Queda de prédio no ABC volta a destacar a importância da regularização imobiliária

10/02/2012 - Queda de prédio no ABC volta a destacar a importância da regularização imobiliária

Diretora da Soluções Consultoria, empresa especializada em legalização de imóveis, comenta o assunto

São Paulo, fevereiro de 2012 – Cerca de duas semanas após a queda de três prédios no Rio de Janeiro, um novo acidente envolvendo o desabamento de um imóvel volta a estampar as manchetes dos jornais. Na noite da última segunda-feira, dia 06 de fevereiro, um prédio comercial de 14 andares desabou parcialmente no centro de São Bernardo do Campo, no ABC, paulista, causando, até agora, a morte de uma criança e o desaparecimento de uma mulher que trabalhava no local.

Apesar das reais causas do desabamento no ABC ainda serem desconhecidas, e da prefeitura ter declarado que os alvarás do prédio estavam em ordem, existe uma especulação de que talvez a caixa d’água do edifício estivesse posicionada no lugar errado, o que volta a colocar em destaque a discussão sobre a importância de os imóveis funcionarem em total regularidade em relação às exigências legais, a fim de garantir total segurança aos seus ocupantes. A engenheira e especialista em legalização imobiliária Sanrlei Polini, diretora da Soluções Consultoria, empresa líder no mercado brasileiro de regularização de imóveis, diz que ainda é cedo para fazer análises conclusivas, uma vez que os laudos técnicos não foram divulgados. Ela ressalta, no entanto, a importância de saber se havia algum tipo de obra sendo realizada no interior do edifício que pudesse ter relação com o acidente.

“Pelo que foi divulgado até agora o prédio estava regular em termos de documentação. Sendo assim, é importante que seja checado se recentemente estava sendo realizado algum tipo de obra interna sem as devidas autorizações ou alguma construção irregular que pudesse ter comprometido a estrutura do imóvel”, avalia a especialista. “A irregularidade em construções e reformas de imóveis é algo muito comum nas cidades brasileiras. Não podemos afirmar que seja o caso, mas é importante que haja uma perícia muito detalhada neste sentido”, finaliza Sanrlei.

O que é a Soluções Consultoria

A Soluções Consultoria é a maior empresa brasileira com atuação especializada em regularização de imóveis, operando nas três esferas de poder: municípios, estados e União. A companhia oferece serviços especializados em documentação patrimonial e empresarial, assegurando uma gestão
documental atualizada perante aos órgãos pertinentes as atividades de cada cliente.

Com mais de dez anos e uma equipe formada por engenheiros, arquitetos, administradores de empresas e advogados, a Soluções Consultoria desenvolve projetos para os maiores grupos empresarias que atuam no País, entre eles o Citibank, Diversey, Fast Shop, Intermédica Saúde, Itaú-Unibanco, Magazine Luiza, Outback, Price, Redecard, Starbucks, Tok&Stok, entre outras, nas áreas de licenças ambientais, imóveis envolvidos com tombamentos históricos, obtenção de licenças na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), legislação e documentação, acompanhamento para a obtenção do Auto de Vistoria e projetos no CONTRU (Departamento de controle do Uso de Imóveis).

Banner
Banner

 

Site Login