Scania celebra os 40 anos da Movesa, maior grupo de concessionárias da marca no Nordeste

scania_p310_8x2_tanque.jpgScania celebra os 40 anos da Movesa, maior grupo de concessionárias da marca no Nordeste
 
Com nove filiais e dois postos de atendimento, grupo atua em cinco Estados da região e atende 1.500 cidades.

A Scania comemorou, nesta quinta-feira, os 40 anos da Movesa, maior grupo de concessionárias da marca no Nordeste, na filial de Feira de Santana (BA). O evento reuniu mais de 500 convidados e contou com a presença de empresários do setor de transporte, clientes, além de Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil e demais diretores da marca.
Presente em cinco Estados da região (Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba), a Movesa possui um total de nove filiais e dois postos de serviços. Após quatro décadas de vendas dos produtos Scania, o grupo se prepara para inaugurar mais duas unidades, iniciar a certificação de suas concessionárias com as normas ISO 9001 e ISO 14001, além de expandir a operação no novo segmento de atuação da montadora, o de caminhões semipesados.
“É uma grata satisfação para a Scania participar do evento que festeja os 40 anos da Movesa, pois a excelência no atendimento aos clientes sempre foi um diferencial do grupo”, afirma Roberto Leoncini, diretor-geral da Scania do Brasil. “Temos novos desafios no mercado, entre eles a entrada nos semipesados, e tenho certeza de que a Movesa será um importante parceiro nesse processo.”
Com atuação no Nordeste, a Movesa possui cinco filiais na Bahia, nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Barreiras, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, e dois postos de serviço em Itabuna e Jacobina. O restante das filiais fica em Jaboatão dos Guararapes (PE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Rio Largo (AL) e Campina Grande (PB). Bahia e Pernambuco são os dois maiores mercados do grupo.
Em celebração às quatro décadas de existência, a Movesa renova a cada bimestre um amplo pacote promocional de peças originais e serviços de manutenção. As promoções seguirão até o fim de 2012.
 
História
A Movesa foi fundada por João Mottin e seu filho, Gilberto Mottin, em 1972, na capital baiana. A concessionária oferecia, inicialmente, apenas serviços de oficina e manutenção. João Mottin era oriundo do ramo de transporte e conhecia o potencial desse setor. “O Nordeste entrava em um processo de crescimento com a implantação da cafeicultura na região sudeste da Bahia, do Centro Industrial de Aratu e da construção do Polo Petroquímico de Camaçari”, conta Voltaire Chequer, atual presidente da Movesa. “Além disso, as extensões da BR-116 e da BR-101 permitiram o transporte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com o Nordeste, atraindo novos negócios.”
Com o crescimento da frota de veículos comerciais do Nordeste, a Movesa passou a conquistar cada vez mais clientes e iniciou o processo de ampliação de negócios. “Com a evolução do mercado e a boa aceitação dos produtos Scania, crescemos em vendas e na oferta de veículos comerciais”, explica Chequer. “Prova disso, é que há três anos tínhamos seis filiais, e hoje são nove Casas Scania (como são chamadas as concessionárias da marca), dois postos de serviço e está nos planos inaugurar mais duas unidades.”
 
Normatização
Até o início de 2013, a Movesa começará o processo de adequação de sua primeira concessionária às normas ISO 9001 e ISO 14001. Gradativamente, as outras filiais também serão certificadas. Além dos preparativos para a ISO 14001, a Movesa realiza outra ação voltada à sustentabilidade. O projeto “Reserva Ecológica”, criado na unidade de Vitória da Conquista (BA), será expandido em breve para as demais Casas Scania do grupo. “Com ele, incentivamos os colaboradores a plantar mudas de árvores”, ressalta Chequer. “As plantas levam o nome de cada funcionário e a responsabilidade de cuidar é deles.”
 
Semipesados
A partir de 2011, a Scania passou a atuar também no segmento de caminhões semipesados. Tradicional competidora nos pesados, a marca traz ao novo nicho a fama reconhecida pelo mercado de oferecer completas soluções de serviços. “A atuação nos semipesados nos traz uma expectativa muito positiva pelo aumento das vendas”, afirma o presidente. “A região Nordeste vem aumentando a procura por esse tipo de caminhão, em virtude dos diversos Centros de Distribuição e da consolidada malha logística que caracterizam a região.”
 
Consórcio
Durante o evento de comemoração pelos 40 anos da Movesa, na filial de Feira de Santana, houve a Assembleia Nacional do Consórcio Scania, que foi transmitida para todo o País. Clientes convidados da região e de outros Estados acompanharam o sorteio de cotas do Consórcio Scania na presença de diretores do Scania Banco, do próprio consórcio e da Associação Brasileira dos Concessionários Scania (Assobrasc).
O Consórcio Scania Brasil atingiu 62 mil cotas contempladas para a aquisição de produtos Scania em 2012. A instituição, que completa 30 anos no próximo mês, pertence ao grupo Scania e tem atualmente mais de 20 mil cotas ativas. Para este ano, a expectativa é crescer 10% em relação a 2011.
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 37.500 colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2011, as receitas totais da Scania alcançaram 87,7 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 9,4 bilhões de coroas suecas. No Brasil, a Scania também patrocina programas de capacitação e treinamento de motoristas, cedendo caminhões e conhecimento técnico de seus profissionais, além de investir em ações que buscam o incremento da segurança viária no País.
Para mais informações sobre a Scania acesse  www.scania.com.br
 
Scania - Assessoria de Comunicação
S/A Comunicação

Banner
Banner
Banner

Site Login