Fundação Vanzolini lança o selo RGMAT para materiais de construção sustentáveis

fund vanzoliniFundação Vanzolini lança o selo RGMAT para materiais de construção sustentáveis

A identidade ambiental vai ajudar empreendedores e profissionais de projeto e construção civil, lojistas e consumidores finais. A Fundação Vanzolini - a principal instituição de certificação da construção civil do Brasil - desenvolveu o selo RGMAT, para materiais de construção sustentáveis. O selo vai demonstrar o desempenho ambiental dos materiais de construção por meio da declaração ambiental de produto (EPD, do inglês environmental product declaration) baseado na avaliação do ciclo de vida (ACV), desde a extração até o reúso ou reciclagem ou em escopos específicos como, por exemplo, desde a extração até o portão da fábrica.


O selo vai demonstrar o desempenho ambiental dos materiais de construção por meio da declaração ambiental de produto (EPD, do inglês environmental product declaration) baseado na avaliação do ciclo de vida (ACV), desde a extração até o reúso ou reciclagem ou em escopos específicos como, por exemplo, desde a extração até o portão da fábrica.
A avaliação do ciclo de vida inclui o levantamento e a quantificação de todas as entradas e saídas de recursos naturais, energia, água, emissão de gases na atmosfera, de resíduos sólidos e líquidos ou substâncias tóxicas. Podendo abranger desde a extração mineral, produção, transporte, montagem, utilização, manutenção e desconstrução até a reutilização ou a reciclagem.
Segundo o professor Manuel Carlos Reis Martins, da diretoria de Certificação da Fundação Vanzolini, cresce a procura por produtos e materiais sustentáveis, tanto por parte de empreendedores, projetistas e construtoras, quanto de clientes e revendas. "Esses setores da sociedade sentem a necessidade de uma abordagem por padrões internacionais reconhecidos que permita a comunicação de informações relevantes e confiáveis, uma espécie de 'RG' ou identidade ambiental do produto". A formalidade do fabricante e a conformidade do produto, segundo Martins, são pré-requisitos obrigatórios para a certificação.
O primeiro passo para as empresas do setor de materiais de construção civil obterem o selo RGMAT é realizar a avaliação do ciclo de vida e elaborar a declaração ambiental de produtos, seguindo os requisitos e orientações das normas nacionais e internacionais, além das diretrizes gerais e da regra da categoria do produto, estabelecidas pela Fundação Vanzolini de acordo com essas normas. A seguir, por meio de avaliações e auditorias, a Fundação Vanzolini faz as verificações e, em caso positivo, o selo RGMAT é concedido.
“Uma vez concedido, o selo poderá ser aposto ao produto ou na embalagem, bem como exibido nos pontos de venda e em todo material de divulgação. Além disso, a declaração ambiental de produto será incluída numa base de dados, de livre acesso, podendo ser consultada por projetistas e consumidores que buscam o menor impacto ambiental em construções e reformas”, enfatiza Martins.
Para os fabricantes, os benefícios são inúmeros. Após a avaliação do desempenho ambiental dos produtos, as informações levantadas e classificadas no RGMAT poderão ser utilizadas para melhorias e otimizações dos materiais e dos processos, para a redução nos consumos de água, energia e de outros recursos, além da minimização dos resíduos. “O RGMAT  contribuirá, ainda, para a identificação de empresas que produzem com responsabilidade."
Com isso, os profissionais do setor poderão reconhecer detalhes nem sempre visíveis, escolher com mais segurança os itens para a construção de um empreendimento, obter  informações claras e confiáveis sobre aspectos ambientais, de conforto e saúde, durabilidade, manutenção ou reciclagem.
O setor varejista poderá comunicar ao comprador detalhes sobre o desempenho ambiental dos materiais em pontos de venda, transmitindo ao consumidor final maior segurança, facilidade na orientação, melhoria no atendimento, seriedade e comprometimento com o menor impacto ambiental.
Essa iniciativa também beneficiará o usuário final que terá acesso a informações sobre produtos e materiais, por meio do selo RGMAT, conformidade às normas e respeito ao meio ambiente. Assim, cada pessoa terá a certeza de que contribuiu com a sustentabilidade ambiental ao adquirir um produto contemplado com o selo.
 
Ficha técnica: NBR ISO 14044 - Gestão ambiental – avaliação do ciclo de vida - requisitos e orientações; ISO 21930 - Sustainability in building construction – environmental declaration of building products; ISO 14025 - Environmental labels and declarations – type III – environmental declaration - principles and procedures; NBR ISO 14024 – Rótulos e declarações ambientais – rotulagem ambiental tipo I – princípios e procedimentos; RGMAT – Diretrizes gerais – Fundação Vanzolini – de acordo com a ISO 21930 e ISO 14025; RGMAT – Regra da categoria do produto – Fundação Vanzolini - de acordo com a ISO 21930 e ISO 14025.
 
Sobre a Fundação Vanzolini - Criada em 1967, as atividades da Fundação Vanzolini estão concentradas nas áreas de Educação Continuada, Certificação, Gestão de Tecnologias aplicadas à Educação e Projetos. Instituição sem fins lucrativos, idealizada e gerida por professores do Departamento de Engenharia da Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, a Fundação Vanzolini tem por objetivo desenvolver e difundir atividades de caráter inovador na área de Engenharia da Produção e Administração Industrial e Gestão de Operações, priorizando projetos por critérios de relevância econômica e social, pautando a atuação pelos atributos da excelência acadêmica, profissional e ética. Representante pleno brasileiro da IQNet (The International Certification Network), que responde por mais de 30% das certificações de sistemas de gestão no mundo, a instituição é membro fundador e tem assento no Board da SBAlliance (Sustainable Building Alliance – www.sballiance.org), aliança mundial de empresas com preocupações ambientais e interessadas em avaliação e certificação de construções sustentáveis, fundada em Paris, em abril de 2008. Mais detalhes no site: www.vanzolini.org.br

Banner
Banner
Banner

Site Login