Estudo de caso internacional discute fraude em medição de energia elétrica

14/09/2017 - Estudo de caso internacional discute fraude em medição de energia elétrica
 
Programa de reabilitação de redes implantado no Tajiquistão obteve resultados positivos na mitigação de perdas, provendo redução de 7%;
Case será apresentado em evento de utilities na semana que vem em São Paulo.
 
Anualmente as distribuidoras de energia elétrica registram números elevados em perdas na distribuição. O prejuízo é registrado principalmente nas perdas comerciais. Para minimizar os efeitos da questão, as concessionárias buscam soluções de combate a furtos e de modernização tecnológica das redes.
 
O problema não ocorre somente no Brasil, conforme explica o gerente de smart grid da Hexing Energy do Brasil, Samuel Mendes. "Pensamos que em outros países a situação de mercado seria diferente, mas os problemas são os mesmos. O que muda são os recursos disponíveis e os aspectos regulatórios, mas a essência do problema é a mesma". O Grupo Hexing desenvolve produtos e sistemas de medição inteligente de energia e passou a atuar no Brasil após adquirir a Eletra Energy, em 2013. A empresa, que é referência no mercado de smart grids, é expositora e principal patrocinadora da LAUW 2017.
 
Mendes é um dos palestrantes da 15ª Latin American Utility Week e apresenta o "Estudo de Caso Internacional para Proteção de Receita", no dia 20 de setembro, às 10 horas. O case a ser relatado no evento é sobre o programa de reabilitação de redes implantado pelo Grupo Hexing na cidade de Khujand, no Tajiquistão. Com o objetivo de promover restauração de rede elétrica e a otimização de seu desempenho, foram instalados 100 mil medidores na cidade, além de equipamentos de comunicação, sistema de balanço de energia, integração e sistemas analíticos desenvolvidos pelo grupo.
 
De acordo com Mendes, o resultado foi a redução das perdas para um número abaixo de 7%, o que pode ser considerado praticamente perda técnica. "Atingimos esse índice utilizando dados obtidos na medição inteligente e no tráfego, para prover informações a um sistema analítico. Além dos equipamentos, pensamos também na parte construtiva da rede, realizando uma blindagem de todos os ramais e do sistema de medição em si para que seja possível evitar as fraudes".
 
O estudo de caso é parte da programação da conferência que acontece durante a 15ª Latin American Utility Week, de 19 e 21 de setembro no Transamerica Expo Center, em São Paulo. O evento reúne também empresas representativas da cadeia de fornecimento de tecnologia, equipamentos e serviços para o setor de utilities dentro de quatro eixos temático: Smart Grids & Medição, Cidades Inteligentes, Renováveis e Água & Gás.
 
Sobre a LAUW - Organizada pela Clarion Events Brasil, a 15ª edição da Latin American Utility Week (LAUW) reunirá as principais empresas de medição de energia elétrica, água, e gás, geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, automação de redes, TI e Telecom, redes e cidades inteligentes. O evento integra um portfólio global que inclui outros quatro encontros ao redor do mundo: European Utility Week, Australian Utility Week, African Utility Week e Asian Utility Week.
Além da área de exposição, a programação inclui sessão plenária no primeiro dia e conferência panorâmica 360º no segundo e no terceiro dia. Ao todo serão quatro palcos simultâneos com especialistas falando sobre Medição (Metering & Smart Grids), Cidades Inteligentes, TI e Telecom (Smart Grids & Smart Cities), Energias Renováveis e Eficiência Energética (Renewables) e Água e Gás (Water & Gas). Mais informações: http://www.latin-american-utility-week.com/conferencia-panoramica
 
Latin American Utility Week (LAUW)
Data: 19 a 21 de setembro
Local: Transamerica Expo Center - Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387 - Santo Amaro - São Paulo - SP
Horário: Exposição - 10h às 18h / Conferências - 9h30 às 17h30

Banner
Banner

 

Site Login