ABB recebe pedidos de mais de $ 300 milhões para o primeiro elo UHVDC de 1,100 kV na China

27/07/2016 - ABB recebe pedidos de mais de $ 300 milhões para o primeiro elo UHVDC de 1,100 kV na China
 
Transformadores e outros equipamentos permitirão que elo de Changji-Guquan transmita 12.000 MW de eletricidade em mais de 3 mil km a 1,1 milhão de volts, estabelecendo novos recordes em nível de tensão, capacidade de transmissão e distância
 
ABB ganhou pedidos de $300 milhões para fornecer tecnologias inovadoras de alimentação de energia para o primeiro elo de transmissão do mundo de ultra alta tensão em corrente contínua (UHVDC). Os pedidos foram programados para o segundo trimestre de 2016.
O elo de transmissão UHVDC de Changji-Guquan transmitirá energia da região de Xinjiang no noroeste até a província de Anhui ao leste da China e estabelecerá um novo recorde em termos de nível de tensão, capacidade de transmissão e distância. O elo de transmissão terá capacidade de transportar 12.000 megawatts de eletricidade - o equivalente a 12 usinas de energia de grande porte, um aumento de 50% na capacidade de transmissão comparado aos elos de transmissão de UHVDC de 800 kV atualmente em operação. Isso ajudará a ampliar a distância de transmissão de aproximadamente 2.000 km para 3.000 km e desempenhará um papel essencial na integração de energias renováveis remotas em larga escala, transmitindo energia ao longo de distâncias maiores, constituindo assim uma rede mais interconectada.
O escopo de fornecimento inclue transformadores de conversão avançados e componentes como buchas e comutadores. A ABB também fornecerá as válvulas conversoras de corrente contínua em alta tensão (HVDC), disjuntores DC, buchas de parede e capacitores, além de prestar o suporte para o projeto do sistema. Os transformadores estarão entre os mais potentes do mundo, atendendo aos mais exigentes padrões de desempenho, confiabilidade e segurança. Cada transformador pesa 800 toneladas, medindo 32 metros de comprimento. A fabricação de ponta de transformadores da ABB e o centro de testes em Chongqing, bem como o centro local de engenharia e tecnologia de HVDC estarão ativamente envolvidos na entrega e execução do projeto.
"A China possui grandes centros de carga em sua região leste, enquanto uma quantidade significativa de seus recursos energéticos está no oeste e noroeste. A geografia expansiva e aumento da demanda na última década levaram a acumulação de capacidade de Ultra-Alta Tensão (UHV) para transmitir grandes quantidades de energia por distâncias maiores com o mínimo de perdas", disse Claudio Facchin, Presidente da divisão Power Grids da ABB. "As tecnologias de ultra-alta tensão representam uma área essencial de foco da nossa estratégia Next Level e os nossos avanços tecnológicos nesta área estão permitindo o aumento da capacidade de transmissão de energia e distância para um nível sem precedentes, com perdas mínimas de transmissão".
A transmissão UHVDC é um avanço de HVDC, uma tecnologia pioneira da ABB há mais de 60 anos e representa um salto em termos de maior capacidade e eficiência em mais de duas décadas. Em 2010, a ABB apoiou a SGCC com o projeto Xiangjiaba-Xangai, primeiro elo de transmissão do mundo de UHVDC de 800 kV a entrar em operação comercial. Para manter sua trajetória pioneira, alguns anos mais tarde, a ABB foi a primeira a desenvolver e testar com êxito a tecnologia de transformador conversor de 1.100kV estabelecendo o recorde para os mais altos níveis de tensão DC.
 
ABB (www.abb.com) é líder em tecnologias de energia e automação que permitem aos clientes de concessionárias, indústrias, e transporte e infraestrutura melhorarem o desempenho, ao mesmo tempo em que reduzem o impacto ambiental. O Grupo ABB de empresas opera em cerca de 100 países e emprega aproximadamente 145.000 pessoas.

llorenteycuenca

Banner
Banner
Banner

Site Login