Maccaferri lança MacSoil

maccaferri_macsoil5.jpgMaccaferri lança MacSoil

A Maccaferri, multinacional italiana especializada em projetos de defesa e sistematização hidráulica para controle de erosão, participou ativamente da edição 2014 da Brazil Road Expo. Durante o encontro, a empresa lançou o sistema de contenção de revestimento MacSoil e destacou outras quatro tecnologias tradicionais já adotadas no Brasil – as trincheiras drenantes MacDrain TD, o recurso para reforço de solo Terramesh e as famílias de soluções contra queda de rochas e de estruturas em gabiões.

A Maccaferri também esteve presente no congresso do evento, o Brazil Road Summit, promovendo duas palestras, uma focada em projetos geotécnicos, ministrada pela Yamamishi Consultoria, e outra sobre drenagem.
Das cinco tecnologias apresentadas, a Maccaferri destacou o sistema de contenção e revestimento MacSoil, que é lançamento no mercado brasileiro. Estruturalmente falando, o dispositivo que trabalha como estrutura a gravidade é um elemento prismático, formado por redes metálicas de aço em malha hexagonal de dupla torção, que recebe um geossintético em sua face frontal. Em função disso, o sistema permite e favorece o crescimento da vegetação, fazendo com que a estrutura de contenção ou revestimento tenha aspecto de um talude natural.
“Um dos diferenciais do MacSoil é que o seu preenchimento pode ser feito com resíduos de construção e demolição, desde que sejam usados materiais estruturados e que não sofram desgaste, caso de restos de concreto”, explica Paulo Ferretti, coordenador de Marketing para a América Latina da Maccaferri. Segundo o executivo, o preenchimento do novo gabião pode ser feito também com a combinação de pedra e solo. Em qualquer caso, o material usado confere a resistência necessária para conter os empuxos dos desníveis em estruturas como taludes rodoviários. Além de obras viárias, a tecnologia pode ser aplicada na revitalização de canais ou cursos d’água, construções de cunho arquitetônico e outras obras de infraestrutura.
 
Tecnologias já consolidadas estiveram no estante da empresa
Outras quatro tecnologias da Maccaferri, a começar pelo MacDrain TD, sistema de drenos para trincheiras drenantes com aplicação em obras viárias, campos desportivos, pátios, estacionamentos e outras construções similares. Trata-se de um dreno sintético capaz de captar, conduzir e escoar o excesso de água proveniente de chuvas e sistemas de irrigação, entre outros. “Estamos falando de um recurso que combina a instalação extremamente simples e prática, com baixo impacto ambiental e rápida execução”, detalha Ferretti.
Outro produto já comercializado no Brasil e que faz parte do portfólio de destaque é o Terramesh, solução para reforço de solo aplicado em ampliação de rodovias – aumento de faixa ou construção de novas vias – geralmente aplicado em conjunto com o sistema de drenagem MacDrain TD. Projetado em três diferentes versões – System, Verde e Grid - o Terramesh tem em comum a permeabilidade, facilidade construtiva, baixo impacto e integração ambiental com ótima relação custo/benefício. A Maccaferri destaca ainda as famílias de soluções contra queda de rochas MacRo (Macccaferri Rockfall Protection), formada por várias tecnologias, que podem ser adotadas em conjunto, e os já conhecidos gabiões caixa, que se adaptam a qualquer tipo de geometria, são permeáveis, resistentes e de baixo impacto ambiental.
 
Foto: Divulgação
Canaris

 

Banner
Banner
Banner

Site Login