Produtos sustentáveis auxiliam na revolução verde da construção civil

18/07/2012 - Produtos sustentáveis auxiliam na revolução verde da construção civil
 
Soluções serão apresentadas durante o Concrete Show South America, em São Paulo
 
Nos últimos anos uma “revolução verde” chegou ao setor da construção civil. Nunca se falou tanto em sustentabilidade e o tema nunca teve um papel tão importante nos projetos.
Grande parte dessa revolução denominada verde é decorrente da tomada de consciência em relação ao efeito das ações do homem sobre o meio ambiente. Na arquitetura e na engenharia, uma série (gama) de fatores provocou o desenvolvimento de projetos que vão muito além do aproveitamento de água da chuva, da ventilação natural e do uso de energia solar.
Atualmente as empresas precisam racionalizar o esgotamento dos recursos não renováveis utilizados ao longo de toda a cadeia de produção, os custos e prejuízos causados pelo desperdício de materiais e os destinos dados aos rejeitos produzidos nesta atividade.
Diante desse quadro, o Concrete Show South America, que acontecerá entre os dias 29 e 31 de agosto, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo, apresentará diferentes soluções por meio de seus expositores no evento.
 
Sondageo
A Sondageo Engenharia LTDA., especialista em obras de fundação, adota a utilização de fluidos poliméricos nos processos de estabilização de perfurações e escavações, em substituição à lama bentonítica utilizada em larga escala nas obras geotécnicas.
Diversos tipos de polímeros podem ser utilizados na estabilização de perfurações. A Sondageo adota a combinação de compostos sintéticos e naturais, em parte sólida pulverizada e parte líquida emulsiva. Assim, o fluido polimérico age, como a bentonita, no resfriamento e lubrificação da broca; limpeza, estabilização e manutenção de diâmetro do furo ou escavação; prevenção de processos de filtração; formação de reboco nas paredes; e preservação de atrito lateral.
Como vantagens em relação à bentonita pode-se citar, além da biodegradabilidade, fator principal pelo qual é utilizado, o fácil descarte, feito em qualquer bota-fora; menor formação de borra de concretagem; menor desgaste dos equipamentos e ferramentas; estocagem em áreas pequenas e frete mais barato; fácil preparo e rápida hidratação (cerca de 40 min); alto índice de reaproveitamento da mistura (3 a 5 vezes); diminuição ou eliminação da necessidade de desarenação antes da concretagem; e maior limpeza no campo de obra, facilitando assim a definição das características do material escavado.
Assim, embora o custo unitário do fluido polimérico seja maior que o da betonita comum, o enorme ganho ambiental aliado às diversas vantagens econômicas e executivas resultam em sistema de obra com menores gastos de armazenamento, descarte, equipamentos e ferramentas, além do enorme ganho ambiental.
 
Stytoplast
A Styromanta é uma solução sustentável que visa conforto acústico do morador de apartamentos e o conforto térmico das residências. As principais vantagens do polietileno expandido são proteção contra riscos, umidade e vibração, múltiplos impactos, manchas, além de menor custo em relação ao filme plástico ou bolha.
A manta de polietileno expandido é impermeável, leve, prática, durável e 100% reciclável e não necessita de mão de obra especializada para a instalação. Além disso não gera resíduos na obra.
 
IBPré
O aquecimento do mercado náutico aliado a nova demanda por obras de infraestrutura urbana, aceleraram a procura por soluções economicamente viáveis e duradouras nesses setores. Os píeres flutuantes da IBPré são uma solução rápida e econômica de passarelas flutuantes para uso de pedestres e/ou para ciclovias, além dos tradicionais cais de embarque e desembarque de passageiros. A solução é pesada e de grande inércia, o que se traduz em conforto e segurança podendo até ser comparado ao um píer fixo em sua performance. Outro aspecto positivo é não ser uma obra permanente, podendo ser inclusive alterado em sua configuração e no seu posicionamento, atendendo assim às necessidades de cada projeto.
Fabricado exclusivamente em concreto armado e EPS (Isopor) pode ser totalmente reciclado em caso de necessidade.
 
Coplas
Coplas lança o modelo CE, um distanciador plástico com formato inovador e sistema exclusivo para fixação precisa em diversas bitolas de aço (até 20,0mm). Devido às hastes, elimina a necessidade do ponto para prendê-lo as armaduras.
O CE é diferenciado por resistir a cargas mais elevadas do que os modelos tradicionais. Indicado para armaduras horizontais (leves ou pesadas), permite uma excelente estabilidade devido ao seu formado. Apoiando e posicionando corretamente o aço, garante o cobrimento de concreto evitando os efeitos nocivos da corrosão.
Mobilizada com a ascensão do mercado de sustentabilidade, a Coplas fabrica seus distanciadores e acessórios plásticos com matéria-prima reciclada e os resíduos gerados durante a produção, são reincorporados no processo. Todos os produtos plásticos da Coplas são recicláveis.
 
SH Fôrmas Andaimes e Escoramentos
A utilização da Lumiform como método construtivo traz economia de tempo durante as obras. O sistema substitui os tradicionais blocos de alvenaria, reduzindo em até 85% o tempo de construção de uma casa. Também evita o desperdício de material e diminui a geração de entulho. O sistema permite que lajes e paredes sejam concretadas numa única etapa fazendo com que o custo final seja menor, gerando uma economia significativa.
Além disso, a indústria da construção civil é uma das que mais consome recursos e gera resíduos, seja pela demolição ou pelos resíduos provenientes do processo construtivo. Em vista disso, cada vez mais as empresas se preocupam em mitigar os danos à natureza utilizando sistemas que “industrializem” a construção. O sistema de parede de concreto é notavelmente mais limpo que os sistemas conhecidos como artesanais, tanto por usar materiais na quantidade certa como por não precisar quebrar o que já foi construído.
 
SIKA
O Sikalastic 560 é formado por uma composição de poliuretano e acrílico. O uso desta mistura minimiza o impacto ao meio ambiente por ter como base a água, livre de solventes. O Sikalastic 560 é branco e, ao contrário do que ocorre com as aplicações a base de manta asfáltica, reflete os raios ultravioletas auxiliando na diminuição da temperatura no ambiente interno, economizando energia que seria utilizada em aparelhos de ar condicionado. Esta característica confere ao Sikalastic 560 a classificação de Energy Star, ou seja, um produto de eficiência energética.
Esta nova tecnologia ainda substitui a utilização de manta asfáltica na impermeabilização de grandes áreas. Após a aplicação, o produto se ajusta perfeitamente na superfície em tratamento permitindo uma impermeabilização sem falhas em áreas de lajes de concreto.
 
Argamont
A Argamont apresenta o Sistema Rebomont de revestimento projetado para ambientes internos que dispensa o uso de chapisco e reboco, aplicado diretamente sobre alvenarias, permitindo acabamento de massa corrida. O produto foi desenvolvido para substituir de forma eficaz a aplicação do gesso tradicional sem desperdícios ou geração de entulho, garantindo sustentabilidade e economia no segmento da construção civil no Brasil.
O produto faz uso de taliscas para determinar a espessura a ser utilizada formando mestras para guiar a aplicação recomendada, que fica entre 3 e 7 mm. A aplicação poderá ser efetuada com desempenadeira ou máquina de projeção direta sobre alvenaria, sarrafeada com régua de alumínio regularizando a superfície e finalmente lixada. Após 28 dias a superfície estará pronta para receber pintura com uma superfície lisa e sem porosidade.
 
Pró Eletro
A empresa apresentará as caçambas trituradoras Italdem, que possibilitam triturar o material proveniente de escavações e de demolições utilizados diretamente para a construção de bases para estradas, drenagens e enchimentos. Tudo isso é feito sem a necessidade de extensas plantas de britagem. Essas caçambas possuem um novo método de reaproveitamento de resíduos de construção e dos materiais utilizados em diversas outras aplicações como: obras rodoviárias, mineração, pedreiras, nas quais normalmente todo material inerte produzido primeiro é triturado para depois ser utilizado.
 
BASF
A Basf, por exemplo, demonstrará um revolucionário conceito para a fabricação de concreto de alto desempenho, mais amigável ao meio ambiente e com um excelente custo-benefício. Isto é possível por meio da otimização do traço e utilização de materiais suplementares, acompanhados de produtos especiais da linha Glenium® e (ou) da linha de aditivos, especialmente desenvolvidos para aumentar a manutenção do abatimento, RheoTEC™ Z-60. Esta combinação permite atingir e superar as especificações determinadas para o concreto.
 
Concrefiber
A Concrefiber disponibilizará para o público as fibras  JLF-54, recém chegadas ao Brasil, que realizam tratamentos aditivos para melhorar sua dispersão e a aderência ao concreto e à argamassa. Além de substituir as fibras de aço e telas soldadas, a novidade pode atuar similarmente como placas "protendidas". As fibras, como qualquer outro aditivo, são incorporadas ao concreto e à argamassa para promover melhorias nas propriedades mecânicas do concreto, atuando como uma espécie de reforço tridimensional e são utilizadas para aumentar a durabilidade do concreto e da argamassa.
 
Reis e Reis
E pensando nos resíduos que as obras deixam a Reis e Reis desenvolveu o Remocon Ultra, um removedor de concreto incrustado ou endurecido em superfícies metálicas sem gerar fumaças ou odores. Por ser um líquido ecológico, o produto ataca perfeitamente a estrutura molecular endurecida do cimento, transformando-o em uma pasta de fácil remoção. Não altera a aparência de equipamentos utilizados na indústria de concreto e assim, preserva o meio ambiente. Remocon Ultra é um produto biodegradável e de pronto uso.  Além de não agredir o ambiente, não é corrosivo e perigoso, atóxico, de baixo custo e elimina o desgaste de equipamentos.
 
EVCOM

Banner
Banner
Banner

Site Login