Comgás disponibiliza dados da rede subterrânea no GeoSampa

27/07/2016 - Comgás disponibiliza dados da rede subterrânea no GeoSampa
 
Camada permite a consulta sobre a localização da rede da Comgás no município, facilitando novos projetos e aumentando a segurança
 
Os dados da rede subterrânea da Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) estão disponíveis no GeoSampa (geosampa.prefeitura.sp.gov.br), plataforma que reúne informações detalhadas e georreferenciadas sobre a capital paulista. Com a adesão da Comgás, a plataforma passa a disponibilizar as informações detalhadas sobre a localização dos mais de 4.800 quilômetros de rede de gás natural da Comgás no município de São Paulo.
"A inserção dos dados da rede georreferenciada da Comgás no GeoSampa será uma ferramenta muito útil para a população, pois facilita o acesso à visualização das tubulações. Isso facilita a identificação da existência ou não da rede de gás natural na rua do munícipe", afirma Meire Rose Machado da Costa, gerente assistente de Relações Institucionais da Comgás.
"Outra vantagem é que os interessados em fazer escavações para obras no subsolo podem previamente confirmar a existência da rede de gás natural e, então, procurar a Comgás para mais detalhes, garantindo a integridade da rede e aumentando a segurança das operações", completa Dirceu Goulart, gerente de Planejamento de Rede da Comgás.
A rede da Comgás é 100% georreferenciada. São mais de 4.800 km de rede na cidade, espalhadas no subsolo de 11.989 vias públicas, com aproximadamente 850 km na zona norte, 1.160 km na zona sul, 1.485 km na zona leste e 1.370 km na zona oeste. A Companhia conta com mais de 1 milhão de clientes somente no município de São Paulo, entre residências, comércios e indústrias.
A Comgás disponibiliza gratuitamente o serviço de solicitação de cadastro das redes de gás natural (plantas da rede) às concessionárias e empresas terceiras que necessitem localizar as redes de gás nos logradouros onde obras serão realizadas.
Antes de iniciar qualquer trabalho que demande a escavação do solo, é importante que se obtenha informações a respeito da localização da rede de gás. As concessionárias devem entrar em contato com a Comgás.

Para acessar os dados da Comgás no Geosampa
(1) Acesse http://geosampa.prefeitura.sp.gov.br ;
(2) No mapa, dê zoom em alguma subprefeitura ;
(3) No menu, à direita, selecione a camada "Infraestrutura urbana" e selecione "Comgás";
(4) Selecione o bairro e a rua do seu interesse movendo o mapa com o mouse.
Sobre o gás natural
O gás natural é utilizado em residências, no comércio, em indústrias e veículos, e para a geração e cogeração de energia. Tem fornecimento contínuo, garantindo a produtividade em indústrias e comércios, e mais conforto a clientes residenciais.
Devido à sua composição, o gás natural - na comparação com combustíveis derivados do petróleo - produz queima limpa e uniforme, com muito menos fuligem, particulados e outras substâncias que prejudicam o meio ambiente.
O gás natural também garante mais segurança. Por ser canalizado, não precisa ser armazenado em botijões, cilindros ou centrais de abastecimento. Mais leve que o ar, o gás natural dissipa-se com mais facilidade em caso de vazamento.

Sobre a Comgás - A Companhia de Gás de São Paulo (Comgás) trabalha para ser a melhor alternativa energética para as pessoas, as empresas e a sociedade, oferecendo serviços e soluções que antecipam o futuro.
Com fornecimento ininterrupto e atendimento 24h, a Comgás atende mais de 1,6 milhão de clientes em sua área de concessão no estado de São Paulo: a Região Metropolitana de São Paulo, a Região Administrativa de Campinas, a Baixada Santista e o Vale do Paraíba.
A Companhia possui mais de 13 mil quilômetros de rede de distribuição em 87 municípios, abastecendo com gás natural os segmentos industrial, comercial, residencial e automotivo, além de viabilizar projetos de cogeração e fornecer gás para usinas de termogeração. Site: www.comgas.com.br

Loures Consultoria

Banner
Banner
Banner

Site Login