior número de patentes registradas em um ano

• No Brasil, a companhia registrou 39 patentes em 2019

A thyssenkrupp foi classificada, pela quinta vez consecutiva, entre as 100 empresas europeias com o maior número de patentes registradas em um ano. A empresa registrou 300 patentes no Escritório Europeu de Patentes em 2019 e, com isso, ocupa a 12ª posição entre as empresas alemãs mais ativas. Exemplos de patentes registradas recentemente incluem inovações na área de proteção climática, como o Carbon2Chem, solução que transforma gases de efeito estufa em componentes químicos verdes, um processo para a otimização do peso de eixo de comando de válvula automotivo, além de melhorias em máquinas de mineração.

O departamento de patentes da thyssenkrupp é um dos mais antigos da Alemanha. Em seu primeiro ano de existência (1895) registrou 114 patentes. Desde 2015, o departamento trabalha como uma empresa afiliada chamada thyssenkrupp Propriedade Intelectual. Atualmente, o Grupo thyssenkrupp tem mais de 22.000 patentes e direitos de propriedade. Em média, a área de propriedade intelectual da thyssenkrupp registra cerca de 600 invenções por ano em escala global. Além disso, recebeu vários prêmios de melhor departamento de patentes na Europa.

Inovação no Brasil
O comprometimento da thyssenkrupp com a inovação é global. O Grupo investiu no último ano fiscal (2018/2019) €761 milhões em pesquisa e desenvolvimento em seus 90 centros de P&D ao redor do mundo. No Brasil, a empresa tem quatro centros de P&D (dois em SP, um no PR e um no RS) e, nos últimos 10 anos, registrou 380 pedidos de patentes no país, sendo 39 publicadas somente no último ano.

Uma das áreas de negócio da thyssenkrupp com maior ênfase em pesquisa e desenvolvimento é a de tecnologias e equipamentos para mineração, chamada Plant Technology, sendo que das 39 patentes registradas no Brasil, 23 são dedicadas às inovações no setor. A experiência local da thyssenkrupp na área de mineração é vasta e contempla um portfólio de soluções que atendem às mineradoras desde a mina até o porto e engloba todos os processos de extração, manejo, armazenamento e transporte de materiais, bem como serviços de manutenção.

Todas as unidades de negócio brasileiras estão conectadas às suas respectivas áreas e centros de excelência na Alemanha e em outros países onde a thyssenkrupp atua, formando uma cadeia global de inovação. "Nossa estratégia de inovação é baseada na responsabilidade ao longo de todo o ciclo de vida do produto, sustentabilidade, avaliação dos mercados futuros e habilidade de trazer novas ideias rapidamente para o mercado atual. Para nós, ter um processo de desenvolvimento de produto bem estruturado é fundamental para que os investimentos em inovação gerem bons resultados", afirma Paulo Alvarenga, CEO da thyssenkrupp na América do Sul.

Foto: Inovação em mineração: Primeiro britador de rolos excêntrico do mundo, o ERC é uma revolução para a britagem primária tanto a céu aberto como subterrânea. Compacto e robusto, possui um design patenteado, com uma peneira integrada que permite vazões entre 600 e 10.000 toneladas por hora.

Banner
Banner
Banner

Site Login