Quais as áreas promissoras da Engenharia e como escolher?

Quais as áreas promissoras da Engenharia e como escolher?

Professor do Centro Universitário FEI elenca algumas das áreas mais procuradas por estudantes do Ensino Médio e indica caminhos para facilitar a escolha

Profissional fundamental em diversos setores da sociedade, principalmente quando falamos em desenvolvimento, o engenheiro é um especialista que utiliza de suas qualificações técnicas, científicas e matemáticas para criar, aprimorar ou implementar inovações para áreas que vão desde a construção civil, indústria automotiva até na biomedicina. Com campos de atuação tão variados, é normal que o pré-vestibulando sinta dificuldades na hora de escolher qual Engenharia cursar.

O professor Roberto Baginski, responsável pelo vestibular do Centro Universitário FEI, que segue com inscrições abertas (mais informações abaixo), esclarece que, em alguns casos, "os estudantes ficam em dúvida entre dois ou três tipos de cursos. Por isso, é importante que estudante, antes de definir a área, vivencie o que cada engenharia pode oferecer". Para auxiliar nessa escolha, Baginski elenca algumas das áreas mais procuradas no Brasil e explica as particularidades de cada uma delas.

Engenharia Mecânica: uma das áreas mais promissoras do mercado, a Engenharia Mecânica não está ligada apenas ao setor automotivo. Hoje em dia, a produção de qualquer produto que suporte esforços, se mova ou use energia, conta com um engenheiro mecânico, seja em alguma etapa do processo, em sua concepção, projeto, fabricação, operação, manutenção ou gestão. Dinâmica e multidisciplinar, a Mecânica trabalha na identificação das demandas futuras e nos grandes desafios da humanidade, trazendo respostas e soluções criativas.

Engenharia Química: O engenheiro químico tem sido um profissional fundamental na indústria e, atualmente, existe um vasto campo de atuação que pode ser constatado em muitos segmentos industriais, tais como petroquímicos, químicas, fármacos, alimentos e bebidas, papeis e celulose, polímeros plásticos, fertilizantes, tintas e vernizes. Na última década, a Engenharia Química tem atuado fortemente no desenvolvimento de trabalhos com a área médica.

Engenharia de Produção: esta área tem crescido significativamente nos últimos 25 anos, especialmente porque passou por uma evolução em seus conhecimentos, métodos e ferramentas. O estudante que optar por esta Engenharia será preparado para gerenciar sistemas de produção inovadores como os conceitos de Indústria 4.0 e Internet das Coisas. É um profissional valorizado em todos os segmentos, incluindo o setor de finanças, consultorias, administração pública e empresas de serviço, tais como hospitais, redes de hotéis, alimentação e entretenimento.

Engenharia Elétrica: o engenheiro eletricista é um profissional versátil, que tem formação transdisciplinar. Sua ligação com diversas áreas permite a criação de sistemas complexos de tecnologias em desenvolvimento para produtos e processos eletrônicos. O estudante também aprende a manter e investigar sistemas de energia e de comunicação, softwares, interfaces e aplicativos eletrônicos ou computacionais, inclusive sistemas robóticos.

Engenharia de Automação e Controle: esta Engenharia forma profissionais conectados com a realidade de um mundo cada dia mais repleto de recursos de robótica, inteligência artificial e comunicação digital, que tem transformando a indústria e que precisa de profissionais com conhecimento em mecânica, eletrônica, computação e produção, qualificação presente no profissional formado nessa graduação. Os graduandos são capacitados para projetar e trabalhar com sistemas eletrônicos, e mecânicos para controle de plantas industriais, automação predial, sistemas automotivos, petroquímicos e de robôs, entre outros.

Engenharia Civil: nesta área, o aluno aprende a desenvolver projetos nas áreas de construção civil, gerenciamento, estruturas, geotecnia, hidráulica, saneamento, meio ambiente e transportes. As graduação em Engenharia Civil formam profissionais preparados para atuar no mercado de trabalho, como empreendedores ou em empresas do setor, nas atividades de condução de obras, elaboração de projetos, estudos de viabilidade, pesquisa, orçamentos, monitoramento, entre outros.

Engenharia de Materiais: o Engenheiro de Materiais é o responsável por desenvolver tecnologias para a criação de materiais mais leves, mais resistentes, com melhores desempenhos e que sejam ambientalmente corretos. As graduações nesta área formam profissionais com embasamento científico e tecnológico, focados na melhoria e eficiência de produtos, especialmente no que se refere aos processos de fabricação e conformação de materiais.

Engenharia de Robôs: presente apenas no Centro Universitário FEI, a graduação em Engenharia de Robôs tem como objetivo capacitar profissionais para planejar, construir, controlar e manter robôs de diversos tipos. Atualmente não existe um profissional com tais características de formação e, no curso elaborado pela FEI o aluno terá um rol de disciplinas específicas da robótica, como navegação de robôs móveis, dinâmica de robôs com rodas e bípedes, interação humano-robô, dentre outras. É a mais completa e profunda formação em robótica que um curso superior no Brasil pode oferecer.
Vestibular de meio de ano no Centro Universitário FEI

A FEI segue com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre, que, além das oito engenharias citadas acima, também oferece vagas para graduação em Administração e Ciência da Computação.

Mais informações podem ser obtidas por meio do site www.fei.edu.br ou pelo telefone: (11) 4353-2900. Para se informar sobre o curso de Administração, ministrado no campus São Paulo, o candidato deve consultar o número: (11) 3274-5200.

Serviço - Vestibular de meio de ano - 2019
Inscrições: Até 30/05
Taxa: R$ 90 pela internet e R$ 110 presencial

Cursos: Administração, Ciência da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Automação e Controle, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Engenharia de Robôs

Data da prova: 8/6

Opção de ingresso com nota de ENEM 2017 e 2018

Endereços:
- Campus São Bernardo do Campo -Av. Humberto de Alencar Castelo Branco, 3.972-B - Assunção, São Bernardo do Campo – SP.
- Campus São Paulo - Rua Tamandaré, 688 - Liberdade, São Paulo - SP
Site: www.fei.edu.br
Tels: (11) 4353-2900

Banner

 

Site Login