Clusters franceses e APL's brasileiros assinam protocolo de intenções

24/05/2012 - Clusters franceses e APL's brasileiros assinam protocolo de intenções
 
Foi assinado nesta 5ª feira, dia 24 de maio, em São Paulo, um protocolo de intenção de cooperação entre 5 dos mais importantes Polos de Competitividade franceses do setor de Mecânica e alguns dos mais atuantes APL`s (Arranjos produtivos locais) brasileiros ligados ao setor. A assinatura do protocolo deu continuidade ao memorando de entendimento assinado em 07 de julho de 2011, entre o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil e o Ministério da Economia, da Fazenda e da Indústria da França. O protocolo é uma iniciativa da Plataforma francesa MECAFUTURE-FR, representante dos Polos franceses Viameca, EMC2, Elastopôle, Pôle Nucleaire Bourgogne e Plastipolis e contou com o apoio do Mdic -Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, do Sebrae Nacional, do Ministério Francês da Economia, da Fazenda e do Comércio Exterior e da UBIFRANCE – Agencia francesa para a internacionalização das empresas. O objetivo do protocolo é incentivar parcerias para o desenvolvimento tecnológico e a troca de tecnologias para a indústria de transporte, energia, robótica, mecatrônica e sistemas de inteligência.
Conforme debate realizado esta manhã, e segundo declarações dos APL`s brasileiros, o Brasil ainda carece de pesquisa científica no setor e a parceria com a França ajuda a catalisar a produção industrial. A participação francesa no mercado brasileiro é bem vinda e está de acordo com as demandas atuais para o desenvolvimento de novas e avançadas técnicas visando o fortalecimento de setores em expansão. Projetos do Governo Federal, como o “Ciência sem Fronteiras”, que leva estudantes de engenharia para outros países, ajudam na aproximação entre França e Brasil e no desenvolvimento na área de engenharia, além de novas tecnologias, pois o know-how francês permite incentivar a consolidação de tecnologias de ponta na indústria brasileira.
Os setores energético, nuclear, de Defesa, automobilístico e metal mecânico recebem destaque em razão do investimento necessário para as políticas de aceleração do crescimento econômico. A parceria com a França fortalece ainda mais esse processo e favorece a transmissão de conhecimento e a ida de jovens engenheiros brasileiros para centros de tecnologia franceses. Os Polos de Inovação franceses e brasileiros deverão ainda se encontrar mais uma vez ainda este ano, para dar continuidade a este intercâmbio.
 
UBIFRANCE - Escritório de São Paulo
Embaixada da França no Brasil

Banner
Banner
Banner

Site Login