Companhia siderúrgica oferece matéria-prima para estruturas mais leves e soluções sob medida para a construção civil

28/07/2016 - Companhia siderúrgica oferece matéria-prima para estruturas mais leves e soluções sob medida para a construção civil
 
Aplicação de chapas de aço produzidas pela Steel Warehouse Cisa na indústria da construção no Brasil pode trazer benefícios como diminuição de sucata, de peso e de custos, além de entregas customizadas
 
Os benefícios contidos em uma construção feita em aço são muitas: edificações duráveis, alto ganho de produtividade, redução significativa de resíduos, rapidez na execução da construção, utilização de materiais mais leves, dentre outros. Além disso, o aço é 100% reciclável. É possível fazer o aproveitamento de todo o recurso e contribuir com a sustentabilidade do planeta. Apesar da crise, o setor cresce a passos longos. De acordo com o CBCA - Centro Brasileiro da Construção em Aço, a construção civil é hoje o mais importante setor consumidor de aço no mundo e deve atingir 20% das construções em aço nos próximos cinco anos.
Mas, no Brasil, o setor ainda não se destaca no consumo do aço: os volumes ainda são muito baixos. Este material ainda não teve no Brasil a projeção que conquistou em outros países. “É um material com um potencial muito grande. No país, o setor ainda não engrenou não porque é mais caro, mas por cultura (falta de uso), ou a falta de material disponível. Na Europa e nos Estados Unidos, o aço é muito utilizado na construção”, relata David Sánchez, Diretor Geral da Steel Warehouse Cisa.
A Steel Warehouse Cisa, companhia de serviços siderúrgicos que nasceu da joint venture entre a americana Steel Warehouse, líder no mercado norte-americano da indústria de linha Temper Pass Cut to Length e no processamento de bobinas de aço de grande espessura, com a brasileira Cisa Trading, maior trading privada no Brasil, iniciou suas operações há dois meses no Brasil, em Paulínia (interior de São Paulo) e já está chamando a atenção no setor, principalmente para as construções metálicas, que compõem o sistema da construção civil, como colunas, vigas, pilares, etc. Por meio da tecnologia Temper Pass, a companhia processa bobinas de aço e fornece chapas de aço com as melhores tolerâncias de planicidade e livre de tensões residuais.
“Na fabricação de colunas, perfis e outros componentes estruturais, é necessário fazer emendas para obter maiores comprimentos e atender às necessidades dos diferentes projetos. A Steel Warehouse Cisa entrega um produto mais competitivo, por sua precisão, qualidade e garantia de planicidade, e pode produzir chapas com maiores comprimentos. Um bom exemplo de aplicação que pode ser melhorada utilizando os materiais da Steel Warehouse Cisa é a fabricação de pontes rolantes que podem ser feitas com uma chapa só. Por exemplo: o vão de um prédio tem 20 metros. Atualmente, os fabricantes compram uma chapa de 12 metros e uma de 8 metros e fazem uma emenda para chegar na largura dos 20 metros. Nós, da Steel Warehouse Cisa, podemos fazer uma chapa única com 20m de comprimento”, explica o diretor. “A necessidade de emenda no processo atual aumenta o custo e demanda inspeções criteriosas para evitar uma falha nesta região. Outra coisa muito importante: a chapa, se não tiver sua “memória” removida e for totalmente plana, pode empenar, quando aplicados outros processos, como, por exemplo, soldagem”, alerta.
No processo realizado pela Steel Warehouse Cisa, o cliente deste mercado é convidado e repensar o modelo atual de compra sobre dois importantes aspectos.
O primeiro refere-se à oportunidade de comprar chapas processadas de bobinas com garantia de planicidade e sem tensão residual. No Brasil, não existia fornecedor capacitado para esta operação e com a chegada da Steel Warehouse Cisa, agora é possível. Esta mudança pode gerar resultados significativos de custos de até 10% e se considerarmos os demais ganhos como eliminação de perdas os ganhos, podem chegar até 14%.
O segundo aspecto importante a ser considerado é o ganho proporcionado ao custo logístico. As empresas atualmente demandam muita energia para administrar o processo de aquisição e armazenagem desta importante matéria prima que é o aço. A Steel Warehouse Cisa possui um sistema próprio que possibilita gerenciar a cadeia de fornecimento para o cliente, desde a compra, armazenagem até a entrega “Just In Time” ao cliente. “Esta operação reduz consideravelmente os custos de operação e estoque do cliente, pois o mesmo receberá os produtos conforme sua demanda, eliminando desperdícios”, pondera Sánchez.

Vantagens:
·         Redução de processos (Compras, PCP, Recebimento, Qualidade e Financeiro).
·         Redução de inventário do cliente;
·         Entrega conforme necessidade;
·         Chapas conforme tamanho personalizado – redução de perdas;
·         Produção de até dois comprimentos por bobina;
·         Maior controle qualidade.
Sánchez ainda pondera que dependendo do projeto, o uso do aço pode trazer muitos benefícios nas estruturas metálicas na indústria da construção no Brasil. A empresa de serviços siderúrgicos fornece chapas cortadas sob medida para o cliente final, permitindo redução de custos, retrabalho e sucata no final do processo. “No setor de construção, os clientes buscam por estruturas mais leves e de alta resistência, além de uma solução customizada para seu negócio”, finaliza.
 
Perfil - A Steel Warehouse Cisa, companhia de serviços siderúrgicos que processa e beneficia aço carbono para aplicação em vários setores, como agricultura, construção, mineração, máquinas e equipamentos, guindastes e automotivo, nasceu da joint venture entre a Cisa Trading, maior trading privada no Brasil, que oferece soluções logísticas, operacionais, tributárias e financeiras na importação e exportação para mais de 200 clientes do mercado, e a americana Steel Warehouse, líder na indústria da linha Temper Pass Cut to Length e no processamento de bobinas de aço de alta espessura.
A linha Temper Pass Cut to Length, que fornece chapas de aço com excelentes tolerâncias, garantia de planicidade e livre de tensões residuais, permite processar bobinas de aço carbono de até 1 polegada de espessura e 2,5 metros de largura, tanto em de baixa, média e alta resistência, garantindo maior precisão, qualidade e produtividade ao cliente. A Steel Warehouse Cisa está em plena operação em sua planta com um terreno de 100 mil m², sendo 27 mil m² de área construída -, no município de Paulínia – a 119 quilômetros de São Paulo.
 
Communica Brasil

Banner
Banner
Banner

Site Login