UL do Brasil oferece inédita Certificação de Pessoas do IECEx

16/08/2016 - UL do Brasil oferece inédita Certificação de Pessoas do IECEx
 
A empresa é a primeira certificadora da América Latina a conquistar a acreditação para Certificação de Pessoas para Atmosferas Explosivas do Sistema IECEx
 
A UL, multinacional do setor de inspeções, ensaios e certificação de produto, tornou-se a primeira certificadora da América Latina a ser acreditada pelo Sistema IECEx para a certificação internacional de pessoas que trabalham em áreas classificadas como atmosferas explosivas.
O IECEx é um sistema internacional reconhecido por diversos países. Uma pessoa que possua esta certificação pode trabalhar em qualquer empresa no mundo na área de Óleo e Gás, pois estará demonstrando que possui o conhecimento e pode ajudar a elevar o nível das instalações ao prover o serviço de uma maneira que atenda aos requisitos mínimos exigidos em uma área classificada. Para atender aos requisitos do IECEx, a UL criou procedimentos, qualificou a sua equipe e desenvolveu um software para a realização das provas em língua local, um sistema inédito para este tipo de certificação.
“A obtenção dessa acreditação do sistema IECEx representa para a UL um aumento em sua oferta de serviços; assim os clientes, através de uma única certificadora, conseguem obter diversas soluções. Sabemos da importância em contribuir para a segurança nas instalações de atmosferas explosivas e o fato de certificar uma pessoa propõe-se à elevação do nível de segurança nestas instalações”, comenta Eduardo Galera, Engenheiro Líder da área de Óleo e Gás para América Latina da UL. Inicialmente, as unidades trabalhadas pela UL são a Ex 000, de conhecimentos e percepções básicas para adentrar em uma instalação contendo áreas classificadas, e Ex 001, de aplicação dos princípios básicos de proteção em atmosferas explosivas.
O processo de certificação de pessoas em atmosferas explosivas da UL começa com uma análise curricular. Caso o candidato seja aprovado nesta análise curricular, ele irá realizar o exame e, sendo aprovado, recebe um certificado chamado CoPC, além de uma carteirinha de identificação do IECEx. Qualquer profissional que possua conhecimento ou tenha entrado em contato com atmosferas explosivas pode requerer esta certificação.
O esquema de Certificação de Pessoas do IECEx fornece às indústrias globais Ex um único sistema de avaliação e qualificação de pessoas que preencham os pré-requisitos de competência necessários para implementar adequadamente os requisitos de segurança com base no conjunto de Normas Internacionais IEC, em atmosferas explosivas, por exemplo, através da série de normas IEC 60079. “Muitos dos acidentes em instalações contendo atmosferas explosivas podem ter erro humano além de problemas no produto. Certificando o produto e a mão de obra, é possível minimizar esses erros e problemas que, muitas vezes, resultam em acidentes fatais. Portanto, há boas razões para tornarmos a certificação de pessoas compulsória tal qual é a certificação de produtos”, explica o engenheiro.
 
Sobre a UL - A UL é uma importante empresa global independente de ciência de segurança que defende o progresso há mais de 120 anos. Seus quase 11.000 funcionários são guiados pela missão da UL de promover o trabalho e ambientes de vida seguros para todas as pessoas. A companhia utiliza pesquisas e padrões para avançar de maneira contínua e atender a necessidades de segurança em constante evolução. No Brasil, a UL está há 16 anos prestando serviços de certificação de produtos e equipamentos, atendendo a uma grande variedade de produtos, como válvulas industriais, tubulações, tanques e equipamentos elétricos eeletroeletrônicos para atmosferas explosivas, sendo este último especialidade da empresa.
 
CM Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login