Exportações da Termomecanica crescem 15% em 2014

27/03/2015 - Exportações da Termomecanica crescem 15% em 2014
 
Pelo quinto ano consecutivo a empresa amplia suas vendas no mercado externo e deve alcançar crescimento de 20% até o final de 2015. Em 2014 o volume exportado representou 8% do faturamento. Desde o início do ano passado já foram investidos R$ 12 milhões em maquinário visando aumentar a competitividade e vendas no mercado internacional
 
A Termomecanica, líder no setor de transformação de metais não ferrosos (cobre e suas ligas), obteve em 2014 um crescimento de 15% nas exportações em relação a 2013. O volume exportado correspondeu a 8% do faturamento da companhia. Esses resultados consolidam a trajetória crescente das vendas para o mercado externo nos últimos cinco anos. A estratégia, principalmente diante do desfavorável cenário econômico nacional, é ampliar ainda mais o volume de exportações, atingindo um crescimento de 20% em 2015.
“Com as vendas internas tão desaquecidas, estamos acelerando nossas iniciativas para nos tornarmos um fornecedor global de produtos semielaborados de cobre. A ideia é sermos competitivos em preço, prazo de entrega e qualidade, no mercado internacional, como somos no Brasil”, afirma Regina Celi Venâncio, presidente da Termomecanica.
Os resultados positivos das exportações são consequência de investimentos que vem sendo realizados na modernização do setor de produção da Termomecanica, assim como das iniciativas comerciais em novos mercados.  Além disso, as fábricas do Chile e da Argentina passaram também a ser pontos de distribuição para os produtos produzidos no Brasil, e um terceiro ponto, em breve, será instalado nos EUA. Essa iniciativa permite à empresa ser mais rápida no cumprimento dos prazos de entrega e, em alguns casos, reduz os custos de exportação.
Atualmente o Grupo Termomecanica, incluindo as fábricas no Chile e na Argentina possui relação comercial com países como Argentina, Paraguai, Uruguai, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Guatemala, Estados Unidos, França, Reino Unido, Israel e Índia. Os produtos exportados são: tubos, fios, fitas e barras de cobre e suas ligas.
 
Investimentos
A TM realizou desde o início de 2014 investimentos da ordem de R$ 12 milhões para modernizar seu parque industrial a fim de produzir em larga escala com elevados padrões de qualidade. Um novo equipamento para lavagem de tubos foi adquirido e entrará em operação no 2º semestre de 2015 a fim de atender especificações da norma ASTM B280, exigida em escala bem superior pelo mercado internacional, atendendo as exigências em relação à contaminação no segmento de refrigeração, mais especificamente instalações frigoríficas e de climatização em grandes obras, que demandam uma condição de limpeza interna que só pode ser viabilizada por um processo eficiente de lavagem empregando soluções e vapor.
Para a linha de produção de laminados foram comprados novos fornos e slitter, aprimoradas as linhas de tratamento e de inspeção visual industrial, empregando equipamento de alto grau de inovação e tecnologia que posiciona a TM à frente da concorrência. Na linha de produção de tubos foi implantado um novo equipamento enrolador duplo.
Para reforçar a marca no exterior, divulgar o portfólio de produtos e fomentar negociações em novos mercados, a Termomecanica participa de eventos internacionais, alguns promovidos pela Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Recentemente, participou de um evento nos EUA voltado para o mercado de refrigeração, no qual também abriu oportunidades de negócios na região do Oriente Médio.
 
Sobre a Termomecanica - A Termomecanica, uma das maiores indústrias privadas brasileiras, é líder no setor de transformação de metais não ferrosos, cobre e suas ligas em produtos semielaborados e produtos acabados.  Fundada em 1942, com um capital de 200 dólares, pelo engenheiro Salvador Arena, é altamente capitalizada, com um patrimônio líquido avaliado em mais de 800 milhões de dólares.  A empresa registra saudável crescimento, resultado de programas de constante modernização e expansão, que definem sua tradicional estratégia de reinvestimento de lucros.  Conta com mais de dois mil empregados, duas fábricas em São Bernardo do Campo (SP), uma fábrica no Chile e uma na Argentina, além de um Centro de Distribuição em São Bernardo do Campo (SP) e outro em Joinville (SC).
A Termomecanica foi destaque da edição Exame Maiores e Melhores 2013 por estar no seleto grupo de empresas que se mantém no ranking desde a sua primeira publicação, em 1974.
 
EPR Comunicação Corporativa

Banner
Banner
Banner

Site Login