ALAMYS apoia a iniciativa latino-americana para o transporte sustentável

20/06/2012 - ALAMYS apoia a iniciativa latino-americana para o transporte sustentável

Durante a realização da RIO+20

Com o propósito de contribuir para um meio ambiente mais equilibrado, através do rápido avanço e desenvolvimento de sistemas de transporte sustentável em toda a América Latina, foi lançada a ILATS-Iniciativa Latino-americana para o Transporte Sustentável, entidade sem fins lucrativos, reunindo associações, entidades ambientalistas, operadores, indústria, órgãos de govierno, parlamentares, bancos de fomento, organizações internacionais e a sociedade civil em geral, focada principalmente na mobilidade urbana e em suas relações com o planejamento territorial e o meio ambiente urbano.
Em 19 de Junho, o presidente da ALAMYS, Mário Fioratti, assinou a carta em apoio à proposta da ILATS para a Conferência das Nações sobre o Desenvolvimento Sustentável–RIO+20 em cerimônia realizada na cidade de Rio de Janeiro. Para Mário Fioratti “esta iniciativa é muito importante para o desenvolvimento de sistemas de transporte público nas grandes cidades da América Latina como meio para garantir a qualidade de vida dos cidadãos, especialmente as classes com menos recursos”.
ILATS encaminha este pleito às nações participantes da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável-RIO+20, instando-as a reconhecer que o transporte sustentável é essencial para o desenvolvimento sustentável. Solicita às Nações que esse reconhecimento seja explicitamente registrado no documento “O Futuro que Queremos” através de três pontos:

1. Que seja reconhecida a importância do transporte sustentável como peça essencial do desenvolvimento sustentável, por meio da criação de um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável específico, renovando o compromisso das nações em promover a implantação de sistemas de transporte integrados, eficientes, seguros, inclusivos, universalmente accesíveis e de baixo impacto ambiental, que contribuam para o desenvolvimento sustentável com un saldo positivo de externalidades.

2. Que seja criado un programa das Nações Unidas para a promoção do transporte sustentável.

3. Que sejam criados mecanismos financeiros efectivos e duradouros para incentivar a rápida disseminação de sistemas de transporte sustentável e para ampliar a resiliência e eficiência dos sistemas existentes:

· destinando recursos para promover a adoção de políticas públicas integradas e de longo prazo que incentivem o transporte sustentável;

· priorizando recursos e condições mais favoráveis de financiamento para projetos que promovan benefícios sociais e ambientais concretos;

· criando fundos garantidores para ajudar as nações a superar barreiras para a tomada de empréstimos;

· reconhecendo que parte dos recursos comprometidos com a mitigação de impactos e de externalidades serão liberados em consequência da implantação de projetos de transporte sustentável e criando mecanismos para incorporá-los às fontes de financiamento e garantia desses mesmos projetos;

· promovendo condições para uma maior participação de capitais privados nos investimentos em infraestrutura de transportes;

· criando indicadores e critérios de avaliação de projetos que permitam identificar e priorizar aqueles que efetivamente contribuam para o desenvolvimento sustentável.

Aurelio Rojo, secretário geral da ALAMYS, destacou “ o compromisso da ALAMYS e seus Membros para ajudar a desenvolver sistemas de transporte sustentáveis, através de iniciativas apresentadas na última Assembléia Geral da Associação, em Guadalajara (México), através de trabalhos e declarações institucionais. Estas ações destinam-se a decisores políticos para procurar um compromisso firme para incentivar a mobilidade dos cidadãos nas cidades da América Latina”.

Sobre ALAMYS
A ALAMYS foi criada em 1986 com o objetivo de facilitar o intercâmbio de experiências e tecnologias entre os países-membros da América Latina e da Península Ibérica. A ALAMYS tem como objetivo, atender as afinidades de seus membros, tanto em suas especificações técnicas como por sua origem geográfica e o sucesso da Associação se reflete na evolução do número de membros, que hoje conta com 43 Membros Principais (operadores no campo da ferrovia metropolitana) e 73 Membros Aderentes (empresas fornecedoras de equipamentos e instalações, construtoras e consultoras).

O presidente desde abril de 2012, é o Sr. Mário Fioratti, representando o Metrô de São Paulo.
O secretário geral da Associação é o Sr. Aurelio Rojo Garrido que exerce seu cargo de Secretário desde fevereiro de 2001; contando a Secretaria Geral com o apoiso do Metrô de Madrid para o desenvolvimento das atividades.

Para mais informações, visite www.alamys.org ou envie-nos um e-mail para Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Secretaria-Geral da ALAMYS - Junho 2012

Banner
Banner
Banner

Site Login