Normas construtivas ajudam residenciais fechados a economizar água

18/12/2014 - Normas construtivas ajudam residenciais fechados a economizar água
 
Temperaturas elevadas, baixa umidade do ar e falta de chuvas no interior de São Paulo fazem com que condomínios horizontais adotem formas diversificadas para economizar água e minimizar as possibilidades de racionamentos que assombram a região.
Em São Carlos, por exemplo, a Damha Urbanizadora, uma das empresas líderes no setor de loteamentos fechados no país, implantou um sistema em um de seus projetos que consiste na captação e reaproveitamento de águas pluviais utilizando-se da coleta através das coberturas das edificações de uso comum para evitar o desperdício. Essa água captada serve para lavagem de pisos externos, rega de jardins e limpeza de calçadas.
“O processo começa pelo telhado; a água captada é jogada para uma cisterna e passa por um processo de filtragem e após ser bombeada o recurso é aproveitado para utilização em vasos sanitários. O mesmo sistema também faz o lançamento dessas águas para um lago ornamental do empreendimento”, explica Julio Moran, engenheiro civil da Damha. Com isso, além de ajudar na economia do uso do recurso, os condôminos também são beneficiados com a redução de sua conta e, até mesmo, um valor menor cobrado na taxa de condomínio.
A empresa ainda incentiva a economia em outros elementos relacionados à construção.  Fernanda Toledo, gerente de Marketing e Relacionamento com Clientes da Damha Urbanizadora, explica que uma bacia com caixa acoplada convencional, por exemplo, utiliza 12 litros de água por descarga. Com o equipamento de válvula de descarga reduzida (VDR), a diminuição pode chegar a 6 litros por descarga. A economia de água em um ano de utilização da bacia VDR supre as necessidades de aproximadamente 146 pessoas por um dia.
“Dicas como essas estão nos manuais de normas construtivas que devem ser seguidos por todos os moradores dos residenciais da Damha. Neles, as pessoas são orientadas sobre elementos de sustentabilidade obrigatórios, como a redução de água potável do poço artesiano, o controle do consumo com torneiras de fechamento automático, sistemas de descarga com fluxo duplo, arejadores de torneiras, entre outros”, conta a gerente de Marketing e Relacionamento com o Cliente, Fernanda Toledo.
 
Sobre a Damha Urbanizadora - A Damha Urbanizadora, desde 1979, apresenta um padrão diferenciado de moradia aos seus clientes, unindo infraestrutura qualificada e respeito às normas ambientais. Em seus 35 anos de atuação, a empresa já lançou 70 empreendimentos em nove estados brasileiros e possui mais de 22 milhões de m² urbanizados e 26 mil lotes comercializados.
Em 2013, a Damha Urbanizadora obteve um Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 700 milhões. O landbank da urbanizadora possui área vendável estimada em aproximadamente 20 milhões de m2, que representam um VGV potencial superior a R$ 7 bilhões. Atualmente, são 39 projetos em andamento em 13 estados.
A Damha Urbanizadora pertence ao Grupo Encalso Damha, conglomerado empresarial fundado em 1964 que atua nos seguintes segmentos: Engenharia Civil, Agronegócios, Shopping Center, Concessão de Rodovias, Energia e Empreendimentos Imobiliários.
 
Edelman Significa

Banner
Banner
Banner

Site Login