Vinhedo inova para se tornar Cidade Inteligente

23/09/2017 - Vinhedo inova para se tornar Cidade Inteligente
 
Com o avanço tecnológico, município pode receber o projeto piloto nacional de ‘Internet das Coisas’; Na próxima semana acontece o Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista na localidade
 
Sede do I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista, que reúne gestores, vereadores e empresários na próxima semana para tratar de inovações nos serviços públicos, Vinhedo é exemplo de cidade digital no país. Os investimentos tecnológicos e infraestrutura preparada para a aplicação do conceito de cidade inteligente, também a credencia para receber o projeto piloto nacional de Internet das Coisas.
 
Entre as inovações do projeto Soluções Integradas Municipal – SIM Vinhedo Digital, conforme conta o secretário de Administração e presidente do Comitê de Tecnologia da Informação e Comunicação de Vinhedo (CTIC), Gustavo Mattos, estão a criação do cartão único para atendimento do cidadão e a implantação do sistema para abertura de empresas online em menos de 24 horas.
 
Recentemente o prefeito Jaime Cruz também anunciou novos investimentos em tecnologia na Saúde, com a disponibilização da consulta online, a partir da segunda quinzena de outubro, do estoque de medicamentos, possibilitando que a população saiba onde encontrar e, quando em processo de compra, o aviso para aguardar a entrega na unidade.
 
Segundo o secretário, a rede composta por 80 km de fibra óptica possibilitou a informatização total das principais secretarias como Saúde, Educação e Assistência Social e ainda a disponibilização de internet gratuita para a população, com cobertura de 80% da área urbana e velocidade dedicada de 1MB. “A tecnologia é, sem dúvida, uma ferramenta que auxilia na gestão pública, proporcionando ao gestor informações precisas sobre o município e, assim, trazendo agilidade, assertividade e excelência na prestação dos serviços públicos. O desenvolvimento da cidade hoje está relacionado diretamente à capacidade de investir na tecnologia da informação”, comenta.
 
A exemplo do processo feito em Vinhedo, Mattos ressalta a importância das Prefeituras incluírem as Tecnologias da Informação e Comunicação como estratégicas para desenvolver as localidades e impactar positivamente na vida das pessoas. “Os municípios que pretendem adotar a tecnologia como aliada na gestão pública devem, como primeiro passo, estabelecer um planejamento estratégico, com análise detalhada de cada secretaria, dos dados do município para, assim, traçar metas e ações que possam elevar ao patamar de Cidade Digital e, na sequência, Cidade Inteligente”, orienta.
 
Cidade Inteligente
Com o avanço tecnológico e o ambiente de inovação proporcionado pela cidade, Vinhedo pode receber o projeto piloto de ‘Internet das Coisas’ do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em discussão no âmbito nacional.
 
O secretário e presidente do CTIC frisa que os sistemas informatizados utilizados dispõem atualmente de uma plataforma tecnológica capaz de suportar componentes de IOT, ferramentas características também de uma cidade inteligente onde a tecnologia contribui com mais subsídios para redução de custos e agilidade para tomada de decisão. “No projeto IOT_Vinhedo foi desenvolvida uma camada de aplicação para sistemas que utilizam leitores e sensores, além de outros dispositivos (ex: botões de pânico) conectados através da infovia municipal. A camada de aplicação permite telemonitoramento e telegestão de dispositivos, conferindo maior agilidade à realização de serviços como leituras e redução dos custos de operação (ligação, desligamento, detecção de falhas de operação, entre outros) que oneram esses serviços, além de permitir monitoramento da qualidade do fornecimento, localização de modo preciso pontos de perdas e controle de consumo”, explica.
 
Fórum de Cidades Digitais
Na próxima quinta-feira (28), Vinhedo recebe prefeitos, gestores e vereadores da região para tratar de modelos e soluções que possam ser implantados nos municípios. O evento, organizado pela Rede Cidade Digital (RCD) em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, é gratuito para servidores públicos e as inscrições podem ser feitas pelo forum.redecidadedigital.com.br/vinhedo. O objetivo, de acordo com o diretor da RCD, José Marinho, é promover a troca de experiências e facilitar o planejamento das Prefeituras no setor. O Fórum tem o patrocínio máster da Mitra Sistemas, ouro da Exati Tecnologia, prata da ENW e apoio do Intercity Hotéis.
 
Serviço:
I Fórum de Cidades Digitais do Leste Paulista
28 de Setembro, em Vinhedo
Início: 08h30
Local: Auditório do CEPROVI - Av. Independência, n° 5407 Jd. Alba
Inscrições gratuitas para servidores públicos
http://forum.redecidadedigital.com.br/

 

Site Login