Universidade Corporativa Termomecanica inicia suas atividades

20/06/2012 - Universidade Corporativa Termomecanica inicia suas atividades
 
A iniciativa visa a integração e o aprendizado tanto dos empregados da Termomecanica como de clientes, fornecedores e parceiros
 
Com o objetivo de oferecer ações de desenvolvimento para empregados, parceiros, clientes e fornecedores da Termomecanica e construir a ponte entre as competências humanas e as organizacionais, alinhadas às estratégias do negócio, tiveram início as atividades da Universidade Corporativa Termomecanica (UCTM).  A instituição foi criada pela Fundação Salvador Arena e trabalhará em prol do desenvolvimento das competências definidas e avaliadas como essenciais para organização.
Para a estruturação da grade de ações de desenvolvimento da UCTM, foram levados em consideração os resultados obtidos no Programa de Avaliação por Competência, aplicados em todos os empregados da Termomecanica, da base organizacional à diretoria. Essa avaliação resultou em um levantamento dos pontos considerados prioritários para desenvolvimento na organização, que permitiram trabalhar algumas competências humanas, subdivididas em Gerais (todos os cargos), Gerenciais (cargos de liderança) e Funcionais (cargos operacionais e administrativos).
“Por meio dessa avaliação, foi possível conhecer como cada um dos colaboradores pode influenciar e manter as competências da organização, entregando os resultados estratégicos para empresa”, diz Regina Celi Venâncio, Presidente da Fundação Salvador Arena e Diretora Presidente da Termomecanica.
Todos os cursos ministrados pela UCTM são gratuitos e estruturados em função das metas e perfil dos participantes, para melhor integração e aproveitamento do conteúdo. A Universidade Corporativa contemplará três escolas – Cultura; Modelo de Gestão; e Operações, em alinhamento com as estratégias da Fundação Salvador Arena e suas controladas e as suas necessidades de aprimoramento e desenvolvimento.
“Em 2012, iniciamos as atividades da UCTM por meio da Escola de Cultura, com a participação dos nossos gestores e agentes de comunicação em um treinamento sobre Programas Sociais e Ferramentas de Gestão. Além disso, estão previstas outras iniciativas, como os cursos básicos e avançados em processos de metalurgia de não ferrosos, temas ligados à gestão de pessoas, cultura e clima organizacional” complementa Venâncio.
 
As ações de desenvolvimento programadas poderão ser cursos de curta duração, técnicos, comportamentais, de formação, além de palestras, tutorias, grupos de leituras, ensino à distância, aplicados de acordo com a competência e o público alvo.
“Neste primeiro ano de atuação, as ações atenderão às necessidades identificadas durante as avaliações dos empregados, porém a ideia é ao longo do tempo transferir o foco das deficiências para o desenvolvimento de pessoas”, finaliza Regina.
A UCTM preza pelo conhecimento a qualquer hora em qualquer lugar, portanto, os cursos são ministrados em sua sede, localizada dentro do Centro Educacional Fundação Salvador Arena (CEFSA), em São Bernardo do Campo, nas unidades da Termomecanica, ou, ainda, à distância.
A iniciativa também visa à capacitação de clientes, fornecedores e parceiros, por meio da chamada Academia Termomecanica, que foi iniciada em março deste ano para a equipe de um importante cliente da linha de laminados.
 
Sobre a Termomecanica
A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados.  Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares.  A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros.  Conta com mais de dois mil colaboradores, três fábricas em São Bernardo do Campo (SP), uma fábrica no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição, em Joinville (SC).
Na Edição Especial Exame Melhores e Maiores 2010, a Termomecanica está entre as 500 Maiores Empresas do País; sendo a 6ª entre as Melhores do Setor Siderurgia e Metalurgia;  a 3ª na lista As de Maior Liquidez Geral; 3ª colocada entre As Menos Endividadas e a 20ª entre As que Mais Cresceram.
 
EPR Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login