Odebrecht Engenharia e Construção dá posse a Conselheiro independente

29/06/2017 - Odebrecht Engenharia e Construção dá posse a Conselheiro independente
 
Em mais uma iniciativa para ampliar dentro do Grupo Odebrecht as práticas de Governança Corporativa adotadas nas melhores e mais respeitadas empresas, a Odebrecht Engenharia e Construção deu posse ao seu primeiro conselheiro independente, João Pinheiro Nogueira Batista, 60 anos, economista com experiência executiva nos setores financeiro e industrial, construída nos setores público e privado, nacional e internacional.
 
Formado em Economia na PUC-Rio e com pós-graduação em Engenharia Econômica na Universidade Gama Filho (RJ), João Pinheiro Nogueira Batista é membro do Conselho de Administração da Swiss Re Corporate Solutions Brasil Seguros S.A, empresa onde exerceu até o mês passado o cargo de CEO. Integra também os Conselhos de Administração da Canopus Holding S.A., da Cerradinho Bioenergia S.A e da Springs Global Participações S.A.
 
Presidiu o Comitê de Aquisições e Fusões-CAF (2013/2014), a Suzano Petroquímica (setembro 2006-novembro 2007) e foi Vice-Presidente da Suzano Holding (de 2003/2007), além de ter sido CFO da Petrobras (2001/2002) e Diretor do Dresdner Bank Brasil (1989/2001). Ocupou, ainda, a Presidência do Conselho do IBRI (Instituto Brasileiro de Relações com Investidores) e a Vice-Presidência do Conselho do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
 
O novo modelo de Governança do Grupo Odebrecht estabelece que o Conselho de Administração de cada empresa seja constituído por pelo menos 20% de conselheiros independentes (mas não menos do que dois membros). Os conselheiros independentes devem ser profissionais que, com sua experiência e capacidade de julgamento, como é o caso de João Pinheiro Nogueira Batista, contribuam para o desenvolvimento e a atuação transparente da companhia. Em 2015, eram seis os conselheiros independentes em todo o Grupo Odebrecht. Agora, já são 14. A meta do Grupo é encerrar 2017 com 23 posições.
 
Desde julho de 2016, o grupo empresarial vem reforçando as medidas do Sistema de Conformidade e Governança. Além de prever a participação de conselheiros independentes em todas as suas empresas, criou, na holding Odebrecht S.A. e em suas empresas líderes, Comitês de Conformidade integrados por membros dos respectivos Conselhos de Administração.
 
Em todo o Grupo Odebrecht, há, hoje, 9 Responsáveis pelas Áreas de Conformidade, ligados, não aos gestores executivos, mas aos Comitês de Conformidade, como recomendam as melhores práticas de governança. As equipes de Conformidade já contam com mais de 50 profissionais, dedicados a treinar e orientar Integrantes e fornecedores, e prevenir, detectar e corrigir eventuais irregularidades. É um compromisso do Grupo Odebrecht atuar dentro de princípios de ética, integridade e transparência, sem exceções nem flexibilizações.
 
cdn Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login