Siemens apresenta novo e versátil inversor para aplicações básicas

siemens.jpgSiemens apresenta novo e versátil inversor para aplicações básicas

Uma nova série de inversores de frequência para o mercado mundial e desenvolvidos para atender um amplo campo de aplicações básicas chega ao mercado.

Compactos e robustos, esses equipamentos foram concebidos para controlar bombas, ventiladores, compressores e correias transportadoras, bem como para aplicações básicas de controle de velocidade em indústrias de manufatura e processo. Fáceis de instalar, fáceis de usar e fáceis de economizar – trazem para os usuários a possibilidade de otimizar seus custos operacionais.
Aplicações básicas de controle de velocidade demandam soluções simples e otimizadas em termos de custos. Até agora, se você quisesse as vantagens de um inversor de frequência que se adapta à aplicação e é eficiente em termos de energia, você teria apenas uma opção – comprar inversores de frequência potentes e complexos – o que não é a situação ideal, e sim uma que sem dúvida pode ser melhorada. Com esse objetivo, a Siemens, líder mundial de mercado, ampliou seu mais recente portfólio de produtos Sinamics de modo a incluir um inversor eficiente, simples e barato para aplicações básicas.
A nova série de inversores Sinamics V20 é baseada na vasta experiência Siemens com acionamento de velocidade variável em inúmeras aplicações e na mais ampla gama de setores. Ela inclui quatro tamanhos para a faixa de potência que vai de 0,12 a 15 kW e para operação em redes de monofásicas e trifásicas (230 V / 380/ 440 V), nos modos de controle de malha aberta V/f, V²/f e FCC (Flux Current Control). Os inversores Sinamics V20 são, portanto, perfeitos para aplicações de controle de velocidade básicas. Entre as aplicações típicas estão bombas, ventiladores e compressores, correias transportadoras, esteiras rolantes, transportadoras de corrente, moinhos, misturadores, amassadeiras e centrífugas, bem como acionamentos principais mecanicamente acoplados, por exemplo, redutores.
No segmento de mercado-alvo, os inversores costumam ser comercializados através de distribuidores e instalados por OEMs, mas frequentemente podem ser utilizados pelos próprios usuários finais em geral sem necessidade qualquer de suporte a aplicação por um especialistas do produto. Portanto, a instalação e colocação em funcionamento devem ser simples, isso também vale para a aplicação e o manuseio em todas as situações de operação. As condições rigorosas de operação predominantes podem ser tão variadas quanto o campo das aplicações, que exigem que os inversores sejam robustos e confiáveis. Por fim, mas não menos importante, o uso deles deve sempre ajudar a reduzir os custos operacionais.

Fáceis de instalar
A instalação fácil significa que o inversor foi desenvolvido para que sua instalação seja rápida e a operação seja e isenta de falhas em qualquer aplicação de variação de velocidade e, portanto, garante um alto grau de aceitação por parte dos usuários. É por esse motivo que todas as quatro versões do Sinamics V20 têm um design compacto e podem ser alinhadas lado a lado, sem espaços entre as unidades individuais. Isso gera economia de espaço e dispensa a redução de potência. Os usuários podem escolher entre fixação à parede, método geralmente usado, e fixação por flange (push-through), para um resfriamento particularmente simples e eficiente do gabinete.
Não são necessários módulos adicionais ou opções complementares para a operação. Isso significa que um inversor novo pode ser retirado da caixa e usado imediatamente. O Painel Básico do Operador (Basic Operator Panel – BOP) integrado permite que o aparelho seja colocado em funcionamento e operado localmente.
O Sinamics V20 tem uma interface serial universal (USS) para simplificar a conexão ao ambiente Simatic S7. Além disso, o terminal também suporta comunicação Modbus RTU para integração em sistemas de controle de outros fabricantes.  Os ajustes específicos são fornecidos na forma de macros de conexão, eliminando, assim, a atribuição manual de parâmetros (que muitas vezes envolve erros). Isso simplifica a integração a sistemas de automação novos e existentes.
Ao frear, a energia cinética é dissipada na forma de calor por um resistor de frenagem. Nesse caso, o ciclo de trabalho pode variar de 5 a 100 por cento, o que permite uma frenagem extremamente dinâmica sem sobreaquecimento. A instalação é ainda mais simplificada em virtude do módulo de frenagem (braking chopper) integrado a dispositivos com potência superior a 7,5 kW; o resistor de frenagem pode ser conectado diretamente ao módulo de frenagem.

Sobre o Setor de Industry da Siemens
O Sector Industry da Siemens é o fornecedor líder no mundo em produtos e soluções inovadoras e que respeitam o meio ambiente. Com tecnologia de automação de ponta a ponta e softwares industriais, sólida especialização no mercado vertical e serviços baseados na tecnologia, o Setor melhora a produtividade, eficiência e flexibilidade dos clientes. Com mais de 100.000 colaboradores, o Setor Industry compreende as Divisões Industry Automation, Drive Technologies e Customer Services, bem como a Unidade de Negócios Metals Technologies. Para mais informações, visite http://www.siemens.com/industry

CDI Public Relations

Banner
Banner
Banner

Site Login