Prédio da Siemens recebe certificação LEED Gold e se torna referência em edificação sustentável no Brasil

siemen_anhanguera2.jpgPrédio da Siemens recebe certificação LEED Gold e se torna referência em edificação sustentável no Brasil
 
O principal prédio administrativo da Siemens no Brasil é o segundo no País a receber a certificação LEED Gold (Leadership in Energy and Environmental Design) para Operação de Manutenção de Edifícios Existentes do U.S. Green Building Council (USGBC).

Localizada na Avenida Mutinga, em São Paulo, a sede da companhia atingiu 66 pontos no índice de avaliação ambiental de edificações (de 60 a 79), o que garantiu a obtenção do LEED Gold à empresa. Atualmente, o selo criado pelo USGBC é o maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo. A subsidiária brasileira é a segunda do grupo Siemens a receber a certificação Gold.
A conquista do selo é o resultado de diversas ações implementadas ao longo dos anos. Construído em 1977, o prédio da Siemens integra uma área construída de 18 mil m² e passou por ajustes para a máxima eficiência energética, captação e aproveitamento da água da chuva, gerenciamento de resíduos, melhora na qualidade do ar, controle de erosão, uso de tintas com baixo índice de compostos orgânicos voláteis, além da adaptação nos serviços de limpeza, dedetização e jardinagem. “A obtenção do LEED Gold é um reconhecimento dos programas e ações da Siemens que visam o desenvolvimento sustentável. Essa importante conquista reforça a responsabilidade da companhia em promover o equilíbrio entre meio ambiente, negócios e sociedade. Receber este selo do Green Building Council é motivo de grande orgulho para todos nós”, afirma Jose Kuhn, diretor de Real Estate da Siemens no Brasil.
Entre as principais adaptações realizadas no prédio está a redução no consumo de água potável nas torres de resfriamento, que integra o sistema de ar-condicionado. Em 15 meses, houve uma economia de 77 mil litros de água. A pintura do telhado com tinta reflexiva de cor branca foi outra medida adotada pela companhia para contribuir com a diminuição da temperatura nos centros urbanos. A medida é incentivada pela campanha One Degree Less, do próprio Green Building Council, que tem como base estudo desenvolvido pelo laboratório norte-americano Lawrence Berkeley National Laboratory, cujo resultado pode ser a diminuição em um grau Celsius nas ilhas de calor das grandes cidades.
A Siemens instituiu, ainda, a troca de equipamentos e utensílios elétricos por procedimentos manuais na manutenção dos jardins; medidas para garantir uma boa qualidade do ar no interior da edificação; substituição de produtos convencionais por produtos de limpeza que não agridam o meio ambiente, práticas devidamente atestadas pela certificadora.
O processo de melhoria nas instalações prediais teve início em 2009 e contou com osuporte da OTEC, empresa especializada em consultoria para o desempenho do ambiente construído. De acordo com o Green Building Council Brasil, o Brasil é o quarto país no ranking mundial de construções verdes com 99 prédios certificados e 720 em processo de certificação, atrás apenas dos Estados Unidos, Emirados Árabes Unidos e China.
 
Sobre a certificação LEED - Criado em 2007, o Green Building Council Brasil é uma organização não governamental que surgiu para auxiliar no desenvolvimento da indústria da construção sustentável no País. Entre os principais objetivos do GBC Brasil está o incentivo a práticas de edificações verdes em um processo integrado de concepção, construção e operação de prédios e de espaços construídos. O GBC Brasil é um dos 21 membros do World Green Building Council, entidade global que regula e incentiva a criação de Conselhos Nacionais como forma de promover mundialmente tecnologias, iniciativas e operações sustentáveis na construção civil.
O LEED é um sistema de certificação e orientação ambiental de edificações criado pelo U.S. Green Building Council. Atualmente, é o selo de maior reconhecimento internacional e o mais utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. A certificação tem diferentes níveis de acordo com o desempenho do empreendimento como Certified, Silver, Gold e Platinum.
 
Sobre o Grupo Siemens no Brasil - A Siemens está presente no Brasil há mais de cem anos e é atualmente o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do país, com suas atividades agrupadas em quatro setores: Industry, Energy, Healthcare e Infrastructure & Cities. As primeiras atividades da empresa no Brasil datam de 1867, com a instalação da linha telegráfica pioneira entre o Rio de Janeiro e o Rio Grande do Sul. Em 1895, no Rio de Janeiro, era aberto o primeiro escritório e, dez anos mais tarde, ocorria a fundação da empresa no país. Ao longo do século passado a Siemens contribuiu ativamente para a construção e modernização da infraestrutura do Brasil. Hoje, os equipamentos e sistemas da Siemens são responsáveis por 50% da energia elétrica gerada no País, 30% dos diagnósticos digitais por imagem realizados no Brasil e estão presentes em 2/3 de todas as plataformas offshore brasileiras projetadas nos últimos 8 anos. No Brasil, o Grupo Siemens conta com mais de 9 mil colaboradores, 14 fábricas e 7 centros de pesquisa e desenvolvimento espalhados por todo o País.
 
Foto: Divulgação
CDI Comunicação Corporativa

 

Banner
Banner
Banner

Site Login