Barcos da Volvo Ocean Race já estão no mar com destino ao porto brasileiro de Itajaí

volvo marBarcos da Volvo Ocean Race já estão no mar com destino ao porto brasileiro de Itajaí
 
A parada da Volvo Ocean Race 2011-2012 na América do Sul na cidade catarinense de Itajaí está cada vez mais próxima.
Os seis veleiros que participam da maior e mais rigorosa regata oceânica do mundo já estão no mar, com destino ao Brasil.



Eles partiram neste final de semana de Auckland, na Nova Zelândia
Esta é a perna mais emocionante e perigosa da competição, considerada o “Everest dos Mares”, tal o grau de dificuldades climáticas enfrentadas, impondo jornadas extenuantes que testam os velejadores em seus limites físicos e emocionais.
Até chegar ao litoral catarinense, as tripulações terão de percorrer mais de 12 mil quilômetros (6,7 mil milhas náuticas) desde a Austrália, enfrentando muitas adversidades: ventos fortes, muito frio e ainda cruzar o temido Cabo Horn, o ponto de encontro entre os oceanos Atlântico e Pacífico, considerado o “fim do mundo”. Lá, os ventos podem chegar a 200 quilômetros por hora.
Antes de os barcos partirem da Austrália, o prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, junto com Paulo Bornhausen, secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, receberam a “Chave da Volvo Ocean Race”, entregue por Len Brown, representante local.
A liderança parcial da Volvo Ocean Race está com a equipe Camper, seguida pelo time da Puma. Na terceira posição vem o barco Telefónica, que tem o brasileiro Joca Signorini como chefe de turno dos espanhóis, e por fim os veleiros Groupama e Sanya. O barco Abu Dhabi dos árabes voltou no domingo mesmo para Auckland com alguns problemas.
 
Vila da Regata
Com 180 mil habitantes e localizada a 90 quilômetros ao norte da capital Florianópolis, Itajaí abrirá a chamada “Vila da Regata” dia 4 de abril. No porto brasileiro, as tripulações dos seis barcos descansarão e reporão energias para a etapa seguinte, rumo a Miami, nos Estados Unidos.
Os velejadores e as equipes de apoio que também percorrem o mundo todo, aproveitarão os dias que ficarão no País para fazer a manutenção dos veleiros e acertos em suas estratégicas. A “Vila da Regata” terá diversos eventos, shows, clínicas de vela, ações de sustentabilidade e outros atrativos da VOR.
Maior regata oceânica do mundo, a Volvo Ocean Race reúne os maiores e mais talentosos velejadores internacionais em cerca de 10 meses de competição, cruzando  todos os continentes num percurso de cerca de 70 mil quilômetros de extensão.
 
Valores Volvo
Para o Grupo Volvo, organizador da regata, a VOR transforma-se numa plataforma de comunicação da marca, transmitindo seus valores por todos os países e continentes por onde os velejadores passam. “É um esporte limpo e com grande apelo ambiental, que mostra os limites que o homem pode ultrapassar”, declara Solange Fusco, gerente de comunicação da Volvo do Brasil. “Por meio da Volvo Ocean Race e do apoio a vários eventos náuticos, a Volvo tem ajudado a difundir e popularizar a vela nacional, que conta com alguns dos maiores velejadores do mundo”, diz a gerente.
 
Classificação da VOR após quatro pernas:
1º - Telefónica - 122 pontos
2º - Groupama - 107 pontos
3º - Camper - 104 pontos
4º - Puma - 83 pontos
5º - Abu Dhabi - 55 pontos
6º - Sanya - 25 pontos
 
Legenda:
Foto: Liderança parcial de Camper (Foto de Ian Roman)

Banner
Banner
Banner

Site Login