Comgás contrata INTECH Engenharia para obras com MND

ntech_congas.jpgComgás contrata INTECH Engenharia para obras com MND
 
A empreiteira atuará na construção e montagem de parte da nova infraestrutura para distribuição de gás. A INTECH Engenharia assinou dois novos contratos para operar na expansão da infraestrutura subterrânea da Comgás. Nestes contratos, a INTECH tem desafios inéditos, que são a montagem e construção de rede, ou seja, o processo completo.

De acordo Carlos Pimenta, diretor comercial da INTECH, até então, o foco da empresa era a etapa mais especializada, envolvendo métodos não-destrutivos (MND), com destaque para a tecnologia de perfuração horizontal direcional (HDD). Ele observa que a empresa também será responsável pela obra com método convencional de abertura de valas, em casos em que o método construtivo é necessário.
O primeiro contrato envolve duas etapas: duas perfurações direcionais, sendo a primeira a travessia de 270 metros no Rio Piracicaba. O segundo contrato, assinado no final de 2012, envolve a instalação de um duto de aço de seis polegadas ao longo de 24 km, sendo 15 km com uso de HDD e outros 9 km pelo método convencional de abertura de valas.
Considerada a maior distribuidora de gás natural canalizado no Brasil, a Comgás investe fortemente na expansão de sua infraestrutura subterrânea, usando o método HDD. Ela responde por mais de 30% das vendas desse combustível no País. Para sustentar essa operação, a companhia detém mais de 9 mil km de rede em toda a sua área de concessão e gera mais de 5 mil empregos diretos e indiretos.
Privatizada desde 1999, a concessionária é controlada pelo grupo Cosan, sócio da Shell na companhia. No total, são 71 cidades atendidas e 1,2 milhão de clientes, entre consumidores residenciais, industriais e comerciais, incluindo uma rede de 324 postos que oferecerem o gás natural veicular (GNV) como opção de abastecimento.
Atualmente, em 90% das obras de distribuição de gás canalizado executadas pela Comgás, o MND está entre as técnicas utilizadas. Em 2011, a empresa ampliou sua infraestrutura em 1,2 mil km e foram mais de 1,3 mil km novos em 2012. Somente no ano passado, os investimentos realizados pela Comgás em toda sua área de concessão somaram R$ 616 milhões e foram utilizados principalmente para ampliação e modernização da rede de distribuição. As ampliações de rede incluem não só a capital, mas cidades importantes como Taboão da Serra, Diadema, Osasco, Americana, Piracicaba, Taubaté, Mogi das Cruzes, Guarulhos, São José dos Campos, Santo André, São Bernardo do Campo e Santos, entre outras grandes cidades.
 
SOBRE INTECH ENGENHARIA
INTECH Engenharia atua no mercado desde 1998 e é referência nacional na aplicação do Método Não Destrutivo de Perfuração Horizontal Direcional para instalação de dutos de aço carbono e de PEAD de grandes diâmetros em travessias e cruzamentos para linhas de gás, óleo, energia elétrica, minérios, água e esgoto, biocombustíveis, telecomunicações, descontaminação de solo além de aproximações de praia (shore approaches) e perfuração de poços de petróleo.
 
Foto: Divulgação
Comunicação: Canaris

 

Banner
Banner
Banner

Site Login