Chesf, Encalso e Voltalia inauguram Complexo Eólico Vamcruz

30/06/2016 - Chesf, Encalso e Voltalia inauguram Complexo Eólico Vamcruz
 
Com 93 MW de capacidade instalada, Vamcruz tem potencial para produzir em torno de 450 GWh por ano, energia elétrica capaz de abastecer mais de 200 mil famílias. O Complexo Eólico está localizado em Serra do Mel/RN
 
Três empresas com atuação de destaque nacional no setor de energia elétrica se uniram para inaugurar o Complexo Eólico Vamcruz, em Serra do Mel/RN. Chesf, Grupo Encalso Damha e Voltalia apresentam o empreendimento que possui capacidade instalada de 93 MW, com potencial para gerar aproximadamente 450 gigawatts-hora (GWh) por ano, energia suficiente para atender mais de 200 mil famílias, e ainda reduzir a emissão de CO2 em aproximadamente 160.535 toneladas por ano.
Composto pelos parques Caiçara I, Caiçara II, Junco I e Junco II - localizados na Vila Amazonas -, o complexo Vamcruz foi construído em 16 meses e conta com um total de 31 aerogeradores, cuja potência unitária é de 3 MW.  Quanto à conexão elétrica, o complexo está conectado por meio de uma linha de transmissão de 230 kV, com extensão de 13,8 km, e da Subestação Amazonas. Essa estrutura escoa a energia até a Subestação Carcará II. Em seguida, o projeto compartilha, através da subestação Carcará II, uma linha de transmissão de 230 kV e 52 km de extensão até a Subestação Mossoró II.
O Complexo Eólico Vamcruz surgiu a partir de um leilão em 2011 em que Chesf, Grupo Encalso Damha e Voltalia saíram vencedores. Vamcruz entrou em funcionamento em novembro de 2015 e já opera com 100% de sua capacidade.
“O Grupo Encalso Damha vem atuando e investindo há mais de cinco décadas em infraestrutura pesada, energia, agronegócios, negócios imobiliários, shopping center, concessões de rodovias e parques ecológicos, sempre prestando serviços de excelência, zelando pelo bem-estar, melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente. Dentro desse espírito, contribuindo com o desenvolvimento do país, desenvolvemos em conjunto com os parceiros Voltalia e Chesf o Complexo Eólico Vamcruz, instalado na Cidade de Serra do Mel/RN”, declara Mário Múcio Eugênio Damha, diretor executivo do Grupo Encalso Damha.
“Atualmente, temos 303 MW em operação no Brasil, além de 126 MW em construção. O Brasil vive um momento econômico peculiar. Com certeza, essa crise vai acabar e o país irá retomar seu crescimento. Quando isso acontecer, precisamos estar prontos para atender à demanda energética e oferecer o suporte necessário para o desenvolvimento da economia nacional”, explica Robert Klein, country manager da Voltalia Brasil.
Sobre a Voltalia - A Voltalia é uma companhia francesa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis, desenvolvendo e operando projetos multienergéticos com os sistemas eólico, solar, hidroelétrico e biomassa. A empresa está presente na França, Brasil, Grécia, Guiana Francesa e Marrocos e é cotada na bolsa de valores Euronext Paris desde julho de 2014 (VLTSA).
Sobre o Grupo Encalso Damha - O Grupo Encalso Damha é um conglomerado empresarial que atua há mais de cinco décadas no setor de construção. Dentre as suas principais atividades destacam-se terraplenagem, construção e pavimentação de estradas, avenidas, pontes e viadutos, barragens, aeroportos, construção de estações de tratamento de água e esgoto, obras de saneamento básico, oleodutos, gasoduto e infra-estrutura urbana. Para mais informações, acesse www.encalso.com.br.
Sobre a Chesf - A Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco) é uma subsidiária da Eletrobras e sua principal atividade é a geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. São 18 instalações próprias entre hidroelétricas, térmicas e eólicas, além de 44 Instalações em Sociedade (SPE), sendo 40 delas parques e usinas eólicos. Mais informações em www.chesf.gov.br.

VIANEWS Comunicação Integrada

Banner
Banner
Banner

Site Login