Cinco medidas para o Brasil recuperar a confiança do investidor

29/09/2016 - Cinco medidas para o Brasil recuperar a confiança do investidor
 
Allan Pires, consultor de negócios da PA Latinoamerica, destaca as possíveis mudanças na política econômica do país para a retomada dos investimentos externos e desenvolvimento de novas possibilidades de crescimento para o Brasil
 
A instabilidade política e econômica do Brasil fez com que investidores estrangeiros deixassem de aplicar recursos no país. Segundo o consultor de negócios Allan Pires da PA Latinoamericana, uma gestão efetiva das contas públicas é um passo necessário para que o cenário mude. “Uma proposta de ajustes nas contas traria confiança ao mercado internacional para a realização de investimentos produtivos ou financiamentos de longo prazo”, explica.
Para que o Brasil se torne novamente atraente aos olhos estrangeiros, é preciso que o presidente Michel Temer atente para uma série de medidas, permitindo que a economia brasileira se torne pulsante. Abaixo, Allan aponta cinco possíveis estratégias que podem promover a melhoria da percepção dos investidores estrangeiros:
 
1.      Ajuste de contas: Já dizia o ditado “o que não se mede, não se gerencia”. Um ajuste de contas mediaria os custos e despesas de chamada administração direta – representada pelo inchaço do funcionalismo público, responsável por comer mais de 80% das contas públicas do país. Isso também é causado pelo descontrole da previdência social e das despesas financeiras relacionadas aos empréstimos feitos pelo governo com fins de custeio ou investimentos.
 
2.     Fácil Financiamento: No governo Lula, a população acelerou o consumo de bens e carro é um exemplo deste período. As ações do governo geraram uma tomada desenfreada de empréstimos pelos brasileiros. Ficou muito fácil financiar. A população não estava mais interessada no valor total do veículo, mas em quanto elas iriam pagar por mês. Hoje, este modelo não é sustentável.
 
3.         Um modelo sustentável de crescimento: O modelo deve depender única e exclusivamente de investimentos. Como há baixo investimento ou captação de novos recursos, o investimento tem que ser feito pela iniciativa privada. Contudo, as altas taxas de juros inibem esse movimento e o mercado está sem confiança. Então, para qualquer um investir é preciso saber se o público-alvo está disposto a comprar e qual o potencial deste mercado. No momento, nenhum dos dois se apresenta claramente em um cenário de curto prazo.
 
4.      Redesenhar o sistema econômico brasileiro: Qual será a base de confiança a ser utilizadas para que as organizações globais voltem a olhar para o Brasil? Muitos países aumentam a taxa de juros quando a inflação está alta como forma de desincentivo ao consumo. A taxa de juros brasileira é sempre alta. Não importa o crescimento ou a crise, o cenário é sempre o mesmo. A taxa SELIC do Brasil está em 14,25% enquanto nos Estados Unidos e na Inglaterra sua correspondente está em 0,5%.
 
5.     Acelerar a economia: A única forma de acelerar a economia é por meio da iniciativa privada. A demanda por investimentos em infraestrutura como a criação de novas rodovias ou portos impacta diretamente na economia. O Brasil necessita de investimentos contínuos do setor privado e as concessões se tornam fundamentais na área de infraestrutura. Quando melhorar a infraestrutura e o custo Brasil, a tendência é que os negócios decolem. O investidor ficará mais estimulado para investir se o governo conceder espaço para impulsionar áreas que o país tanto carece. Com isso, sobra mais tempo para o governo focar no que é básico e de direito do brasileiro como saúde, educação e moradia.
 
Sobre a PA Latinoamericana - A PA Latinoamericana atua em serviços de consultoria, representação e apoio na conquista de mercados para empresas de TI e grupos privados em geral. A empresa oferece soluções de planejamento estratégico, marketing, estratégias go to market, programas de canais e alianças, recrutamento, seleção e gestão de revendas e de operações, fusões e aquisições, gerenciamento compartilhado e turnaround, entre outros. Para governo, a empresa presta serviços de gerenciamento compartilhado de projetos, pesquisas de mercado, ações de promoção e plano estratégico de exportação de empresas brasileiras.

Digital Trix

Banner
Banner
Banner

Site Login