Gerenciamento circular das águas de esgoto municipais é tema da palestra do professor do departamento de Biotecnologia da Universidade de Verona durante o Encontro Técnico AESABESP da 27ª Fenasan - Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente

15/08/2016 - Gerenciamento circular das águas de esgoto municipais é tema da palestra do professor do departamento de Biotecnologia da Universidade de Verona durante o Encontro Técnico AESABESP da 27ª Fenasan - Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente
 
O engenheiro ambiental Francesco Fatone vem ao Brasil a convite da Italian Trade Agency (ITA) e faz palestra, no dia 16/08/2016, das 15h00 às 16h00, para mostrar os desafios do projeto e as iniciativas que deram certo na Itália
 
De acordo com Instituto Trata Brasil, 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, o que corresponde a 17,5% da população (www.tratabrasil.org.br/saneamento-no-brasil). Para mostrar como a Itália resolveu a questão de suas redes de esgoto, o engenheiro ambiental Francesco Fatone, professor do departamento de Biotecnologia da Universidade de Verona, vem ao Brasil, a convite da Italian Trade Agency (ITA, para falar sobre o assunto, durante o 27º Encontro Técnico AESABESP, evento que ocorrerá no âmbito da Feira FENASAN, marcado para os dias 16 a 18 de agosto.
Em sua palestra sobre “Gerenciamento circular das águas de esgoto municipais”, no dia 16/08, das 15h00 às 16h00, ele vai relatar os desafios da Itália no setor, bem como as tecnologias e projetos desenvolvidos no país.

Ph D em biotecnologia industrial e ambiental, também pela Universidade de Verona, Fatone concentra suas pesquisas em tratamentos biológicos de águas residuárias, visando à remoção de nutrientes e de xenobióticos (compostos quimicos produzidos pela indústria ou pela natureza estranhos ao organismo humano, como pesticidas agrícolas, inseticidas e produtos de limpeza) e na recuperação de recursos. A Fenasan – que será realizada no Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte - é promovida há 26 anos pela AESabesp - Associação dos Engenheiros da Sabesp.

Sobre a Italian Trade Agency
ITA – Italian Trade Agency – www.ice-sanpaolo.com.br
Instituição governamental que promove a internacionalização das empresas italianas e seus consórcios de exportação. Fornece ampla gama de serviços, como a identificação de possíveis parcerias, organização de encontros de negócios e realização de missões de empresários brasileiros à Itália. Também coordena pavilhões e feiras internacionais, além de promover fóruns e seminários com a presença de especialistas. Tem sede em Roma e atua internacionalmente por meio de uma ampla rede de escritórios ligados às embaixadas e consulados italianos.
 
Serviço
Estande ITÁLIA na Fensan – 27ª Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente
Palestra do Eng. Francesco Fatone: 16/08/2016, das 15h00 às 16h00
Data: 16 a 18 de agosto de 2016
Terça e quinta-feira
Local: Expo Center Norte
Horários: Feira – das 12h00 às 20h00 // Congresso – das 9h00 às 18h30
 
Perfil Francesco Fatone - Nascido em Verona, na Itália, em 1978, Francesco Fatone é Ph.D em Biotecnologia Ambiental e industrial pela Universidade de Verona, onde, desde 2014, é professor titular da disciplina de Plantas e Processos Químicos.  Em 2008 tornou-se professor assistente da instituição. Sua atividade de pesquisa é centrada na investigação de processos avançados de tratamentos biológicos de águas residuais, sempre visando à remoção de nutrientes xenobióticos, ou seja, substâncias químicas estranhas ao corpo humano, como poluentes, aditivos alimentares entre outros.
É autor e coautor de mais de 60 artigos e fez mais de cem apresentações em congressos italianos e internacionais sobre o tema. Fundou a Innoven (http://www.innoven.it/innoven-3), grupo de pesquisa da Universidade de Verona integrado pelos mais reconhecidos estudiosos do mundo.
É membro de diversas associações profissionais italianas e internacionais, entre as quais a International Water Association (IWA), e o Gruppo Ricercatori di Ingegneria Chimica dell'Università (GRICU).
 
VOICE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Banner
Banner
Banner

Site Login