Geradores Cummins fornecem energia para Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, local de excelência em pesquisas, em Campinas

22/08/2016 - Geradores Cummins fornecem energia para Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, local de excelência em pesquisas, em Campinas
 
Dois grupos geradores da Cummins Power Generation foram instalados no CNPEM, cujo funcionamento requer alta estabilidade de fornecimento de energia elétrica
 
Referência em pesquisas de tecnologia de ponta, o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP), agora conta com dois grupos geradores da Cummins Power Generation para garantir a alta qualidade de fornecimento de energia exigida para funcionamento dos seus Laboratórios e, em especial, do acelerador de partículas, utilizado em pesquisas científicas e industriais, operado pelo Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), um dos Laboratórios que faz parte do CNPEM.
O LNLS opera a Fonte de Luz Síncrotron, produzindo ondas eletromagnéticas a partir da energia cinética de feixe de elétrons com velocidade próxima a velocidade da luz. Pesquisadores que atuam em diversas áreas do mercado utilizam a Radiação Síncrotron para coletar informações relevantes sobre as propriedades estruturais e químicas dos materiais no nível molecular.
A Usina Elétrica de 5.000 kVA, com dois geradores modelo C2000D6 (2x 2500kVA), de fabricação Cummins, foi montada pela Distribuidora de Motores Cummins (CDMC),  em 2015, com o fornecimento de uma unidade completa, inclusive transformador e painéis de média tensão e a reinstalação nesse mesmo local de uma unidade geradora existente, de mesma característica técnica, adquirida anteriormente pelo CNPEM em 2001, para operar em paralelo entre si e em processo de rampa com a rede de energia da concessionária local.
“A alimentação de energia elétrica do projeto venceu um grande desafio, uma vez que teve que ser efetuada com qualidade superior à estabelecida pela maior parte das normas técnicas - explica Eduardo Borges Aparício. Silva, gerente de Vendas de Grupo Gerador da CDMC -, pois pequenas variações na tensão e corrente, aceitas por quase todas as cargas tiveram que ser eliminadas ou mitigadas, para não afetar a fonte de luz síncrotron”.
O LNLS possui hoje 18 estações de pesquisa – chamadas linhas de luz – voltadas ao estudo de materiais orgânicos e inorgânicos, por meio de técnicas que empregam radiação eletromagnética desde o infravermelho até os raios X. O LNLS está neste momento construindo o Sirius, uma fonte de luz sincrotron de quarta geração, planejada para ser uma das mais avançadas do mundo.
 
Sobre a Cummins Power Generation - A Cummins Power Generation, fabricante que fornece sistemas completos de geração de energia a Diesel e gás natural, atendendo demandas de diversos portes, desde grupos geradores de 8 kVA até 4375 kVA. Com uma rede de mais de 611 distribuidores em 190 países, a companhia é referência mundial na fabricação de grupos geradores há mais de 90 anos.
No Brasil são 37 pontos de cobertura com distribuidores, dealers e postos avançados de atendimento, e estrutura completa para desenvolvimento do projeto, venda, locação, instalação, treinamento e assistência técnica. Mais informações: www.cumminspower.com.br ou pelo Disque Energia: 0800 701 4701.

2PRÓ Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login