Tecnologias facilitam as inspeções de pontes e viadutos

cunzolo_bauer.jpgTecnologias facilitam as inspeções de pontes e viadutos

Cunzolo disponibiliza ao mercado equipamentos para o trabalho de inspeções nas estruturas de pontes e viadutos, dando facilidade e segurança nas intervenções técnicas e manutenções. No setor da construção, tudo o que é construído pelo homem tem vida útil, que pode ser aumentada de acordo com inspeções e manutenções necessárias.

Partindo desse princípio, empresas paulistas se destacam nos trabalhos de inspeção e manutenção estrutural de pontes e viadutos, sem abrir mão da tecnologia.
A Cunzolo Guindastes e Plataformas participa ativamente desse cenário fazendo várias operações nessa área, como a inspeção de uma ponte na cidade de Cordeirópolis (SP), realizada para a Falcão Bauer. Na ocasião foi utilizado o guindaste articulado Hiab XS 377 Hipro, devido à capacidade de articulação e cesto aéreo ideal para esse serviço.

O equipamento possui lança em grau negativo e articulação inversa. “Para que esse trabalho fosse executado foi necessário interditar um lado da rodovia, devido ao movimento constante na estrada”, informa Flávio Padilla, do departamento operacional da Cunzolo. “A operação foi tranquila, apesar de se tratar de um local com circulação intensa de veículos e acesso dificultoso até as partes inferiores da ponte”, completa.
Outro trabalho de inspeção de pontes realizado pela Cunzolo foi para a Concessionária Renovias, que preocupada em manter a eficiência da estrutura viária contratou a Cunzolo para utilização de equipamentos de inspeção em um viaduto. Para esta situação, foi montada a Barin, que permite aos técnicos a realização de vistorias e qualquer trabalho de inspeção e reparação abaixo de pontes, usando ferramentas pneumáticas, elétricas e hidráulicas, diretamente alimentado pelos pontos instalados na plataforma.
O engenheiro Jarbas Milititsky, em seu livro “Patologia das Fundações”, informa que as inspeções são fundamentais porque numa ponte os sintomas de deterioração não são perceptíveis inicialmente. “A sociedade deve estar ciente que as inspeções nas estruturas bem como as intervenções técnicas de manutenção e revitalização devem ser feitas com periodicidade a partir de um tempo estabelecido, da mesma forma que uma pessoa precisa passar por exames de rotina a partir de uma certa idade”, explica.
 
Tocando o céu, trabalhando na terra!
Com mais de 46 anos no trabalho de movimentação de cargas, transporte pesado e remoção industrial, a Cunzolo dispõe de profissionais treinados, certificados, e possui reconhecida expertise para participar de todas as etapas do trabalho junto ao cliente – desde o planejamento até a execução final.
A empresa tem filiais nas cidades de São José dos Campos, Taubaté, Campinas, Sorocaba e Brasília e uma frota completa, moderna, com equipamentos para movimentação de carga tais como, guindastes, empilhadeiras e carretas para transportes, equipe especializada em remoção industrial, e plataformas aéreas com equipamento exclusivo para inspeção de pontes.
 
Foto: Divulgação
Timepress Comunicação Empresarial

 

Banner
Banner
Banner

Site Login