Selo de qualidade é aliado para construtoras reduzirem as reclamações nas instalações e também o custo de manutenção

15/08/2016 - Selo de qualidade é aliado para construtoras reduzirem as reclamações nas instalações e também o custo de manutenção

Mercado tem selo para atestar conformidade técnica e de eficiência das instalações elétricas, hidráulicas e de gases combustíveis entre outros

A entrega das instalações prediais, como redes elétricas, hidráulicas, solar, de gases combustíveis, em perfeito estado de funcionamento está muito longe de ser detalhes em um imóvel. As instalações são de fundamental importância para que tudo funcione perfeitamente em qualquer prédio, comercial e, principalmente residencial. Imagine o comprador que acabou de adquirir da construtora a chave do seu imóvel novo; finalmente seu sonho de consumo foi realizado, dai ele chega no apartamento e a fiação elétrica está exposta, com risco de choque; tem vazamento de água e, pior ainda, de gás, que pode colocar em risco a segurança de todo o prédio. Similar às imagens que foram divulgadas recentemente na entrega dos apartamentos da Vila Olímpica, no Rio de Janeiro, um constrangimento para o país. Sem instalações adequadas o projeto fica comprometido, além de jogar no lixo a reputação dos responsáveis pela entrega de um serviço de qualidade tão ruim. A mídia, as redes sociais e sites de reclamação estão ai para provar que o consumidor está cada vez mais exigente dos seus direitos e com razão.

Para garantir que os serviços de instalações sejam realizados dentro das normas técnicas em vigor, e dos padrões adequados de segurança, existe um programa de qualidade, chamado Qualinstal, que está auxiliando as construtores a reduzirem, junto aos seus clientes, as reclamações na parte das instalações. Esse programa, coordenado pela Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência de Instalações - Abrinstal, surgiu dentro do Sindinstalação (o Sindicato da Indústria da Instalação do Estado de São Paulo), tem o objetivo de garantir a qualidade dos serviços de instalação; aumentar a segurança das instalações e dos usuários; viabilizar aumento de produtividade da cadeia da construção civil predial e de infraestrutura.

"É um programa de qualidade que envolve um conjunto diversificado de agentes da cadeia da construção civil, como fabricantes de materiais e equipamentos, empresas de projetos, mão de obra e claro, as empresas de instalação", conta Alberto Fossa, diretor executivo da Abrinstal.

Um dos maiores êxitos do Qualinstal é que durante o processo para a certificação das empresas instaladoras, visando ampliar o nível de segurança e qualidade, o custo das instalações costumam baixar em função do aumento da produtividade. As empresas passam a aproveitar mais os materiais, produzir mais e com mais qualidade, evitando o retrabalho. Esse fato foi um grande diferencial para a evolução do Qualinstal, pois os projetos precisam trazer benefícios para todos os envolvidos.

A Construtora Tecnisa, por exemplo, tem a certificação do Qualinstal em diversas modalidades, incluindo elétrica, hidrosanitárias e gás, e já colhe vários resultados do selo, segundo informações do engenheiro André Andrade. "Estamos conseguindo diminuir as reclamações por causa do aumento da qualidade do serviço. Em 2013, os chamados de assistência relativos às partes elétrica e hidráulica, representavam cerca de 40% das ocorrências, em 2014 caiu para 30% e no ano passado ficou em 18%. É um resultado, que via Qualinstal, estamos melhorando a cada ano", conta André.

Entre as vantagens de empresas com selo de qualificação, Andrade destaca o menor custo no pós-obra, maior controle de desempenho e em processos e documentações, que ficaram mais organizados. Para Andrade, o Qualinstal é uma das melhores maneiras de se criar um sistema de gestão eficaz. "Conseguimos maior eficiência nos processos com redução de custo, agregamos valor para o cliente e muito importante, aumentamos o valor da marca e reputação positiva da empresa, com a qualidade superior do serviço que entregamos", disse Andrade.

O Qualinstal existe desde 2002, e atua na análise e controle da conformidade de quatro pilares: projetos - planejar é fundamental, assim como seguir o planejamento, documentando fase a fase; produtos - garantir o uso de produtos com procedência de empresas que seguem padrões aplicáveis; mão de obra - garantir as competências mínimas para realização das atividades; e a checagem das instalações, a avaliação das conformidades técnicas segundo os padrões estabelecidos.

Comunicação da Abrinstal

Banner
Banner
Banner

Site Login