BASF apresenta contribuições para redução de impactos ambientais no Dia Mundial do Meio Ambiente

06/06/2012 - BASF apresenta contribuições para redução de impactos ambientais no Dia Mundial do Meio Ambiente
 
Programa de Eficiência Energética visa identificar novas oportunidades de otimização no consumo de água e de outros recursos
Redução do consumo específico de água em 35% no Brasil é um dos exemplos dos resultados da gestão ambiental da empresa
BASF é signatária do Programa Atuação Responsável®, da Abiquim, há 20 anos
 
A Organização das Nações Unidas (ONU) determinou, em 1972, que o dia 5 de junho seria o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem como objetivo provocar a reflexão e incentivar ações concretas que tenham como escopo a preservação ambiental. A BASF como indústria química, líder mundial, deve contribuir para que a sociedade tenha acesso a produtos que assegurem a redução dos impactos ambientais e, além disso, gerenciar, minimizar e prevenir os impactos de suas próprias atividades. Isso sempre foi realidade nas atividades da empresa no Brasil e no mundo como parte do gerenciamento da sustentabilidade que engloba os pilares social, econômico e ambiental.
 
Metas Globais Ambientais de Redução: Resultados no Brasil
Desde 1992 a BASF é signatária do Programa de Atuação Responsável®, da Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química, que em 2012 completa 20 anos. Além disso, desde 2002 a BASF possui metas globais ambientais de redução até 2020. Abaixo os resultados até 2011 no Brasil:
§40% nas emissões de gases efeito estufa por tonelada de produto vendido;
§22% nas emissões de poluentes para a atmosfera;
§93% nas emissões de nitrogênio nos efluentes;
§36% nas emissões de metais pesados nos efluentes;
§34% nas emissões de substâncias orgânicas nos efluentes;
§35% no consumo específico de água.
 
Soluções em Eficiência Energética
A cogeração de energia, que está em operação desde outubro de 2011, já gerou uma economia de 7% do total de energia elétrica consumido pela localidade de Guaratinguetá (principal Complexo Produtivo da BASF na América do Sul). Esse novo sistema, que utiliza calor e eletricidade, proporciona um aproveitamento entre 80 e 85% da energia do gás natural. Além disso, por consumir menos energia primária, reduz significativamente as emissões para o ambiente. Isso está alinhado à meta global da BASF para 2020 que busca a redução global de 40% das emissões de gases que provocam o efeito estufa por tonelada de produto vendido em relação a 2002.
 
Casa de Eficiência Energética da BASF no Brasil (CasaE)
O projeto será construído em apenas seis meses e utilizará produtos e técnicas construtivas mais sustentáveis. Para a construção da CasaE serão implementadas diversas soluções que atuam diretamente na redução do consumo de água, energia e emissão de CO2.
O sistema construtivo da casa proporciona um isolamento térmico muito eficiente, por meio do qual é possível atingir uma economia de aproximadamente 70% de toda a energia consumida pela casa. A casa conta com também com produtos que reduzem o uso de água durante a obra, como o hiperplastificante Glenium® (que aumenta a eficiência da hidratação do cimento, reduzindo o uso de água em 40% em relação aos processos convencionais) e os poliuretanos que oferecem compostos para pisos drenantes, sob a marca Elastopave™.
A Suvinil AntiBactéria será utilizada na parte interna da residência, reduzindo  99%  das bactérias nas paredes, proporcionando um espaço mais protegido, que privilegia a saúde e o bem-estar. Além disso, é a única marca de tintas imobiliárias a ter aprovação da Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) para tintas antibacterianas.
 
Compartilhando conhecimento com a sociedade
A BASF contribui disseminando conhecimento por meio da atuação da Fundação Espaço ECO (FEE), primeiro centro de ecoeficiência aplicada na América Latina.
 
Análise de Ecoeficiência - metodologia que compara produtos e processos, considerando aspectos ambientais, de acordo com a norma NBR ISO14040 – Avaliação de Ciclo de Vida. Também são avaliados, com os mesmos pesos atribuídos aos aspectos ambientais, os aspectos econômicos como preço, investimentos, manutenção de equipamentos, entre outros.
Exemplo de aplicação da metodologia é o AgBalanceTM, uma ferramenta com ênfase na avaliação da sustentabilidade na agricultura. A metodologia diferencia-se, pois leva em conta de forma conjunta os aspectos ambientais, sociais e econômicos do segmento, além de utilizar esquemas de ponderação que permitem avaliar as práticas de produção ​​de forma ampla em toda a cadeia. Para isso, 69 indicadores, cada um ligado a um dos três pilares da sustentabilidade, são calculados por meio da ponderação de aproximadamente 200 fatores de avaliação.
 
Educação para a Sustentabilidade - visa promover a transformação socioambiental de pessoas, organizações e sistemas ecológicos, integrando os interesses dos stakeholders (públicos de relacionamento). Dentre as ferramentas utilizadas estão a gestão de núcleos de educação socioambiental, programas voltados para escolas ecoeficientes, capacitações e workshops voltados ao estímulo de competências organizacionais baseadas nos conceitos da ecoeficiência. Em 2011, mais de 23 mil pessoas foram beneficiadas por essas atividades realizadas pela instituição.
Um exemplo concreto é o Programa Mata Viva, que nasceu em 1984, com a readequação ambiental do trecho da mata ciliar no Rio Paraíba do Sul, às margens do Complexo Industrial da BASF localizado em Guaratinguetá (SP). Posteriormente, o programa foi estendido aos clientes e parceiros da empresa, no qual a FEE contribui com treinamento, diagnóstico de áreas, implementação de programas de adequação ambiental, manutenção e monitoramento, beneficiando os agricultores para facilitar o acesso ao crédito, bem como exportação de produtos agrícolas, entre outros benefícios. O programa ocorre em parceria com cooperativas agrícolas de importantes regiões produtoras do País, e também promove ações de educação ambiental, que incluem atividades em escolas públicas, capacitação de professores e a conscientização de jovens. Resultados consolidados até 2011:
èmais de 730 mil mudas plantadas em 439 hectares, sendo 200 mil delas às margens do Rio Paraíba do Sul, próximo ao Complexo Químico da BASF localizado em Guaratinguetá (SP).
è70 mil pessoas impactadas.
ècerca de 45 mil hectares de área foram diagnosticadas em 121 propriedades rurais.
 
Já no entorno de suas fábricas, a BASF possui projetos educacionais, com destaque para:
Programa Semente do Amanhã - criado em 2005 com o objetivo de capacitar educadores para a abordagem de temas ambientais em sala de aula, promovendo a educação ambiental dos estudantes. Confira as atividades do Programa em 2011:
§400 professores capacitados;
§cerca de 7.200 crianças beneficiadas, do 1º ao 5º anos;
§capacitação dos profissionais da educação, aulas de campo municipal e estadual, oficinas pedagógicas para alunos e professores, oficinas para a comunidade, fórum de educação ambiental, feira verde e sarau ambiental.
 
Sobre a BASF
A BASF é a empresa química líder mundial: The Chemical Company. Seu portfólio de produtos oferece desde químicos, plásticos, produtos de performance, produtos para agricultura ate petróleo e gás. Nós combinamos o sucesso econômico, responsabilidade social e proteção ambiental. Por meio da ciência e da inovação, nós possibilitamos aos nossos clientes de todas as indústrias a atender as atuais e as futuras necessidades da sociedade. Nossos produtos e soluções contribuem para a preservação dos recursos, assegurando alimentação e nutrição saudáveis, e ajudando a melhorar a qualidade de vida. Nós resumimos essa contribuição em nossa estratégia corporativa: “We create chemistry”, em português “Nós transformamos a química para um futuro sustentável. A BASF contabilizou vendas de cerca de €73,5 bilhões em 2011 e contava com mais 111.000 colaboradores no final do ano. As ações da BASF são negociadas atualmente nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (AN). Mais informações sobre a BASF estão disponíveis no endereço www.basf.com ou nos perfis corporativos da empresa no Facebook (BASF Brasil) e no Twitter (@BASF_brasil).
 
Comunicação Corporativa
BASF - The Chemical

Banner
Banner
Banner

Site Login