Softwares de alta performance GE Intelligent Platforms geram resultados na agilidade de processos para Umoe Bioenergy

bioenergy.jpgSoftwares de alta performance GE Intelligent Platforms geram resultados na agilidade de processos para Umoe Bioenergy
 
A Umoe Bioenergy do grupo UMOE ASA, empresa Norueguesa produtora de biocombustível a partir da cana-de-açúcar, finalizou o projeto de implementação dos softwares Proficy iFix, Proficy Historian e Proficy Webspace da GE Intelligent Platforms a fim de agilizar seus processos produtivos.

A Umoe Bioenergy juntamente com a GE Intelligent Platforms iniciou em 2009 um projeto piloto que, após alguns ajustes, recebeu em 2010 a implementação definitiva de todos os outros processos.
Em reunião entre equipe de engenheiros de ambas as empresas foi dado início a implementação do projeto que atenderia à necessidade de reduzir custos, otimizar e acompanhar em tempo real os processos da produtora de biocombustível.
“Para termos o resultado esperado, implementamos duas novas soluções que fazem parte da suíte PROFICY de softwares da GE.
O Proficy iFix, solução SCADA que possui uma interface simples e que possibilita maior facilidade entre a integração das informações do CLP com o usuários dos sistema através de uma modelagem das telas operacionais de acordo com as necessidades da empresa”, diz Christian Vieira (Engenheiro de Aplicações para a América Latina) da GE Intelligent Platforms.
De acordo com Christian Vieira, outro software usado foi o Proficy Historian, que é uma ferramenta PIMS ou Historiador de Processos, excelente para o gerenciamento das variáveis produtivas através de planilhas e gráficos, disponibilizando informações confiáveis em busca da melhoria contínua, assim como para planos de manutenção e tratativas de falhas que venham a ocorrer em determinado equipamento ou sistema.
Envolvido diretamente no projeto, Jeronimo Antonio Almeida Castilho, Técnico de Automação da Umoe Bioenergy comenta que havia uma necessidade de acompanhamento de todos os processos, e o software  indicado pela GE foi o Proficy Webspace, que é uma ferramenta  usada para a visualização de todo o processo produtivo, onde através da internet  há possiblidade de acessar as telas operacionais verificando online o funcionamento da planta, bem como acompanhar todas as ações realizadas pela operação. “Este software é muito utilizado pelos gestores da empresa, o fato de termos estas três ferramentas disponíveis, contribuem para a otimização do processo, a confiabilidade das informações e ganhos na disponibilidade dos equipamentos”, completa Jeronimo.
Douglas Tomazela Lemos, Coordenador Automação da Umoe Bioenergy comenta que antes da implantação dos softwares Proficy Historian e Proficy Webspace a empresa tinha apenas a operação diária do processo, sem registros confiáveis das variáveis, ação que  dificultava a busca pela melhoria contínua e a tratativa das falhas ocorridas, assim como o comparativo (antes e depois) das ações tomadas. “Após o projeto finalizado temos uma equipe ligada diretamente ao projeto, que desde então  tem aperfeiçoado este projeto com a inclusão de novos pontos, novas formas de monitoramento, registro e tratativa das informações.”, finaliza Douglas.
 
Foto: Divulgação GE

Banner
Banner
Banner

Site Login