Vermeer anuncia nova filial no Chile durante a Expomin 2014

vermeer_atacama_minerals_1.jpgVermeer anuncia nova filial no Chile durante a Expomin 2014

No estande, número 215B, a fabricante também divulga a linha de mineradoras de superfície. A Vermeer vai participar da Expomin 2014, que será realizada entre os dias 21 e 25 de abril, no Espacio Riesco, em Santiago (Chile). No evento, que é considerado o centro mundial da mineração, a empresa vai anunciar a nova operação de uma filial, na cidade de Antofagasta, localizada na região Norte do Chile.

A unidade será a segunda filial da fabricante na América Latina e será dedicada ao atendimento pós-venda dos equipamentos para mineração, que inclui a linha Terrain Leveler (TL). A expectativa da empresa é de que a filial esteja ativa até o início do próximo semestre.
“Escolhemos Antofagasta porque a economia da cidade é baseada na mineração e também porque a Atacama Minerals já é cliente da Vermeer. A mineradora possui dois equipamentos modelo T1255, que operam na extração de iodo”, explica César Leite, Gerente do Segmento de Escavação Especializada. No Brasil, a Vermeer possui uma filial na cidade de Valinhos, distante 90 km da cidade de São Paulo, com escritório, atendimento pós-venda e estoque de peças.
Ainda na Expomin, César acrescenta que a fabricante vai divulgar a tecnologia das mineradoras de superfície, que conta com os modelos TL1255 e T1655. O executivo reforça a importância dos equipamentos como uma alternativa aos processos extrativistas tradicionais, que demandam perfuração, explosões e trituração primária. A linha TL destaca-se por reduzir os impactos nas comunidades próximas às operações, aumentando a vida útil das plantas de mineração. Outro benefício proporcionado pelo TL é a redução do uso de água na separação dos resíduos. Além disso, a operação do equipamento não exige a paralisação de outras atividades. Com o uso de explosivos, toda operação da mina tem que ser interrompida por questões de segurança, além do que há restrições em relação à proximidade de rodovias e cidades, o que limitam as atividades extrativistas.
A tecnologia da Vermeer viabiliza não só o melhor aproveitamento da planta, mas também a qualidade do minério extraído. “O uso de explosivos mistura as camadas de mineral com material estéril, aumentando os custos para obter o minério puro. O TL gera uma superfície plana e suave, que reduz custos de manutenção dos equipamentos de apoio como caminhões e carregadeiras, além eliminar o britador primário”, detalhou César ao listar os diferenciais do equipamento.
Segundo o executivo, o T1255 pesa cerca de 100 toneladas, opera com motor CAT de 600HP e conta com um tambor de corte com largura de 3,70 m. Já o T1655 pesa aproximadamente 180 toneladas, utiliza dois motores CAT de 600HP. O segundo modelo possui tambor de corte de 4,6 m de largura. Ambos são montados sobre duas esteiras, com capacidade para girar 180º no próprio eixo e baixo centro de gravidade, o que favorece a dirigibilidade em locais confinados e diminui as áreas de traslados, nas mais diversas configurações da mina. O sistema TEC Plus gerencia todo funcionamento hidrostático da máquina para que ela opere com sistemas a laser ou GPS, agregando precisão e controle da profundidade e da inclinação.
Como o tambor de corte da linha TL é alocado na parte traseira, ele pode trabalhar até a base do talude e em locais recortados, ampliando as áreas de extração. Os equipamentos contam com o sistema Top Down Cutting, ou seja, os bits penetram nos minérios de cima para baixo, o que viabiliza operação com boa produtividade mesmo em materiais mais duros.
Os dois modelos ainda contam com recursos para inclinação do tambor em até 5º, o que soma-se aos diferenciais da linha capaz de auxiliar tanto na geração de um terreno nivelado, como para o direcionamento para escoar as águas das chuvas. Nas épocas chuvosas, as áreas inclinadas auxiliam na canalização da chuva, facilitando o escoamento da água acumulada no fundo de lavra, que em outras operações, demanda o emprego de bombas para drenagem.
 
Produtividade
Os dois modelos da linha Terrain Leveler são compatíveis com operações envolvendo materiais duros, de até 200 MPa (mega Pascal) como o manganês e o granito, ou da ordem 130 MPa, como alguns tipos de calcários e minérios de ferros. Com materiais mais brandos, com 50 MPa, porém difíceis de cortar como alguns tipos de gipsita e bauxita, também apresentam desempenho competitivo.
A empresa tem equipamentos operando com sucesso em minas de gipsita (EUA), cobre (África), carvão (Europa e China), minério de ferro (Austrália) e iodo (Chile). Nas operações com minério de ferro, na Austrália e no Chile, o resultado da escavação foi de 500 toneladas por hora com o modelo TL1255.
O mercado precursor com uso desta tecnologia foi a Austrália, em 2006. Segundo César, no país, as minas têm camadas de minério com menores profundidades, chegando a 30 m no máximo. O custo para remanejamento das áreas de trabalho era muito alto, o que impulsionou a demanda por equipamentos de mineração de precisão para otimizar essas operações. A partir dos resultados obtidos na Austrália, outros países despertaram sua atenção para esta tecnologia, motivados por outros desafios como green fields ou a proximidade com áreas urbanas.
 
Sobre a Vermeer - A Vermeer conta com mais de 65 anos de experiência no mercado e possui uma ampla presença ao redor do mundo. Está focada nas necessidades dos clientes, identificando e antecipando soluções para que a execução das obras seja mais produtiva e rentável. Atua nos mercados de infraestrutura subterrânea, construção, mineração, arboricultura, jardinagem, processamento de resíduos de madeira, reciclagem orgânica, fenação e silagem, oferecendo os seguintes equipamentos: valetadeiras, mineradores de superfície, perfuratrizes direcionais horizontais, minicarregadeiras, instaladores de cabos, escavadores a vácuo, trituradores florestais, destocadores, compostadores orgânicos, segadoras condicionadoras, enfardadoras, enleiradores, entre outros.
A Vermeer Latin America é um de seus escritórios regionais e está localizada na cidade de Valinhos, interior do Estado de São Paulo, com a intenção de desenvolver novos produtos e soluções projetados para adaptarem-se especificamente as necessidades dos clientes na América Latina. E, pela grande importância do Brasil no panorama mundial, há quatro anos a Vermeer assumiu a distribuição de seus produtos dentro do território brasileiro, sendo responsável direto pela venda de equipamentos e peças genuínas, assistência técnica especializada e treinamentos de operação e manutenção.
 
Foto: Divulgação
Canaris

 

Banner
Banner
Banner

Site Login